
O Sebrae Goiás, por meio da Regional Metropolitana em Aparecida de Goiânia, promoveu na última quinta-feira (22) uma capacitação sobre o uso da inteligência artificial como aliada nos negócios. Com foco no ChatGPT, o evento fez parte das ações do Mês do MEI e reuniu empresários interessados em aumentar a produtividade de suas empresas. A atividade foi conduzida pelo consultor Gustavo Pacheco, que apresentou estratégias práticas de aplicação da ferramenta no dia a dia das micro e pequenas empresas.
O analista Almir Ferraz salientou que a escolha do tema se deve à percepção que a instituição teve junto ao público atendido pelo Sebrae em busca por orientações sobre o uso de IA. “Para mim, o que tem de mais revolucionário foi o Chat GPT”, afirmou.

Segundo Almir, diante da possibilidade de os empresários aplicarem a ferramenta tecnológica, a expectativa é de que tenham maior clareza de como utilizá-la para melhorar suas vendas e desempenho da empresa de forma geral. “A gente percebe que os negócios hoje estão muito dinâmicos e muito vinculados às tecnologias e às mídias sociais”, destacou.
Nesse sentido, o analista afirma que o Sebrae tem cumprido sua missão de apoio às micro e pequenas empresas, tem levado informações, divulgado e estimulado os empreendedores a usarem as ferramentas digitais. “Nosso objetivo é que isso contribua para que as pessoas não só permaneçam no mercado, mas ampliem, aproveitem as oportunidades, façam mais negócios e consigam mais escala”, observou Almir.

Maior produtividade
O instrutor Gustavo Pacheco conduziu os empresários a um conhecimento mais detalhado sobre o uso da IA e, de forma mais específica, sobre o Chat GPT e as formas de aplicação como estratégia para melhorar os pequenos negócios, para aumentar a eficiência e a produtividade das micro e pequenas empresas. “A ideia foi mostrar como nós podemos fazer prompts e ferramentas de forma geral para aumentar a produtividade das micro e pequenas empresas e facilitar o dia a dia com as atividades repetitivas. Dessa forma, o empresário tem mais tempo para pensar como crescer”, afirmou.
Gustavo apresentou vários exemplos durante a capacitação, como forma de esclarecer aos empreendedores sobre as diferentes e várias formas de aplicação da ferramenta, como na criação de materiais de marketing de conteúdo para as empresas. Além disso, ele pontuou que a aplicação tem como foco o aumento da produtividade, criação de novos produtos e reduções práticas de despesas com uso da IA. A capacitação abrange ainda áreas como atendimento, economia potencial, finanças e cobrança ou recrutamento, a economia com processos de seleção, além de ser realizada de forma mais assertiva de acordo com o perfil e a necessidade da empresa.

Conhecimento para os negócios
As irmãs Carmen Fabíola Faria de Aguiar, homologadora Jurídica, e Fabiana Faria de Aguiar, que tem uma empresa de engenharia com o marido, planejam dar início a um novo empreendimento. Juntas, querem montar uma loja de bijuterias e semijoias. “Nós queremos adquirir conhecimentos. Viemos através dos anúncios sobre o que o Sebrae oferece. Hoje, vamos participar da capacitação para poder aprimorar mais o nosso negócio”, destacou.
Para ambas, a aplicação de algumas ferramentas tecnológicas ainda representa um desafio e a capacitação é importante para ampliarem os conhecimentos e habilidades. “Eu tenho muita dificuldade, minha irmã ainda tem um pouco, tem menos do que eu. A nossa intenção é buscar conhecimento sobre essa área”, afirmou.

O empresário do ramo de materiais para construção e presidente da Associação da Micro e Pequena Empresa (AGPE), Sebastião Guimarães, reconhece a importância e necessidade da ampliação do conhecimento em relação às tecnologias. “O Sebrae é um grande parceiro da pequena empresa e é muito importante oferecer aos empresários o conhecimento sobre essa ferramenta. Essa capacitação só vem somar. Perde quem não participa, quem não tem esse aprendizado”, ressaltou.
-

Eduardo Oliveira Santos, consultor de Gestão de Riscos e Redução de Desastres, afirmou que o acesso ao curso será de grande importância para a atuação profissional dele. “Nós estamos vivendo um momento de transformação. É um pulo em termos de desenvolvimento e a IA veio justamente para proporcionar um avanço tecnológico. Todo e qualquer serviço, comércio e indústria, está utilizando essa ferramenta. É necessário a gente se antecipar à evolução tecnológica e aprender a trabalhar com essa ferramenta”, afirmou.
Para o consultor, o maior diferencial em relação ao Chat GPT é em relação a saber fazer as perguntas. “Ela é, de certa forma, intuitiva, é um robô, porém, você precisa se apropriar de como utilizá-la”, concluiu.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn