Na última sexta-feira, 12, o setor bioenergético goiano se reuniu na Conferência sobre Transição Energética e Desenvolvimento, realizada na Casa da indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), em Goiânia. A conferência foi uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás (SIFAEG), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e com o apoio do Sebrae Goiás.
Durante o evento, foi celebrada a assinatura do protocolo de intenções da Campanha de Valorização do Etanol em Goiás envolvendo as entidades participantes do Fórum Empresarial (FEE). O Sebrae Goiás, junto a diversas outras instituições, se comprometeu a utilizar etanol em suas frotas de veículos leves como parte da campanha Movido pelo Agro – Etanol.
No Brasil, várias entidades e órgãos públicos já tomaram a decisão de usar somente etanol em suas frotas de veículos leves e, assim, reduzir a emissão de gás carbônico da atmosfera, como os Correios e o Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, instituições de Goiás como a FAEG, FCDL, ACIEG, FECOMÉRCIO, ADIAL, FACIEG, OCB, FIEG e Sebrae também firmaram o compromisso com o meio ambiente.
Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera, reduzindo em até 90% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado à gasolina. Para além dos benefícios para o meio ambiente, a assinatura do termo que prioriza o uso de etanol também representa benefícios para a economia. Em Goiás, são 37 usinas em operação, produzindo etanol, açúcar e bioeletricidade. Juntas elas empregam direta e indiretamente cerca de 300 mil pessoas.
De acordo com o presidente do Sistema FAEG/SENAR e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, a iniciativa representa um marco para a transição energética do país. “Nós acreditamos que o Brasil tem todas as características e potencial de ser o grande exemplo para o mundo na questão de trabalhar alternativas aos combustíveis fósseis. Aqui está uma amostra, com a assinatura desse acordo, para que todas as entidades goianas envolvidas utilizem o etanol”, ressaltou o presidente das instituições.
Em conjunto às assinaturas, foram apresentados painéis envolvendo assuntos como: Diversificação e Novos Mercados – Tecnologias Disruptivas; Os Biocombustíveis na Transição Energética; Tecnologias Automotivas e Eficiência Energética; Cenários da Safra Sucroenergética e Mercados de Açúcar e Etanol no Brasil e no Mundo. A ocasião também marcou simbolicamente a abertura da safra de cana-de-açúcar em Goiás.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn