ASN GO
Compartilhe

OCB Goiás lança o programa Conexão Coop, que conecta cooperativas e startups

O programa é uma iniciativa conjunta do Inova Coop, Sebrae e Sescoop para fomentar a inovação no cooperativismo
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Com o projeto, cooperativas se encontram com startups especialistas em criação de produtos inovadores (Fotos Silvio Simões)

Com objetivo de acelerar a inovação no cooperativismo e transformar desafios em soluções com o poder das startups, a Organização das Cooperativas no Brasil (OCB-GO) lançou oficialmente o Conexão Coop, um projeto no qual as cooperativas ligadas ao agro, ao crédito e à saúde se encontram com startups especialistas em criação de produtos inovadores para cada área. O edital foi apresentado durante a 8ª Plenária do Pacto Goiás, nesta quarta-feira (30), no auditório do Sebrae Goiás, um dos correalizadores do projeto com a Inova Coop.

A interlocutora da parceria entre a OCB-GO e o Sebrae Goiás, Emília Rosângela Pires Franco, da Unidade de Soluções explicou que o Programa Conexão Coop é uma iniciativa pioneira em Goiás, e reforça o compromisso do Sebrae e do Sescoop em promover a inovação no cooperativismo. “Por meio da inovação aberta, o programa conecta cooperativas a startups que oferecem soluções tecnológicas para seus principais desafios.”

Emília Rosângela Pires Franco, que é interlocutora da parceria entre OCB-GO e Sebrae Goiás

Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, ressaltou, durante o lançamento, que a direção estratégica do conselho de administração é a inovação e que o sistema trabalha fortemente para que a cultura inovadora e as ações possam elevar cada vez mais a entrega das cooperativas no estado. “O Sebrae é um grande parceiro nosso em transformação digital, inovação e Inteligência Artificial. Temos trabalhado em conjunto há alguns anos, através de convênios, e os resultados dessa parceria para as cooperativas são cada vez melhores”, frisou.

O superintendente do Sistema OCB-GO lembrou que 2025 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como ano do Cooperativismo e que a primeira vez aconteceu em 2012. “Nós queremos mostrar cada vez mais a importância do cooperativismo para a economia não só goiana, mas brasileira e que o sistema é um meio de empreender. Por meio do cooperativismo é possível solucionar muitas mazelas sociais, já que atuamos na esfera econômica e social”, analisou.

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, disse que o Sebrae é um parceiro da entidade em transformação digital

O superintendente do Sistema OCB-GO contou que o programa Conexão Coop deve trazer soluções que podem aumentar a competitividade e as receitas das cooperativas, por meio da inovação. Ele lembrou que 2025 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como ano do Cooperativismo e que a primeira vez aconteceu em 2012. “Nós queremos mostrar cada vez mais a importância do cooperativismo para a economia não só goiana, mas brasileira, e que o sistema é um meio de empreender. Por meio do cooperativismo é possível solucionar muitas mazelas sociais, já que atuamos na esfera econômica e social”, analisou.

Bruno Costa da Fonseca, especialista em inovação no Sistema OCB-GO, explica que o Conexão Coop é um projeto inovador no estado porque, ao invés de as cooperativas realizarem os projetos de inovação e desenvolver soluções internas, elas têm a possibilidade de se conectar com startups que já possuem expertise e um leque maior de possibilidades. As cooperativas nos segmentos Agro, Crédito ou Saúde que quiserem participar vão apontar quais os desafios que precisam de inovação e as startups terão um período para se inscreverem e apontar possíveis soluções para os problemas.

O especialista em inovação do Sistema OCB/GO, Bruno Costa da Fonseca, afirmou que as empresas apresentam as necessidades e as startups poderão apontar caminhos

“As empresas selecionadas vão participar do Pitch Day, um dia de apresentação, mentorias para o desenvolvimento das Poc´s (Provas de Conceito, versões preliminares que servem para Validar a viabilidade técnica de uma ideia, demonstrar a funcionalidade básica de um conceito, obter feedback inicial para iterações futuras e convencer stakeholders do potencial de um projeto) e um Demoday, onde serão escolhidos as melhores soluções para cada segmento”, explica.

Ao fim da jornada, o especialista em inovação acredita que as startups terão muitos ganhos, como a possibilidade de implementação real da tecnologia na cooperativa parceira, visibilidade e networking com os principais players do mercado e reconhecimento da solução de ponta para o setor. De acordo com o último Censo do IBGE (realizado em 2022), as cooperativas goianas tiveram uma receita de R$ 30 bilhões, o que significa cerca de 10% do PIB do estado. “Queremos mostrar o potencial das cooperativas para o mercado e acreditamos que a inovação não seja mais apenas um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência sustentável para qualquer tipo de empresa”, afirma Bruno.

SERVIÇO:

Edital do Conexão Coop: pode ser acessado nos perfis @inovacoopgoiás e @sebraegoias

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Conexão Coop
  • cooperativismo
  • Inova Coop