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Transformação digital melhora desempenho dos pequenos negócios

Mas especialistas recomendam a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias emergentes com a interação pessoal com os clientes
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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A transformação digital tem o potencial de revolucionar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, como as pessoas interagem entre si e é uma oportunidade para que os empreendedores revejam seus modelos de negócios. Com adoção de tecnologias como, por exemplo, inteligência artificial, internet das coisas e robótica, as empresas podem usar dados de maneira mais inteligente. Isso possibilita melhorar a compreensão do comportamento do cliente, além de tornar os processos internos mais eficientes, satisfatórios e com redução de custos operacionais.

Para que as micro e pequenas empresas possam acompanhar essas evoluções inovadoras e tecnológicas, o Sebrae Goiás conta com o programa Transformação Digital, que tem como objetivo auxiliar na adaptação às mudanças para trazer maior competitividade no mercado.

A analista da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional, Gleice Kelly Simplicio de Melo, explica que o programa oferece diversas soluções e de forma gratuita. “Uma das principais vantagens é a possibilidade de a empresa ter consultorias especializadas, cursos on-line e capacitações. O consultor vai até a empresa, realiza um diagnóstico, entende a gestão e mostra as possibilidades de melhoria em processos. Com esses dados, sugere a implementação de novas tecnologias para obter os melhores resultados”, explica.

Mas a analista aponta desafios nesse processo em que é necessário também reposicionar o comportamento da empresa e envolver os colaboradores para conseguir uma melhoria efetiva.

Lorena Gomes, consultora de Tecnologia do Sebrae Goiás, ressalta que não há dúvidas sobre as vantagens que a transformação digital promove, como ganho de eficiência, satisfação dos clientes, controle de gestão, simplificação de processos e redução de custos. Mas a consultora enfatiza que é necessária uma atenção junto aos colaboradores e clientes, trabalhar o mindset (mudança de pensamento), a comunicação, os feedbacks e a revisão dos processos, avaliar e validar (ou não) as mudanças e, principalmente mensurar os resultados.

“Desenvolver novas habilidades e competências digitais, a necessidade de proteger os dados dos clientes e garantir a segurança cibernética também são pontos de atenção nesse processo”

Lorena Gomes

Segundo ela, os empreendedores precisam estar cientes da necessidade de equilibrar o uso de tecnologias emergentes com a necessidade de manter uma perspectiva humana em suas interações com os clientes. “Mas mais do que investir, os empresários e colaboradores precisam entender o impacto positivo que as mudanças podem promover”, diz.

Foi em busca de mais produtividade, menos custo, melhor controle e performance que Maria Araújo, que possui uma empresa de distribuição de medicamentos e materiais hospitalares e de estética em Goiânia, procurou o Sebrae Goiás para entender o programa Transformação Digital. A empresa está há nove anos no mercado e, de acordo com a proprietária, agora é o momento de crescer. “Para isso precisamos de mais conhecimento. Queremos trabalhar de forma mais personalizada, com uma equipe que entenda nossa missão, valores, visão, que esteja engajada, com metas estabelecidas”, conta Maria, que participou de um encontro realizado pelo programa.

A empresária também quer otimizar os recursos, fortalecer os diferenciais competitivos que possui e ampliar o número de colaboradores. Atualmente são gerados 15 empregos diretos. “Trabalhamos com órgãos públicos, hospitais, clínicas hospitalares e de estética, e não há espaço para amadores. Viemos em busca da transformação digital e de outras capacitações que o Sebrae possa nos proporcionar. O importante é que vamos saber como distribuir melhor a atuação de cada colaborador, avaliar as necessidades dos departamentos, como nos manter mais produtivos e com qualidade na prestação do nosso serviço”, destaca Maria.

O programa de Transformação Digital para micro e pequenas empresas tem a duração de dois meses. As turmas são realizadas com 30 participantes, e os interessados podem obter mais informações clicando aqui>

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Informações para a imprensa

Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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