ASN GO Atualização
Compartilhe

Startup Orca foi uma das seis goianas a participar do Programa Capital Empreendedor do Sebrae

No segundo semestre de 2024, a empresa participou de um ciclo de treinamento para que startups de inovação se desenvolvam, ganhem visibilidade e conquistem apoio para alcançar o sucesso
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Os empresários Túlio Vilela (esquerda) e Thalis Gonçalves Vilela (direita) são sócios da startup Orca, que participou do Capital Empreendedor (Divulgação e Reprodução)

O Sebrae Nacional selecionou 100 startups finalistas para participar do Programa Capital Empreendedor, que é um acelerador de startups inovadoras que visa prepará-las para o contato com investidores. A goiana Orca, que atua na prestação de serviços para pequenas empresas e empreendedores individuais, foi uma das participantes. A empresa oferece uma plataforma Saas (Software as a Service), que cria e gerencia orçamentos de forma rápida, profissional e com credibilidade para os clientes.

Durante seis meses, a startup selecionada recebeu mentorias, consultorias e participou de workshops para aprimorar o modelo de negócio, estratégias de marketing e vendas, e se preparar para apresentar o pitch (uma apresentação rápida e objetiva) de forma eficaz. A experiência, para o Túlio Vilela, proprietário da Orca juntamente com o sócio Thalis Gonçalves Vilela, foi gratificante e desafiadora. Ele sentiu muito orgulho em ter a oportunidade de representar Goiás com outras cinco startups de excelência. “O Capital Empreendedor foi uma experiência muito positiva para a Orca. Gerou resultados práticos por meio das mentorias e interações com outras startups e investidores”, avalia.

Entre os principais aprendizados e insights que Túlio obteve durante o programa estão informações valiosas que serão necessárias no futuro próximo. O empresário da Orca disse que se sente preparado para uma rodada de investimentos e tornar a solução do negócio mais atrativa. “O programa ajudou a nos preparar para esse contato com os investidores por meio das mentorias comportamentais, que mostraram como melhorar a apresentação da inovação e a entender, em média, o que se passa na cabeça de um investidor”, analisa.

De acordo com Túlio, as mentorias foram essenciais, mas também trouxeram momentos desafiadores, pois ele teve que encarar determinados aspectos da personalidade que precisam serem melhorados. “Definitivamente não foi uma tarefa fácil, mas necessária e, com apoio dos mentores, penso que consegui me sair bem. Eu me senti privilegiado em fazer parte do Capital Empreendedor, um programa de relevância para os empreendedores de inovação que querem obter sucesso”, afirma.

Túlio Vilela (esquerda) diz que o programa tem relevância para empreendedores de inovação

Ao final do programa, a startup teve a oportunidade de participar de um encontro com investidores, e apresentou as soluções inovadoras da empresa, no ciclo final do programa, no Circuito de Investimentos, que aconteceu, no Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo. O sócio da Orca explicou que eles tinham consciência de que alguns desafios precisavam ser superados para receber investimentos, mas que o objetivo foi apresentar os pontos positivos da plataforma e construir relacionamentos para o futuro.

E os resultados, segundo ele, apareceram rápido. A fase final foi em novembro do ano passado. “Em janeiro de 2025, batemos recorde de faturamento e não foi por acaso. É consequência de tudo que aprendemos e aplicamos ao longo do programa. Estamos focados em melhorar toda nossa parte jurídica, contábil e administrativa, também por influência do Capital Empreendedor”, afirma Túlio.

Depois de participarem do Circuito de Investimentos, o foco da empresa, explica Túlio, é aumentar o faturamento e, consequentemente, o valuation (valoração da empresa) da Orca, como lançar novos produtos e soluções, fortalecer a parte jurídica e, em 2026, participar da Rodada de Investimentos no primeiro semestre do ano.

Plataforma oferecida pela startup cria e gerencia orçamentos de forma rápida, profissional e com credibilidade

Plataforma de orçamento da Orca – A plataforma de gerenciamento de orçamentos foi criada para reduzir custos, possibilita melhor acesso de qualquer local ou dispositivo, flexibilidade (melhor plano) e permite a colaboração com o compartilhamento de informações entre equipes e acompanhamentos dos orçamentos. Além disso, permite acompanhar atualizações automáticas com novas funcionalidades e melhorias de desempenho para micro, pequenas empresas e empreendedores individuais.

Entre as funcionalidades estão a criação de orçamentos personalizados, com diferentes níveis de detalhe e categorias de gastos; definição de metas e indicadores de desempenho para acompanhar o progresso dos orçamentos; geração de relatórios e dashboards para análise e acompanhamento dos orçamentos; e alertas e notificações para lembrar de prazos e acompanhar desvios em relação ao orçamento.

A prestação de serviço funciona por meio de assinatura e o cliente paga uma mensalidade ou anuidade para utilizar a plataforma, com acesso às funcionalidades e suporte técnico. O valor da assinatura pode variar de acordo com o número de usuários, funcionalidades e volume de dados utilizados.

“Oferecemos um suporte personalizado, pois entendemos que, na maioria das vezes, a Orca é o primeiro passo desse empresário para informatização do seu negócio. Dessa forma, oferecemos um interface intuitiva, fácil de usar, que economiza tempo precioso e, é claro, com um preço acessível”, diz o empresário. O principal objetivo da Orca para 2025 é atingir o ponto de equilíbrio e lançar um novo módulo focado na solicitação de cotações. “Além disso, iremos disponibilizar a integração do software com outros sistemas. O objetivo é aumentar o ecossistema da Orca, abrindo novos canais e aquisição e aumentar as vendas”, enfatiza Túlio.

Serviço

Site: https://orcaapp.com.br/

Instagram: @orcaapp

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Capital Empreendedor
  • Micro e Pequenas Empresas
  • startup