Identificar os problemas da própria empresa e buscar soluções que sejam inovadoras e eficientes é uma dificuldade comum entre empreendedores do mundo todo. Por esse motivo, o Sebrae Goiás passará a oferecer seminários mensais, de forma gratuita, aos microempreendedores que buscam por inovação. Na noite desta quarta-feira (1º), o primeiro encontro de 2023 reuniu cerca de 30 pessoas, que foram até a sede da instituição, em Goiânia, em busca por conhecimento. Os participantes também foram chamados a conhecerem o programa ALI (Agentes Locais de Inovação).
Segundo o consultor de inovação Bill Wallace, a realização dos seminários serve como uma porta de entrada para os micro e pequenos empreendedores. Isso porque, através das palestras, eles poderão começar a entender como podem conseguir a ajuda que precisam para resolverem os problemas de suas empresas.
“A inovação é algo muito simples, que pode ser feita por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Não é preciso estar no Vale do Silício, lá na Califórnia, para você ter uma boa ideia. A tia do café pode pensar em estratégias que a ajudem a melhorar seu atendimento. Basta não ter medo de errar, buscar por essas boas ideias e colocá-las em prática”, disse o consultor do Sebrae.
Além de Bill, o evento foi conduzido pela consultora do Sebrae Ludmila Ganzaroli. Em tom bem-humorado, os consultores iniciaram suas falas desmistificando a ideia de que a inovação só acontece em grandes corporações e exige muito dinheiro.
“Me lembro da história de uma colaboradora que prestava serviço de limpeza. Sempre que ela ia usar o rodo para enxugar o piso molhado, o pano acabava escorregando. Ela sempre tinha que parar o que estava fazendo e arrumar o pano. Até que ela teve a ideia de fazer um furo no meio do pano e passar pelo cabo do rodo. Com isso, o pano ficava certinho, e ela não perdia tempo no trabalho. Ela inovou com algo simples, que estava ao seu alcance. E a partir disso, ela economizou tempo e ganhou em sua produtividade”, exemplificou Ludmila.
Ao longo do seminário, os consultores também destacaram que o homem inova desde o tempo das cavernas e, portanto, o processo de reinvenção é algo natural para todo mundo. Mas para tornar isso em algo assertivo, é preciso que, de início, cada um comece a exercitar em si e em seus colaboradores um olhar mais amplo e atento às oportunidades.
“Muitas vezes as pessoas começam seus negócios e não têm tanto dinheiro para investir em tecnologias ou sistemas mais sofisticados. Mas isso não pode se tornar um obstáculo. A gente pode começar procurando o nosso cliente, perguntando o que ele achou do nosso serviço ou produto Aceitar sugestões, feedbacks, para conseguir identificar onde a gente está errando na nossa própria empresa e, assim, procurar por uma solução inovadora”, afirmou Bill.
Um dos empreendedores presentes, Gustavo Melo, comentou que considera o atendimento humanizado algo simples, mas inovador. “Eu, por exemplo, odeio ir em lojas em que tenho que ficar procurando pelo vendedor. Chegar lá e o atendente nem me dar bom dia. Às vezes, tratar alguém com atenção já é suficiente para fidelizar um cliente”, avaliou. Junto com o irmão, Gustavo é dono da empresa Irmãos Harmoniza, que oferece serviços estéticos, como harmonização facial.
Dinâmicas
Durante o seminário, os consultores também propuseram uma dinâmica entre o público. Em uma folha de papel em branco, cada pessoa presente destacou as principais dificuldades enfrentadas em seus negócios. Em seguida, tiveram que conversar entre si, buscando soluções uns para os outros.
Com a empresa Contgen Contabilidade aberta há cerca de seis meses, Suzany Assunção revelou que seu principal problema é aumentar a carteira de clientes. Depois da dinâmica de ouvir os colegas empreendedores, ela disse ter listado três possíveis soluções.
“Conversando com os colegas, eles me disseram que a maior dor deles com as empresas de contabilidade era serem surpreendidos com novas legislações ou com impostos que precisavam pagar em cima da hora. E que para não repetir esse erro eu poderia começar evitando isso. Assim, naturalmente, eu iria começar a ser indicada pelos meus clientes para outras pessoas. Ou mesmo poderia contratar um serviço que me ajudasse a prospectar clientes”, disse, animada.
Soluções aprovadas
O encerramento do seminário foi feito pelo analista técnico do Sebrae e gestor regional do Programa Brasil Mais, Bruno Lyra. Em sua fala, Bruno convidou os empreendedores a conhecerem os diversos serviços oferecidos pela instituição, em especial, o trabalho do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação).
“Toda empresa tem um problema, mas independente de qual seja, existem soluções. Uma das que eu quero oferecer para vocês é o serviço dos ALIs. É um trabalho feito durante seis meses, gratuito, onde os agentes vão até as empresas para identificar problemas e, junto com os empreendedores, buscar por uma solução que seja acessível e inovadora”, explicou.
O empresário Gustavo Melo, do ramo estético, aprovou a experiência do seminário. Para ele, a iniciativa é muito importante para as pessoas que nunca tiveram contato com cursos ou qualquer auxílio em suas empresas. “Tem gente que precisa ouvir o básico. Acho que o Sebrae vai agregar muito para encontrar essas soluções”, completou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
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