O Startup Day, iniciativa do Sebrae Nacional realizada em diversas cidades do Brasil, incluindo Santo Antônio do Descoberto (Entorno do DF) e Jussara (região Oeste do estado). A ação, que este ano teve como tema “Automação e Low Code”, fomenta o ecossistema de inovação, promovendo acesso a informação e estimula a criação de novas startups.

Em Santo Antônio do Descoberto, a 11ª Edição do Startup Day levou mais de 200 pessoas a participarem das diversas ações programadas. O evento foi realizado na Escola do Futuro Sarah Kubitscheck, localizado no centro da cidade. Esta edição começou com a apresentação dos Ambientes de Inovação da Escola do Futuro, depois teve a palestra “Venda o intangível”, com Marcos Silva, muito conhecido na cidade por já ter trabalhado com publicidade e em rádios locais.
Em seguida foi a vez do Pitch de Startups Locais: Autistech, Campo Cidade, Projeto CIM – Centro de Informação a Mulher e Vilah 7Curvas. A programação ainda contou com Food Truck com distribuição de sanduíches e show ao vivo + I9 Lab e demonstração de impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, robótica e jogos.

Dentre as startups que participaram desta edição estava a Campo Cidade, um projeto que tem como objetivo otimizar os espaços urbanos para produção de alimentos. A iniciativa é de alunos da própria escola, que no final do ano passado, se reuniram para dar vida ao projeto.
Pedro Wanderson explicou que o grupo estudou formas para facilitar o acesso da população ao plantio em pequenas áreas. “Geralmente nas cidades você não tem espaço para plantar no solo, às vezes trabalham distante e não têm tempo para cultivar suas hortas, então o projeto é justamente para tornar viável plantar em torres e tornar a horta inteligente, ter sensores que meçam a questão da umidade das mudas, liberem água para irrigar quando for necessário, promovendo esse controle para que as pessoas consigam produzir em suas residências”, explicou.

Natan Freire, 13 anos, estudante, ficou empolgado com tudo que viu. Ele, que ainda não escolheu uma profissão, sabe que quer seguir no ramo de tecnologia. “Tem muito projeto bacana aqui e gostei muito do evento”. O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, destacou a importância de receber um evento dessa proporção no município. “Foi um dia de muita conexão, unimos empresas que estão surgindo agora e empresas já sólidas, muitos jovens também participaram. O Sebrae, junto com a Associação Comercial, CDL, prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, o Vilah 7Curvas, a Escola do Futuro, que abriu as portas para a gente, mostrou quanto foi importante para essas pessoas terem acesso a todo esse conteúdo. É isso que o Sebrae se propõe trazer oportunidades, conhecimento e foi o que aconteceu aqui em Santo Antônio hoje”, avaliou.

Victor Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae, explicou que esse evento é realizado simultaneamente em todo o Brasil e que a programação é feita de acordo com o estágio de maturação de cada município. “Em Goiânia o evento é todo focado nas próprias startups do município, aqui em Santo Antônio do Descoberto trabalhamos com ideação para trazer inspiração para o público local”, disse.
Jussara

Em Jussara, na região Oeste, o Startup Day foi de experiências gastronômicas, troca de conhecimento e muita informação. Com três palestrantes que contaram suas histórias de empreendedorismo e inovação, os mais de 250 participantes do evento puderam descobrir um pouco mais sobre startups e tirar dúvidas sobre os temas abordados.
A primeira palestra do dia foi sobre inovação e negócios tradicionais com o proprietário do Grupo Massuco, de São Luís de Montes Belos. João Massuco lembrou que começou pequeno, na garagem da casa da sua mãe, logo após retornar da Espanha, mas que aos poucos foi se consolidando, e de um empreendimento que atuava apenas com delivery hoje possui a loja física, uma cozinha industrial e um modelo de franquia em Iporá.

