O número de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil saltou de 9,7 milhões em fevereiro de 2020 para 15,1 milhões em maio de 2023, um avanço de 55,6%, de acordo com a Receita Federal. O crescimento reflete a mudança no mercado de trabalho e o avanço do empreendedorismo a partir da pandemia de covid-19. Mas manter os empreendimentos ativos requer conhecimento sobre administração, planejamento e finanças.
A atuação dos MEI é responsável pela movimentação de bilhões de reais por ano no país. Avaliação de impacto inédita realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que o efeito da formalização do MEI gira entre R$ 19,81 bilhões e R$ 69,56 bilhões.
Justamente por essa grande relevância financeira e social do MEI é que o Sebrae tem um foco especial nessa modalidade de empreendedorismo, sempre com ações e atividades para ajudar as pessoas a se formalizarem ou a melhorarem seus negócios. As partes de planejamento financeiro e tributação, por exemplo, são essenciais para que o empreendimento se mantenha saudável e em dia com as obrigações, evitando problemas e sanções.
Em Caldas Novas, nessa jornada, o Sebrae vem promovendo algumas iniciativas, como uma palestra realizada em parceria com o Sicoob e a GarantiGoiás. A consultora do Sebrae Mônica Serra explicou sobre as atividades permitidas, direitos e obrigações, desenquadramento, estratégia e preparação financeira e contábil. Ela ainda ressaltou a importância da instituição no processo. “É importante lembrar que quem não possui o conhecimento necessário para realizar este planejamento financeiro deve procurar o Sebrae ou profissionais qualificados que possam ajudar”, afirma.
Como forma de contribuir com os empresários, o gerente do Sicoob de Caldas Novas, Crispim Junior, ressaltou a importância das linhas de crédito para o MEI e as vantagens de enquadramento em outras faixas de tributação. “É importante o empresário entender que se ele mudou a sua tributação, é sinal de crescimento e desenvolvimento e também é uma possibilidade de potencializar ainda mais o seu negócio”, afirma.
Saiba o que o Sebrae pode fazer pelo MEI clicando aqui>
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn