ASN GO
Compartilhe

Pequenas empresas podem lucrar com o comércio de eficiência energética

Investir em conhecimento e qualificação, oferecer soluções personalizadas, utilizar tecnologias inovadoras, falar sobre os benefícios da eficiência energética podem expandir os negócios
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Sebrae Goiás preparou a Trilha Solar, consultoria personalizada para auxiliar empreendedores que buscam eficiência energética (Foto Freepik)

A eficiência energética tem se tornado um pilar importante para o sucesso de empreendimentos de todos os portes. Reduzir custos operacionais e a adoção de práticas e tecnologias eficientes contribui para a sustentabilidade e aumenta a competitividade no mercado. Neste cenário promissor, pequenas empresas que oferecem serviços de eficiência energética encontram um terreno fértil para expandir os negócios e potencializar os ganhos.

Outros benefícios da eficiência energética para empreendimentos, segundo o gestor estadual do Sebrae Energia, Jefferson Rodrigues Paes, é que essas empresas ganham em competitividade porque demostram a preocupação com o meio ambiente (o que melhora a imagem da empresa) atributo valorizado pelos consumidores. “O empreendimento ganha em otimização de recursos que impacta diretamente o fluxo de caixa, reduz as emissões de gases do efeito estufa e o consumo de recursos naturais e, com a inovação, impulsiona o crescimento do setor”, avalia.

O mercado de eficiência energética oferece oportunidades para pequenas empresas que desejam atuar nesse segmento. Algumas áreas de destaque são consultoria e projetos; instalação e manutenção de equipamentos; monitoramento e gestão de energia e eficiência energética em edificações. Mas para potencializar esses ganhos, pequenos negócios que trabalham no ramo precisam estar antenados para oferecer um atendimento de excelência que possibilite ao cliente uma experiência positiva na escolha de uma nova fonte energética.

Para isso, o Sebrae Goiás preparou a Trilha Solar, uma consultoria personalizada e prática para auxiliar os empreendedores que trabalham com eficiência energética a potencializar os ganhos. Serão 60 horas de consultoria, o que inclui 15h iniciais de Diagnóstico + Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial e as outras 45h adaptáveis às necessidades da empresa, com foco em Gestão Financeira, Legislação e Transformação Digital. “É uma consultoria personalizada de acordo com a maturidade de cada empresa”, explica Jefferson.

Como o mercado está em constante crescimento, segundo o gestor estadual do Sebrae Energia, investir em conhecimento e qualificação, oferecer soluções personalizadas, utilizar tecnologias inovadoras e saber comunicar de forma clara e objetiva as vantagens do produto são fundamentais para o diferencial competitivo para as empresas que trabalham com eficiência energética, porque mostra o retorno do investimento.

SERVIÇO:

Trilha Solar – Consultoria para empresas de energia solar

Como funciona: 60h de consultoria divididas em duas etapas: 15h iniciais de Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial + Diagnóstico e 45h distribuídas conforme a necessidade da empresa, nos temas Gestão Financeira, Legislação e Transformação Digital

Inscrições: https://forms.office.com/r/bWBkPKsDiC

Link encurtado: https://tinyurl.com/trilha-solar-2025

Público: Empresários do Segmento de Energia Solar

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • eficiência energética
  • sustentabilidade
  • Trilha Solar