Massuco apontou, durante a palestra, como se inova uma hamburgueria, já que existem tantas no país. O empreendedor também destacou a importância do Sebrae durante esse processo. “O Sebrae dá apoio logístico para as mudanças. São novas ações que nos trazem novos resultados. Quando a gente fala de inovação, pensa em revolução tecnológica. Às vezes é difícil pensar no que vai inovar, que pode ser melhorar algo que já existe. Inovação é fundamental para se manter competitivo no mercado”, destacou.
Parsival Araújo foi o segundo palestrante do dia. Morador de Santa Catarina, o empresário trouxe toda a sua expertise em startups, já que atua nesse ramo desde os 16 anos de idade. “Comecei a empreender com cinco anos vendendo doce no bairro. Aos 13 anos tive acesso à tecnologia e aos 16 abri uma empresa de outdoor que fechei quando me mudei. Morava no Tocantins e me mudei para Santa Catarina para estudar, onde vivo até hoje. Em 2018 abri a Onedoor. Era o Uber das entregas. Em 2021 captei R$ 2,5 milhões. Vendi essa startup e seis meses depois criei a Saleup uma plataforma de prospecção comercial que utiliza IA para realizar abordagens personalizadas e naturalizadas. Parsival atraiu a atenção do público sobre tecnologia e, ao final da palestra, respondeu aos questionamentos dos participantes sobre o tema.

O último palestrante do dia foi Francis Barros, que levou todo seu conhecimento sobre marketing, principalmente no agro. O palestrante começou sua fala com a apresentação de um vídeo que mostra a evolução dos homens desde a Idade da Pedra até os dias atuais. “Tecnologia é tudo que você usa que não é animal para resolver o problema da gente. Ela vai continuar acelerando, só que agora com muito mais agilidade. Só tem um detalhe, ela é falha, mas o coração e a mente do ser humano não vão falhar. A tecnologia está ganhando espaço, mas não será capaz de substituir o ser humano”, afirmou. Autor do livro “Marketing do Chapéu”, Francis Barros abordou também como a tecnologia vem otimizar o trabalho do ser humano e como ele influencia a vida de um produtor dentro e fora das porteiras.
Ao final do evento os participantes puderam saborear os sanduíches do grupo Massuco e descobrir que conhecimento, qualidade e inovação fazem a diferença em um empreendimento.
Jussara se mobilizou para que o evento pudesse acontecer. O município é considerado a cidade da inovação no Vale do Araguaia. O gestor estadual de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Ribeiro, afirmou que Jussara é um exemplo do poder público na inovação. “Para fazermos um evento como esse precisamos de uma série de parceiros, e aproveito para parabenizar, além da prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Regional Estadual de Educação, a FAJ, o Colégio Objetivo e também o pessoal do Sebrae da Regional Oeste, em especial o gerente Flávio Vilhalba e a analista Lara Bianna”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Silvio Lopes, disse que é de extrema importância a cidade participar dessas iniciativas de inovação para aculturar os empreendedores e a população local. “Estamos discutindo a possibilidade de criação de startups para uma cidade do nosso porte graças ao Sebrae, que oportuniza e dá condições. E nós, como poder público, temos que acatar e lutar para que mais eventos como esse venham para Jussara. Nosso município está em expansão, e nada se desenvolve sem tecnologia. Discutir isso e trazer referências do Brasil na área de tecnologia é de suma importância. Não fazemos nada sozinhos, e o resultado é esse, casa cheia. Existe uma cidade antes do Sebrae e depois dele”, finalizou.
A prefeita Idali Bontempo, a Branca, afirmou que Jussara deu um salto muito grande e que a cidade representando uma das quatro cidades de Goiás participando do Startup Day é motivo de orgulho. “Estamos com uma equipe preparada para inovação, e hoje a cidade que não tiver parceria com o Sebrae está perdendo e vai ficar para trás. O Sebrae vem para orientar, ensinar e ajudar”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco José Correia, o Chiquinho da Nova Jussara, ressaltou que o dia foi um momento importante para a cidade. “Desde 2021 estamos vendo muitas oportunidades para o nosso município. Hoje é um momento único de inovação e troca de conhecimento com palestrantes de renome nacional. Só quero agradecer a todos, em especial o Sebrae”, afirmou.

E se a inovação anda ao lado da educação, a Faculdade de Jussara (FAJ) foi uma das parceiras da iniciativa. De acordo com a diretora geral da instituição de ensino, Leila de Fátima Lopes, é muito importante a união de forças para fazer um evento dessa magnitude. “Sempre fomos muito parceiros do município e do Sebrae por entendermos a relevância da inovação e do empreendedorismo, e fico feliz por Jussara estar participando desse movimento. Estamos entre as mais de 250 cidades do Brasil que realiza o Startup Day e inclusive estamos com alunos de várias graduações da nossa faculdade participando dessa iniciativa e apreendendo a empreender”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn