Anicuns, no Oeste Goiano, a cerca de 130 km de Goiânia, fez o lançamento oficial para a população do Programa Cidade Empreendedora. O evento aconteceu na noite da última terça-feira (29). Um auditório lotado conheceu detalhes de como a cidade está presenciando uma experiência transformadora com o objetivo do bem comum. O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, fornece as ferramentas necessárias ao desenvolvimento econômico de acordo com a realidade do município.
Anicuns aderiu à versão “Transformação”, que trabalha com soluções avançadas. Além da possibilidade de atuar na área que é a maior aptidão da cidade – no caso, o turismo –, também haverá um trabalho de preparação de liderança e qualificação dos servidores com duração até dezembro de 2024. A expectativa é que haja melhoria no emprego e renda e diminuição do tempo de abertura de empresas trazendo uma simplificação dos processos internos.
O programa traz também o diferencial de trabalhar o plano de governo municipal e tratar como prioridade o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios, sendo uma forte ferramenta de trabalho para os gestores municipais. Também é um mecanismo da gestão privada para atender a população e fortalecer os resultados econômicos, empresariais e da geração de renda e emprego, ajudando criar cidades inovadoras e sustentáveis e com futuro promissor.
O gerente regional do Sebrae Flávio Vilhalva fez a apresentação do programa e explicou sobre o direcionamento da gestão, que passa pela capacitação dos secretários para o planejamento das ações, permitindo que a cidade desenvolva todos os seus potenciais, tais como industrial, comercial e turístico. Para Flávio, a administração municipal está empenhada em resolver as demandas da população. “É notório o desejo de transformação de uma cidade que tem muito potencial para se desenvolver em várias áreas”, destacou.
Na presença de diversas autoridades de várias cidades da região, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL), Valdir Ribeiro, ressaltou o empenho do município em buscar melhorias e lembrou que, ao conhecer o programa, sugeriu que fosse implantado em vários municípios. “A implantação do Cidade Empreendedora em Anicuns significa que todos estão com o mesmo pensamento, que é o melhoramento do município em vários segmentos e eixos, trazendo o avanço econômico”, disse.
O prefeito Paulo César José do Nascimento (Paulinho do Barreirão) destacou que todo esse esforço vai culminar em desenvolvimento de políticas para o fomento do empreendedorismo local, com a união de todos em busca do mesmo objetivo. “É preciso promover o crescimento econômico do município por meio de ações coordenadas entre o poder público, empresários, comerciantes, produtores rurais e a população em geral”, avaliou. A vereadora Claudia Gomes Gonçalves Bezerra (Claudinha) também acredita que a cidade vai viver uma nova fase a partir do trabalho desenvolvido com o Cidade Empreendedora e que a qualificação e a união de todos vai trazer muitos benefícios, avanços e melhorias.
Iron Costa, secretário de Indústria e Comércio, Agricultura e Abastecimento, crê que todas essas ações são possíveis com a supervisão e o acompanhamento da equipe de especialistas do programa. “A cidade vai passar por uma verdadeira transformação com a implementação. Atualmente estamos também trabalhando a melhoria e a efetivação de ações para o turismo, colocando o setor como uma opção para um público enorme da região metropolitana de Goiânia”, finalizou.
-
Saiba mais sobre como fazer uma Cidade Empreendedora clicando aqui>
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn