ASN GO
Compartilhe

Regional Oeste realiza encontros coletivos do Programa ALI em três cidades

Iniciativa ocorreu nas cidades de Jussara, Iporá e Itaberaí e contou com a participação de mais de 150 empreendedores
Por Carla Gomes, de São Luís
ASN GO
Compartilhe
Encontros promovem a inovação e melhoria contínua de micro e pequenas empresas (Fotos Carla Gomes e Arquivo Pessoal)

Entre os dias 7 e 16 de abril, três cidades que integram a rede de atendimento do Sebrae Regional Oeste receberam encontros coletivos do Programa ALI (Agente Locais de Inovação). A iniciativa da instituição tem como principal objetivo promover a inovação e a melhoria contínua dentro das micro e pequenas empresas por meio de metodologias práticas, acompanhamento personalizado e foco em resultados reais.

Elenimar Borges, gestora do ALI Produtividade: cada cidade participa com 25 empresas

A gestora do projeto ALI Produtividade, Elenimar Borges, explicou que as cidades participam da iniciativa com 25 empresas cada e que esses encontros são o primeiro de outros que acontecerão até o mês de junho, quando encerra o ciclo desse grupo.

“Essas empresas vão ter acompanhamento durante seis meses para atingirmos o objetivo de aumentar o faturamento, melhorar a produtividade e aplicação de inovações que permitam a melhoria da gestão. Os encontros coletivos são uma oportunidade para as empresas trazerem seus colaboradores para um momento de network, para eles poderem se conhecer e falar um pouquinho como está sendo o atendimento para eles e qual a expectativa em relação ao resultado do projeto”, disse a gestora.

Camilla Rodrigues, consultora sênio do programa no Oeste Goiano, enfatizou os bons resultados do programa

A consultora sênior do programa na região, Camilla Rodrigues, afirmou que seu papel é apoiar os Agentes Locais de Inovação em campo, garantir a qualidade das entregas e oferecer mentorias técnicas que contribuam para o desenvolvimento profissional dos agentes e para a excelência nos resultados entregues aos empresários. “Os resultados dos encontros foram extraordinários. Mais do que números, o Programa ALI tem impactado vidas, ampliado horizontes e mostrado que a inovação é possível, acessível e essencial – mesmo nos menores negócios. A inovação, quando bem conduzida, é um divisor de águas”.

Jussara teve encontro no dia 7 de abril com 50 participantes

Jussara

O primeiro encontro aconteceu em Jussara no dia 7 de abril e, segundo a Agente Local de Inovação da cidade, Nayure de Paula Correia, mais de 50 pessoas participaram do evento representando 20 das 25 empresas participantes do ciclo. “Foi um momento de grande aprendizado. As empresas acompanharam a palestra ‘Encantamento que vende e gera resultados’, ministrada pelo Josimar Rafael. Em seguida, abrimos espaço para o Pitch, em que os participantes que desejaram puderam se apresentar e compartilhar um pouco sobre seus negócios”, destacou a agente.

Ainda conforme Nayure, após a apresentação, houve um momento de partilha com troca de experiências e fortalecimento da rede de conexões. “Recebemos retornos muito positivos em relação ao encontro, e os participantes já demonstraram entusiasmo e expectativa para o próximo evento, previsto para o encerramento do ciclo”, finalizou.

Posicionamento confirmado pela empreendedora Luciana Alves, que participa do ALI com sua empresa Milk Shake Up, de Jussara. “Encontramos diversos obstáculos pelo caminho, sendo eles a mão de obra, inovação, marketing digital, dentre outros. Conheci o projeto ALI do Sebrae, que vem nos proporcionando conhecimento, auxiliando na resolução de problemas, nos ajudando no processo de transformação, em busca de inovação e produtividade, visando sempre o crescimento da empresa”, afirmou.

Em Iporá, o ALI Pedro Paulo Barros, o feedback positivo dos empreendedores

Iporá

O segundo encontro aconteceu na cidade de Iporá em 8 de abril. Para o ALI Pedro Paulo Barros Brito, que atua na cidade, o encontro superou as expectativas. “Os empreendedores deram seu relato sobre sua percepção sobre o evento. Todos que fizeram o uso da fala foram unânimes em dizer que foi muito enriquecedor para eles e que tem agregado bastante para seu empreendimento”, destacou o agente que se afirmou se sentir motivado com esse feedback.

Essa visão foi destacada pela empreendedora Lhaiza Moura, que atua no ramo de moda feminina há quase 10 anos na cidade. Ela afirmou ter tido um retorno muito bom com os encontros e acompanhamento do ALI. “A consultoria abriu muito na minha cabeça em diversas áreas, em questão de organização da loja, marketing, financeiro. Coisas às vezes simples que a gente não imaginava e que, com o auxílio do Pedro Paulo, a gente busca ter mais conhecimento. Isso foi bem enriquecedor e o Sebrae é muito importante nisso. Ele auxilia bastante, ajuda a gente a crescer cada dia mais”.

Itaberaí encerrou o ciclo de encontros coletivos com 50 participantes

Itaberaí

A cidade de Itaberaí fechou o ciclo de encontro do ALI da Regional Oeste no dia 16 de abril, e contou com a participação de 50 empreendedores e colaboradores. Para a consultora do município Thaynara Alves Rodrigues, essa adesão dos empreendedores foi muito positiva. “Eu observei que todos precisavam do suporte e, por esse motivo, tivemos muita facilidade na adesão. Mas o empreendedor precisa perceber que mostramos o caminho, mas eles precisam colocar em prática o que passamos”, observou.

Prática que o empreendedor José Lúcio Lemes Filho, proprietário da Zezão Autopeças, tem feito. “Minha empresa tem 25 anos. Parece um casamento. Com 25 anos acumular dores e ver que estava estagnado. O ALI não trouxe só as dores, mas trouxe o remédio. Foi muito importante. Se não fosse o ALI talvez não sobreviveria mais 25 anos”, finalizou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn