
Com objetivo de fomentar o ecossistema de inovação, democratizar o acesso ao conhecimento, conectar empreendedores e desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país, o Sebrae Goiás participou neste sábado (22) do Startup Day com tema Automação e Low Code, iniciativa do Sebrae Nacional realizado em diversas cidades do Brasil. O evento ocorreu em quatro cidades de Goiás. Duas delas foram Goiânia e Anápolis. O evento que inspira a criação de novas startups, mostra exemplos de sucesso e faz parte de um dos maiores movimentos de inovação da América Latina.
Para os organizadores do evento em Goiânia, os analistas do Sebrae Goiás Allyson Silva, Andre Villela Santos Ribeiro e Mara Cristina Machado Lima, Goiânia conseguiu realizar com sucesso o Startup Day. “O evento ofereceu conteúdos relevantes, palestras, painéis, pitchs, e oportunidades de conexões presenciais com profissionais e parceiros do ecossistema de referência em inovação em Goiás. Temos certeza de que os que participaram saíram do evento transformados e com muitas informações que podem fomentar a criação de novas e fortes startups no estado”, enfatizou Allysson.
Para o analista do Sebrae Ewerton Costa, organizador do evento em Anápolis, trazer o Startup Day para a cidade representa um avanço significativo para o desenvolvimento do setor na cidade. “Anápolis já se consolidou como um polo industrial e logístico, e agora queremos fortalecer o ambiente de startups para que a cidade entre de vez no circuito da inovação. O Startup Day é uma oportunidade única de conexão entre talentos locais e o mercado”, destacou.

GOIÂNIA TEM PALESTRAS, PAINÉIS E PITCHES COM PARTICIPAÇÃO DE 12 STARTUPS
O Startup Day contou com a participação de profissionais que trabalham e desenvolvem inovação. Em Goiânia, o encontro aconteceu no auditório da sede do Sebrae e contou com palestras, painéis e pitches de startups que já estão em fase de escala. O Startup Day atraiu empreendedores, investidores, aceleradoras, universidades e interessados desse universo.

Bruno Lopes, CEO da MBA Gestão de Negócios, falou sobre “Inteligência Artificial na Prática: Como Startups Podem Automatizar Atendimento, Marketing e Vendas” e deu algumas dicas de como trabalhar no nicho de processamento de linguagem natural para pequenos negócios em diversas áreas, como da saúde, fitness, entre outras. Lívia Guerra, da Dealist | Conectando Corporações & Investidores, participou com a apresentação do programa Inova Cerrado para os participantes.

Fabrício Silva, Ceo da Predict AI, mostrou como a startup trabalha na busca de soluções para a indústria farmacêutica e para a saúde pública. “Desenvolvemos uma plataforma de IA capaz de prever surtos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) utilizando as principais variáveis relacionadas a essas doenças. Identificamos áreas de risco e monitoramos a evolução das doenças em tempo real em Goiás, com até 10 dias de antecedência, por meio de informações obtidas por drones que digitalizam informações dos agentes de saúde”, explicou Fabrício. Ele contou ainda que a startup participa do Consórcio Intermunicipal de Saúde, já recebeu Selo GovTech e teve destaque na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).

Os participantes puderam conhecer a Forlex, uma startup voltada para área jurídica, que oferece legislação, jurisprudência e doutrinas especializadas para minimizar o gargalo do sistema judicial e os desafios encontrados por magistrados, servidores e advogados. “Focamos em soluções jurídicas inovadoras e acessíveis. Entrei com meus conhecimentos do segmento jurídico e meu sócio, CTO Daniel Bichuetti, com a expertise em inteligência artificial e tecnologia”, contou Vinícius Espíndula, que integra a equipe da Startup.

Conhecimento sobre startups
A palestra de Hugo Rodrigues Pessoni, do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT) associado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) – a maior referência latino-americana para Inteligência Artificial (IA) – tratou de “Programação Low Code e Como Startups Podem Construir Produtos Rápido e com Pouco Investimento”.

O painel com tema “Oportunidades do Ambiente: Como Aceleradoras e Hubs Estão Impulsionando a Inovação”, foi moderado por Samara Nunes, uma das líderes da comunidade MulheresGO. O momento teve a participação de Karol Fernandes, gerente de Inovação do HUB Goiás; Valquer Novaes, Founder/CEO da SOU AgroSoluções; e Cleonice Borges de Souza, diretora do Ceia (UFG).
O segundo painel do dia foi sobre “Bootstrapping vs. Investimento: Como Criar Startups Resilientes com Eficiência Tecnológica”. O moderador foi Carlos Magno, embaixador Conecta Startup Brasil, membro do Colegiado de Líderes da comunidade StartupGO, membro do PMI® Goiânia Goiás, que conversou com Egio Arruda (Easy Crédito), Liana Araújo (Anjos do Brasil) e Luciane Costa (Mamãe Pingo). Os participantes contaram um pouco da experiência e como passar por todas as fases de uma startup com resiliência.

As comunidades goianas que estão há anos trabalhando com inovação e tecnologia tiveram um momento de apresentação de como trabalham, qual o público e, principalmente, como fortalecer cada nicho por meio de um trabalho colaborativo e de cooperação. Mulheres GO, StartupGO, Black Starts e Portera Tech puderam contar um pouco do trabalho desenvolvido e mostraram que em Goiás a inovação e a tecnologia estão em ascensão nacional.
Para fechar a programação com excelência, o palestrante foi Raimundo Lima, Founder I CEO Mestre em Biologia, da Biotech BioUs, que apresentou o case Startup Sustentável. A empresa teve um crescimento exponencial nos últimos dois anos. Com destaque nacional e internacional, conquistou recentemente mais uma importante vitória. A empresa foi aprovada no programa de incubação de Deep Techs chamado Spartners, uma iniciativa inovadora em parceria com a Servier, uma das maiores indústrias farmacêuticas da Europa, a Universidade de Paris-Saclay e a BioLabs, em Paris. O grupo vai desenvolver um biopolímero para encapsulamento de medicações para o tratamento de câncer colorretal, responsável por cerca de 900 mil mortes ao ano.

Raimundo, que participou do antigo Like a Boss, um evento que premiava as melhores startups de inovação e foi o vencedor naquele ano (2023), atualmente trabalha em três linhas científicas. Além do biopolímero para tratamento do câncer, a BioUs trabalha na Prospecção de bactérias e leveduras candidatas a inoculantes para fixação de nitrogênio e para a síntese e purificação de biopolímeros como o PHA e com a Biofloc, RAS and Aquaponic System. De uma forma simples, alinham o rejeito da produção aquícola como matéria prima para a síntese de um biopolímero aplicado com certificação ESG, que reduz em 95% da área e 98% do uso de água.
O CEO da Deep Tech contou a todos que o sucesso das startups passam pela capacitação e persistência. A BioUs participou de mais de 30 programas de aceleração e incubação e recentemente ficou entre as três startups mais importantes no Prêmio Sebrae de Startups 2024, em que participaram mais de mil empresas e fazem parte do seleto grupo de 250 Startups do SG Global Singapura.
O engenheiro agrônomo Vinícius Tavares de Araújo, diretor da Tec Consultoria e Planejamento Agropecuário, de Santa Helena de Goiás, que fica a cerca de 200 quilômetros da capital, veio entender como funcionam as startups e de que forma pode implementar ideias e novos modelos de negócios. “Entendemos que quem não participar desses movimentos de inovação devem perder em competitividade em pouco tempo. A minha expectativa se concretizou. Saio daqui com a cabeça fervilhando de ideias e a certeza de que ter cada vez mais conhecimento eleva as chances de sucesso”, ressaltou Vinícius.
O Startup Day em Goiânia contou com a exposição de 12 startups. Anahi Susdtentável, Barzinho Show, Compras do Meu Jeito, Dectra, Elas Aventura, Forlex, Ilê Arquitetura, Nexus Consultoria, Sidkron Cyber Security, UmmixAds e Usedesk. Ao fim do evento, os participantes participaram de um momento de networking e Food Truck, para fomentar novas conexões.

COM STARTUP DAY, ANÁPOLIS ENTRA PARA O CIRCUITO DOS GRANDES EVENTOS DE INOVAÇÃO
A inovação tomou conta de Anápolis neste sábado (22) com a realização do Startup Day 2025. A programação foi marcada por palestras e um painel que proporcionaram aos participantes uma imersão no ecossistema da inovação. Promovido pelo Sebrae Goiás, o evento ocorreu no auditório da UniEvangélica, reuniu empreendedores, investidores, estudantes e especialistas para um dia intenso de aprendizado, networking e oportunidades no universo das startups.

A acadêmica Pâmela Vitória, estudante de Ciências Contábeis da UEG, viu no evento uma porta de entrada para o universo das startups. “Foi disruptivo. Consegui entender melhor como posso atuar no setor, que exige equipes multidisciplinares. Além disso, tive insights sobre como posicionar minha imagem nas redes sociais”, afirmou.

O evento contou também com a participação dos sócios Frankley Manoel e Danilo Arantes, da 4Code, uma das empresas que vem se destacando no cenário de tecnologia na América Latina e foi uma parceira da iniciativa. “Começamos com uma ideia e hoje temos um negócio consolidado. Sempre tivemos o apoio do Sebrae, e poder retribuir incentivando novos empreendedores é muito gratificante”, pontuaram.
Além da 4Code, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Universidade Evangélica (UniEvangélica) foram parceiros do evento. O Startup Day foi comandado pela apresentação do gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil. O reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel, também marcou presença e destacou a importância que eventos como esse tem para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Inovação em pauta
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o painel sobre inovação no cenário local e atual, mediado por Ewerton Costa. O debate reuniu representantes da UniEvangélica, da UEG e Acia. O doutor e professor Cláudio Stacheira enfatizou a importância da pesquisa para a criação de soluções inovadoras. “Inovação não nasce do nada. Ela é resultado de um processo científico. Um exemplo é o travesseiro usado por astronautas, que hoje é um item comercializável”, explicou.

Cláudio enfatizou que a base para o ambiente de inovação é a formação de um bom profissional e que isso acontece na graduação, e alertou para a impaciência no processo. “Toda ideia precisa de um processo de maturação e a ciência é a ferramenta para isso. Continuem com o vínculo com a universidade mesmo depois de formados. A graduação é o início e não o fim”, alertou.
Já o professor Matheus Carvalho ressaltou o incentivo da UniEvangélica a projetos inovadores e a participação em desafios nacionais. Freud Oliveira, diretor da Acia, destacou o papel de Anápolis na economia e as decisões estratégicas da entidade que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como a implantação da Ala 2, antiga Base Aérea.

Tecnologia e inteligência artificial
Entre os destaques da programação, as palestras abordaram desde o mundo das startups até o uso de inteligência artificial para validar ideias. Neto de Paula falou sobre o crescimento das startups no Brasil, enquanto Danilo Arantes explicou como validar rapidamente um projeto. Rafael Santos, consultor de marketing, apresentou estratégias de baixo custo para impulsionar negócios, e Wilton Ferreira compartilhou sua trajetória de superação e empreendedorismo.
O especialista Gilson Leal encerrou a programação com uma demonstração prática de ferramentas de inteligência artificial, ao mostrar como elas podem ajudar empreendedores a testar protótipos e otimizar processos.

O Startup Day 2025 em Anápolis reuniu cerca de 200 participantes e encerrou suas atividades com um almoço oferecido pelo Sebrae, com um ambiente propício para networking e troca de experiências. A expectativa é que o evento tenha um impacto duradouro no fortalecimento do ecossistema de startups da cidade.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn