Em uma das maiores feiras turísticas do continente, com 8 mil participantes e 30 países, Sebrae e Goiás Turismo divulgam Rota dos Pireneus
Com mais de 8 mil participantes, 10 mil reuniões de negócios, 1,7 mil marcas, além da presença de 30 países, teve início o Festuris Gramado, Feira Internacional de Turismo que começou como um pequeno festival em 1989 e hoje é um dos principais eventos do segmento no continente. Realizado na Serra Gaúcha, teve início na quinta-feira (3) e vai até domingo (6). E o Sebrae Goiás e a Goiás Turismo estão marcando presença com um estande de 90 metros quadrados – um dos maiores do evento –, que busca destacar os destinos turísticos do estado, com destaque para a Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás. Também estão sendo expostos destinos de gastronomia, rotas de natureza e o pujante mercado de moda do estado.
Ao todo, oito empresários goianos participam junto com o Sebrae, além de consultores e profissionais que trabalham junto a agências de viagens e operadores para chamar atenção para as dez regiões turísticas de Goiás, que englobam 96 municípios.
“Estamos no Festuris para fazer com que o turismo de Goiás e a Rota dos Pireneus acessem mercado, façam conexões, desenvolvam junto com os operadores do turismo mais destinos turísticos em Goiás, bem como para levar cada vez mais pessoas para visitar nosso estado. Trata-se de um evento importante, e o Sebrae Goiás está presente em parceria com os empresários e prefeituras de Corumbá, Cocalzinho e Pirenópolis”, destacou Priscila Vilarinho, coordenadora do programa Turismo Goiás 4.0 do Sebrae Goiás.
Com o slogan “Bora para Goiás”, o objetivo é trabalhar o setor turístico do estado por segmento. É o que explica o presidente da Goiás Turismo e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo do Brasil, Fabrício Amaral, também presente no evento. Segundo ele, a estratégia do estado é trabalhar o conceito de cada região de Goiás. Atualmente, o estado recebe 8 milhões de turistas por ano, sendo 70% para Caldas Novas. Já Goiânia tem se consolidado como capital da moda através da rede de shoppings da 44. Esse setor, somente no Natal, espera faturar R$ 1,5 bilhão com vendas de moda masculina, feminina e infantil.
“Estamos trabalhando para consolidar a aproximação do setor turístico de Goiás com o mercado. Vamos participar de todas as feiras nacionais e internacionais. Temos aeroportos e estrutura de mercado para receber mais turistas”, destacou.
Vinhos e gastronomia
Participando do Festuris Gramado junto com o Sebrae Goiás está o empresário Guilherme de Paula, diretor da Vem de Vinho e da Vinícola Assunção, de Pirenópolis, que aposta no turismo vitivinícola e gastronômico. O empreendimento recebe cerca de 300 pessoas por dia em média e fica aberto de terça a domingo. A vinícola, por sua vez, produz atualmente 40 mil garrafas de suco de uva e 8 mil garrafas de vinho por ano. A meta é chegar a 2025 produzindo 30 mil garrafas de vinho, e a 150 mil garrafas ao ano até 2030.
“Estamos iniciando a produção de vinhos e convidando as pessoas para conhecer a parte de Goiás que também produz vinhos. Nosso diferencial é termos uvas nos parreirais o ano todo, tendo em vista que não tem frio no nosso estado”, explica
Polo de moda
Já o diretor da Associação dos Empresários da Região da 44 (AER44), Sérgio Naves, destaca o turismo de negócios e o polo de moda que só cresce em Goiás, devido à posição estratégica do estado. Em resumo, a região da 44 já se consolidou como segundo polo de produção de moda do Brasil e já é o terceiro maior distribuidor do país. Em uma região de 600 mil metros quadrados, 105 empreendedores respondem por 18 mil pontos de venda e faturamento de cerca de R$ 750 milhões por mês, tanto na produção e venda de marcas próprias como na produção terceirizada.
“Crescemos muito nos últimos dez anos e temos potencial para crescer mais. Atualmente, na região da 44, existem 15 mil leitos de hotel que são ofertados para aqueles que querem comprar em nossos pontos de venda”, explicou.
O Festuris está em sua 34ª edição e é uma das mais longevas e tradicionais feiras do turismo brasileiro e do continente. Depois do evento, os empresários goianos farão visitas a vinhedos e participarão de capacitação, experiências e encontros em Bento Gonçalves nos dias 6 e 7. O intuito, desse modo, é aprimorar e trocar experiências com empresários gaúchos.
Troca de experiências
Na segunda-feira (7), no Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves, o foco é entender a trajetória do destino de visitação a vinhedos mais cobiçado do Brasil e no associativismo desempenhado pela Associação de Produtores da Região do Vale dos Vinhedos/RS (Aprovale). Os empresários vão entender a trajetória da associação e conhecer desde uma grande vinícola, passando pela experiência de visitação guiada e gastronomia, até uma pequena propriedade e a venda de produção associada ao turismo como principal experiência.
A missão do Sebrae Goiás na Festuris é resultado de parceria entre a Goiás Turismo e as prefeituras que compõem a Rota dos Pireneus. A Goiás Turismo auxiliou com o estande no Festuris e também com traslado de todos empresários da missão e outros representantes de produtos. A Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás é formada por empreendimentos de Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis (onde estão localizadas a Fazenda Coqueiral, a Queijaria Alpina, a Vinícola Assunção, a Calliandra Experiência Rural, a Bottega Agrícola, a Apizom, dentre outras propriedades que oferecem experiências turísticas aos visitantes). O projeto do Sebrae Goiás quer valorizar os ruralistas e atrair turistas para essas regiões.
Festuris Gramado
Data: 3 a 6 de novembro
Local: Serra Park – Gramado (RS)
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Em Goiânia: Aline Bouhid / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98200-0404
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn