
Rio Verde reafirmou o seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo por meio de um encontro na última sexta-feira (21). Na oportunidade, instituições, startups e empresários se reuniram para fortalecer o ecossistema local. O evento, realizado no Senat e liderado do Sebrae, contou com vários líderes que têm investido em metodologias e parcerias para alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.
Logo na abertura, a analista do Sebrae Ana Paula Wandscheer realizou uma breve apresentação e a visão estratégica sobre o projeto. “O Ecossistema Local de Inovação de Rio Verde é muito rico pela sua quantidade de empresas voltadas para a tecnologia, mas sabemos que o empresário enfrenta desafios. Pensando nisso, o Sebrae, em 2024, desenvolveu uma metodologia que identifica os atores do ecossistema, define o grau de maturidade do município e possibilitou a criação do Grupo Inova Rio Verde”, explicou.
O grupo, que conta com a participação de instituições como Área 64, IF Goiano, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Senat, Coderv, Sebrae, Senai, UNIRV e a Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, realiza encontros bimestrais para reconhecer os atores envolvidos e traçar estratégias que impulsionam a inovação. “Entre as iniciativas, destaca-se a criação do hub de inovação – um ponto focal que conecta empresários em busca de capacitação com mentores e especialistas, orientando o início ou o aprimoramento de projetos inovadores”, ressaltou a analista.

Diversos atores também se manifestaram durante o encontro. O superintendente de Ciência e Inovação de Rio Verde, Roque Tobias de Oliveira Neto, destacou a relevância do evento não apenas para o município, mas para toda a região. “O objetivo é fomentar iniciativas de empreendedorismo inovador e fortalecer outras parcerias envolvidas nesse processo. A iniciativa do Inova Rio Verde é fundamental para integrar os municípios adjacentes nessa cultura e tornar a inovação uma referência regional”, afirmou.
A presença de instituições como o Sesi e Senai reforça a colaboração entre diferentes setores na busca por um ambiente de inovação mais estruturado. Para Thais Almeida de Souza, diretora da instituição de Rio Verde e Quirinópolis, fazer parte desse ecossistema fortalece o trabalho que já vinha sendo desenvolvido. “Estávamos atuando de forma isolada, mas hoje, em sintonia com o Ecossistema Local de Inovação, nosso trabalho ganha novos contornos e possibilidades”, reforçou a diretora.
A Prefeitura de Rio Verde, representada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Cunha, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico da cidade. Cunha destacou o lançamento do Hub Goiás – o primeiro do estado fora de Goiânia – que reunirá parcerias com o IF, a UniRV, o Sistema S e outras instituições. “Eventos como este são essenciais para fomentar startups e integrar iniciativas que impulsionam o ecossistema local. No dia 2 de abril, apresentaremos os projetos em detalhes, mas já podemos adiantar que grandes novidades estão por vir”, declarou o secretário.

Os caminhos para participação no projeto
O Sebrae tem um papel fundamental nesse ecossistema, por oferecer suporte estratégico e capacitação para empreendedores. A analista do Sebrae ressaltou os caminhos para os empresários interessados em participar ativamente do projeto. “Um empresário que tiver interesse em participar do Inova Rio Verde pode entrar em contato com o Sebrae ou com qualquer uma das instituições integrantes da governança. Além disso, os links dos grupos de trabalho – que abordam desde políticas públicas e hub de inovação até estratégias de financiamento – estão disponíveis no Instagram. Essa integração possibilita que, seja como empreendedor, mentor ou investidor, todos possam contribuir para que a inovação se torne o motor do futuro”, disse Ana Paula.
O encontro do Inova Rio Verde reforçou a importância do trabalho conjunto entre instituições, setor privado e governo para fortalecer a inovação e o empreendedorismo na cidade. Com iniciativas como o ELI e o Hub Goiás, Rio Verde se consolida como um ambiente propício para o crescimento de startups e para a atração de novos investimentos, o que impulsiona o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Vivianne Oliveira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98174-9881
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn