ASN GO
Compartilhe

Feira Goiás Genética 2024 em Goiânia prevê negócios em torno de R$ 25 milhões

Realizado pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), evento é considerado o maior do Centro-Oeste e um dos principais do país no segmento
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Um dos principais eventos do segmento no país, a Feira Goiás Genética segue até 10/08 (Fotos Edmar Wellington)

Goiânia sedia, de 05 a 10/08, no Parque de Exposições Agropecuário, no Setor Nova Vila, a 12ª edição da Goiás Genética Feira da Indústria da Genética Bovina. Considerado o maior evento técnico do Centro-Oeste e um dos principais do país nesse segmento, a previsão é que durante os cinco dias sejam realizados negócios em torno de R$ 25 milhões. A realização é da Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ). A abertura oficial aconteceu na manhã de segunda-feira (05) no auditório Augusto Gontijo e contou com a participação de diversas autoridades e parceiros ligados ao agronegócio.

Cerca de 400 animais estão em exposição, e a feira conta com estande de empresas com expertise na área e um seleto time de palestrantes que vão trazer o que há de novo em tecnologia e inovação na genética zebuína de corte e de leite. O público-alvo são produtores, professores, estudantes e empresários do segmento. Durante a semana está havendo julgamento da exposição nacional da raça Tabapuã. A expectativa dos realizadores é que a feira reúna em torno de 500 participantes.

O presidente da AGCZ, Luciano Marques de Bonfim, disse na abertura que a realização da feira é sempre um desafio, mas que a programação foi pensada estrategicamente para tratar de novidades na área de melhoramento genético do rebanho, manejo, nutrição, sanidade, cooperativismo, melhores práticas sustentáveis, rastreabilidade, mulheres do agro, doenças que preocupam como tuberculose e brucelose, entre outros.

O presidente da AGCZ, Luciano Marques de Bonfim: novidades em melhoramento genético e manejo

“Incluímos várias palestras para tratar sobre o mercado pecuário, gestão financeira, crédito rural, mercado do leite, lucratividade, marketing e perspectivas futuras do agronegócio porque somos bons da porteira para dentro e precisamos nos aprimorar da porteira para fora, e o conhecimento é uma das coisas que ninguém nos tira. A missão da feira é trazer as melhores soluções, o que há de novo no segmento e o que o produtor pode fazer para melhorar o produto, diminuir os custos e ampliar a aceitação desses produtos no mercado consumidor nacional e internacional”, ressaltou o presidente da AGCZ.

O gestor estadual de Agronegócios do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte, representou o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto na solenidade. Para ele, a feira é de fundamental importância, já que a pecuária é uma das principais atividades do agronegócio goiano. “Essa feira vem, ao longo dos anos, trazendo as melhores novidades em tecnologia e inovação para o desenvolvimento genético dos rebanhos, não só do estado, mas de todo o Brasil, e agrega muito ao setor produtivo”, explica.

Segundo ele, o Sebrae, como uma importante entidade de fomento e desenvolvimento dos pequenos produtores do estado, participa ativamente da feira. “Uma das principais demandas que o Sebrae atende hoje no agronegócio é com a parte de melhoramento genético de rebanhos. Então fazemos parte do evento, agregamos conhecimento com as palestras, os cursos e todo esse ambiente de network e levamos essas informações aos nossos produtores, contribuindo para o desenvolvimento da atividade rural”, salienta Vitor Hugo.

O gestor estadual de Agronegócios do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte, considera a feira de fundamental importância

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Pedro Leonardo de Paula Rezende, afirmou que graças ao engajamento e à representatividade do agronegócio, Goiás tem apresentado resultados positivos na balança comercial. Segundo ele, o estado possui teve um crescimento do PIB de 6,1%, o dobro do Brasil (2,9%), e que no primeiro trimestre de 2024 abateu mais de 1 milhão de cabeças de gado para comercialização em mercados que possuem regras sanitárias, ambientais e trabalhistas. “O bom desempenho do agronegócio faz parte da melhoria dos indicadores sociais de Goiás, que já reduziu a pobreza e a miséria em 60%, de acordo com o CadÚnico. Nas populações rurais, essa redução foi ainda maior, de 83%”, informou o secretário.

Participaram da cerimônia de abertura o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, o 1º vice-presidente Institucional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), Ailton José Vilela, representando o presidente José Mário Schreiner (também presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás), o diretor executivo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária em Goiás, (Fundepec), Antônio Flávio Camilo de Lima, que representou o presidente Alfredo Luiz Correia, o presidente da Associação Goiana do Tabapuã, Renato Ximenes, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-GO), Luís Alberto Pereira, entre outros representantes da equipe da AGCZ, da Agrodefesa, da Emater, empresas expositoras e entidades parceiras.

Pedro Leonardo de Paula Rezende, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária: agronegócio tem feito Goiás crescer

Raça Zebu

O Zebu, também conhecido como Bos indicus, é uma raça bovina originária da Índia, famosa pela corcova característica e grande resistência ao calor e aos parasitas. Chegou ao Brasil no século 19 e tornou-se uma das principais raças bovinas do país, representando quase 90% do rebanho goiano e brasileiro. Entre as raças mais conhecidas estão o Nelore, Gir, Guzerá e Brahman, alguns deles de corte e outros para produção leiteira.

SERVIÇO

Goiás Genética – Feira da Indústria da Genética Bovina

Data: de 5 a 10/08

Local: Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia, Rua 200, Setor Nova Vila

Informações sobre credenciamento: 62-99234-8459

OBS: Entrada gratuita no Parque de Exposições, pelo portão 1 ao lado da SGPA. A participação nas palestras também é gratuita.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Agronegócio
  • bovino
  • feira
  • gado
  • genética
  • Goiânia
  • pecuária
  • Regional Central
  • zebu