ASN GO
Compartilhe

Sebraetec garante aumento na produtividade de leite em propriedade rural

Com a mesma quantidade de gado, em dez anos produção diária de leite quase triplicou. Apoio do Sebrae Goiás foi fundamental para o resultado positivo
Por Carla Gomes, de Americano do Brasil
ASN GO
Compartilhe
O produtor Fernando Rios da Rocha e a esposa Jaqueline de Oliveira Souza: suporte do Sebraetec (Fotos Carla Gomes)

Fernando Rios da Rocha cresceu vendo seu pai trabalhar com gado leiteiro no município de Americano do Brasil, mas precisou se afastar um pouco quando foi terminar os estudos em Goiânia e morou por algum tempo na capital.

Em 2010, resolveu passar uns dias em Americano do Brasil, no Oeste Goiano, para ajudar o pai na fazenda. Essa vinda, que seria só uma temporada, passou a ser permanente, e hoje Fernando trabalha em uma das fazendas do seu pai, mas com o seu gado aprimorado.

Simples e muito discreto, Fernando é formado em administração e quando questionado sobre isso ter auxiliado nas suas terras, ele dá os créditos aos seus funcionários e à sua esposa Jaqueline de Oliveira Souza, que estão sempre ao seu lado dando apoio para o bom funcionamento das fazendas Barro Amarelo e Santo Inácio.

O produtor também não se esquece de destacar o suporte que tem recebido do Sebrae Goiás através do programa Sebraetec, que em três anos vem ajudando no melhoramento genético do seu rebanho com a aquisição de embriões com objetivo de aumentar a produção de leite, e os resultados são notórios.

Com a mesma quantidade de gado, em 2014 os animais de Fernando tinham uma produção diária de 200 litros. Dez anos depois, agora em 2024, essa produção já é de 500 litros. “Vi na melhoria da minha cria a oportunidade de aumentar minha produção. Toda a estrutura da fazenda é programada para a retirada de 1 mil litros dias e esse é meu objetivo. Eu possuo em torno de 100 vacas, desse total, 35 estão em fase de ordenha. Os embriões tem melhorado muito a genética do meu gado e, consequentemente, a produção de leite”, afirma.

A parceria do produtor com o Sebrae já dura mais de três anos, com grandes resultados positivos

O produtor explica ainda que nos dois primeiros anos que começou com a melhoria genética ele adquiriu os embriões com a cooperativa, mas que depois ela parou de trabalhar nesse tipo de produto e foi quando um vizinho falou que ele poderia continuar realizando o serviço com o Sebrae através da sua inscrição estadual.

“Essa parceria já dura três anos e trouxe muito resultado positivo para mim. Além do aumento da minha produção, também estou no programa de boas práticas e meu valor agregado é maior possibilitando-me vender o leite por um valor melhor já que é um produto certificado”, destaca.

Fernando diz ter se arrependido de não ter feito a parceria com o Sebrae antes. Ele acredita que se tivesse tido esse acompanhamento desde o início, em 2014, o seu gado já estaria produzindo os mil litros que traçou como objetivo.

“Trabalho com o gado girolando 3/4, um animal resistente e com uma produção diária de leite muito boa. É um processo demorado, mas não vou parar. A intenção com a melhora do gado é ordenhar 30 litros por dia por cabeça. Acredito que daqui alguns anos alcanço esse objetivo. Vou manter a mesma quantidade de gado com uma produção maior. Encontrei no Sebrae o apoio que precisava para meu empreendimento”, comemora.

Conheça o Sebraetec no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/consultoria-para-inovacao/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Kalyne Menezes – (62) 99887-4106 | Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agro
  • Americano do Brasil
  • case de sucesso
  • pecuária
  • Regional Oeste
  • Sebraetec