O Desafio AgroStartup é uma iniciativa do Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás com objetivo de apoiar projetos que possam impulsionar o desenvolvimento e a expansão das inovações com potencial de mercado. Em sua sétima edição, o Desafio deste ano contemplou dez projetos, que vão receber incentivo de R$ 60 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
“O Sistema Faeg/Senar, idealizador dessa proposta, realmente liderou todo esse movimento nas startups do agro em Goiás, e o Sebrae é um grande parceiro promovendo e fomentando cada vez mais o desenvolvimento de novas soluções que melhorem o ambiente de negócios aos produtores goianos”, destacou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, durante o “Demoday”, dia de apresentação e seleção dos projetos, na última sexta-feira (27), na sede da Faeg/Senar, em Goiânia.
O gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, também acompanhou a final e destacou sua importância. “É a finalização de um trabalho que se iniciou lá no início do ano, onde foi lançado o desafio. Sabemos que Goiás é um estado pujante nessa área, e precisamos sempre de soluções inovadoras e diversificadas”, avaliou.
Confira as dez startups selecionadas:
- AGRICRED: plataforma que conecta produtores rurais a instituições financeiras e fundos de investimento, facilitando a obtenção de empréstimos com garantia fiduciária.
- AGRO RESULTS: monitoramento de cocho.
- HORT LINK: marketplace com uso de inteligência artificial que conecta o produtor ao mercado internacional de maneira estratégica, movimentando o arranjo produtivo/desenvolvimento local e internacional.
- IMPLEMEN.CONECT: monitoramento de manutenção preventiva do maquinário agrícola.
- LOTUS: traduzir a linguagem do técnico de campo para a linguagem do pequeno produtor rural que se enquadre nos seguintes perfis: analfabeto, semi e produtor surdo.
- MONITORA ON: Monitoramento de gado por microchips.
- OORT: desenvolve tecnologias de transmissão de dados e informações do campo em tempo real através de radiofrequência com baixíssimo consumo elétrico e usando energia 100% limpa.
- ROCKET: plataforma que faz o mapeamento climático, de umidade e de possíveis pragas. Oferece, após a análise, indicativos para tomada de decisões visando potencializar a produção e diminuindo a perda de produtos, resultando numa margem de lucro maior.
- SNIFF TECH: monitoramento de percevejos e fatores que influenciam em tempo real.
- VALORA: rentabilização de áreas de preservação ambiental, bem como aquelas áreas improdutivas para o cultivo, seja por conta do tipo de solo ou da geografia, e até mesmo áreas plantadas com árvores para indústria florestal, madeireira ou moveleira.
Athos Ribeiro, coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, acompanhou todas as etapas do desafio e destacou a importância da iniciativa. “Isso ressalta a parceria bem-sucedida entre o Sebrae e o Senar. Essa sétima edição foi a maior até hoje, com resultados expressivos, e as startups que se destacaram receberão o apoio da Fapeg para transformar suas ideias em soluções reais”, afirmou.
O superintendente do Senar, Dirceu Borges, relembrou a trajetória do desafio desde a sua criação e ressaltou a união dos parceiros. “É um exemplo do compromisso do Sistema Faeg/Senar, do Sebrae Goiás e de todos os envolvidos em impulsionar a inovação no setor agrícola, com a expectativa de ver novas soluções transformando o agronegócio brasileiro”, disse.
*Com informações do Sistema Faeg/Senar
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn