Os participantes aprenderam Fundamentos e Atualizações em Boas Práticas de Fabricação e Processos Operacionais
Pensando no desenvolvimento turístico e na qualificação de pessoas ligadas ao turismo, o Programa Turismo 4.0 do Sebrae Goiás recebeu empreendedores e colaboradores da Rota dos Pireneus, nesta quarta-feira, 16, no Vale do Angico, na cidade de Corumbá de Goiás.
A segunda Oficina de Fundamentos e Atualizações em Boas Práticas de Fabricação e Processos Operacionais contou com a participação da consultora gastronômica e gastrônoma Patrícia Garcia, da nutricionista e gastrônoma Thaísa Izidório e do analista regional do Sebrae André Moura dos Santos. Os especialistas oferecem a formação em boas práticas de fabricação, qualidade no setor enogastronômico, fiscalização e procedimentos burocráticos legais, documentação, procedimentos operacionais e de higiene, valores, controle, processos e padronização.
Para agregar no trabalho diário dos empreendedores e colaboradores da Rota dos Pireneus, o Sebrae atua com formação especializada para oferecer resultados positivos para cada segmento, como hotéis, pousadas, restaurantes, vinícolas e produtores de queijos.
“Com essas ações, os empreendedores dão um salto de qualidade. Quando falamos sobre boas práticas na manipulação alimentar, oferecemos mais segurança ao consumidor, melhorando o nível de entrega dos produtos e serviços, aumentando automaticamente os resultados dos estabelecimentos, empreendedores e colaboradores”, destacou André.
A oficina conta com parceria entre o Sebrae, a Goiás Turismo e as prefeituras de Cocalzinho, Pirenópolis e Corumbá. A ação permite que os estabelecimentos participantes se tornem profissionais, com serviços qualificados, gastronomia de excelência e administração assertiva. “A ideia da Rota dos Pireneus é trazer um retorno financeiro maior aos empreendedores, oferecendo melhor visibilidade e qualidade, permitindo a chegada ao sucesso, em curto prazo”, ressaltou André.
De acordo com Edson Ferreira dos Santos, responsável pelos restaurantes do Parque Salto de Corumbá, um dos empreendedores da Rota dos Pireneus, o conhecimento adquirido nas ações é indispensável para o desenvolvimento de seu negócio. “As ações possibilitam a qualificação e o crescimento dos empreendimentos. Com a profissionalização, a rota do agro ganhará a atenção de mais turistas de Goiás e ainda de todo o país”, afirmou.
A primeira oficina do programa aconteceu no último dia 18 de outubro, no Santuário Ecológico Vaga Fogo, em Pirenópolis. A ação dispôs de muita interatividade, com diversas práticas na cozinha, que proporcionaram conhecimentos desde a história da gastronomia na sociedade, até a realização dos pratos típicos da Rota dos Pireneus.
A Rota dos Pireneus
Criada há cerca de um ano, a Rota dos Pireneus surgiu das necessidades notadas pelas prefeituras de Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Os órgãos perceberam que os municípios turísticos precisavam de profissionalização para aumentar o número de visitantes, que mereciam uma receptividade qualificada.
Inicialmente, doze empreendimentos estão cadastrados no projeto e são beneficiados com ações do Sebrae, que mantém os empreendedores em constante desenvolvimento.
A próxima ação teórica e prática do Sebrae para a Rota dos Pireneus será o “Fundamentos do Vinho”, voltado para queijos e vinhos, com duas turmas, nos dias 22, 29 e 30 de novembro e 6, 13 e 14 de dezembro. O evento contará com a presença da sommelier Letícia Bittencourt e será na Vinícola Assunção, em Pirenópolis. Com apoio da Associação Brasileira de Sommeliers, a ação receberá desde garçons até empresários, proporcionando uma experiência completa para os estabelecimentos que fornecem queijos e vinhos.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Marcos Vieira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn