Cristalina é um município goiano localizado no Entorno do DF, reconhecido nacionalmente como o maior produtor brasileiro de alho, batata e cebola, segundo o IBGE – Produção Agrícola Municipal (2020). Localizado a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília, a cidade hoje se lança em um novo desafio: ser reconhecida na rota do turismo de experiência.
Para chegar ao lançamento da marca “Cristalina”, realizado na terça-feira, 11 de julho, no auditório do Sebrae, em Goiânia, o município passou por cerca de um ano de preparação. Tudo começou com um grupo de empresários, liderados pelo hoje presidente do Conselho Municipal de Turismo e também empresário Eduardo Fernandes, que procurou junto à prefeitura e ao Sebrae apoio para formalizar o turismo na cidade. “Hoje nosso sonho sai do papel e começa a se tornar realidade. Mas o trabalho de verdade começa agora, porque até aqui fizemos de tudo para Cristalina entrar na rota do turismo, agora precisamos mostrar nosso potencial”.
Ao todo foram cadastrados 20 empreendimentos na rota do turismo de Cristalina, que está voltado para o turismo de experiência, principalmente do cristal lemuriano, já que o município está localizado em cima do maior domo desse mineral no mundo, segundo a prefeitura local. O gerente regional do Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas, explica que nesse primeiro momento o Sebrae trabalhou no município a formatação do projeto, mas o atendimento continua. “Temos o Programa Turismo 4.0, que tem exatamente esse objetivo, reposicionar os destinos e os produtos turísticos.”
Durante o lançamento da marca Cristalina, com o lema “Cristaline-se”, termo utilizado para chamar a atenção dos turistas que querem imergir na experiência oferecida, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um desfile com joias e peças de roupas produzidas no município, ter uma pequena amostra da experiência gastronômica que será oferecida, além de garimpar os cristais, no espaço montado pelo Garimpo Pedra em Pé.
O objetivo é que Cristalina entre na rota do turismo regional e que em até quatro anos se consolide no mercado nacional, para em seguida buscar também uma projeção internacional. Dentre as opções oferecidas no roteiro do turismo de experiência, estão visitas ao garimpo, onde o próprio turista poderá extrair um cristal, depois ele poderá levar ao lapidador e acompanhar todo o processo de fabricação da joia. Além disso, há opções de trilhas em áreas preservadas, com mergulho em águas cristalinas, espaços para meditação, banho de floresta, fábrica de cachaça e hospedagem rural ou urbana.
O prefeito Daniel Sabino destacou a importância da parceria entre os setores envolvidos. “Esse é o resultado do esforço dos setores públicos e privados, que, unidos, conseguiram tornar realidade o sonho dos moradores de Cristalina, que hoje entra na rota do turismo e com certeza colherá os excelentes frutos desse trabalho”, disse.
A expectativa é que todo esse trabalho aumente a geração de emprego e renda na cidade, que hoje conta com quase 90% de pequenos negócios cadastrados. “A gente tem uma expectativa muito grande em torno dos pequenos negócios que estão envolvidos no processo, para que eles sejam beneficiados e tenham um crescimento acima de tudo dentro das suas atividades”, ressaltou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto,
Também participaram do evento de lançamento da marca representantes do governo estadual, de operadores de turismo, empresários e imprensa.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn