Colocar em prática o conhecimento e oferecer serviço gratuito para a população foram os objetivos do evento Super MEI, realizado pelo Sebrae Goiás e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio Goiás, na última segunda-feira (16). A ação, que aconteceu no Espaço de Conveniência do Shopping Estação Goiânia, foi aberta ao público e contou com a participação de alunos do curso de ciências contábeis.
A coordenadora da Estácio Goiás, Cristina Santos, conta que o evento teve como foco também esclarecer dúvidas e dar suporte e orientação para o público presente. “Os atendimentos foram feitos pelos alunos do sétimo e oitavo períodos, que auxiliaram também lojistas e comerciantes que já são microempreendedores individuais, que estão com seu cadastro ativo ou não”, disse.
Segundo Cristina, as pessoas que passaram pelo evento puderam receber informações sobre o processo de formalização pelo Portal do Empreendedor, os benefícios e a importância do pagamento do carnê (Guia DAS) e da declaração de rendimento anual. “Todo esse serviço foi oferecido de forma gratuita. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a teoria na prática, e as pessoas atendidas tiveram a chance de economizar com o serviço de consultoria”, pontuou ela.
O consultor do Sebrae Goiás Valtemar Nonato também destacou a importância do evento. “A população precisa dessa informação, da orientação, principalmente na época em que nós vivemos, em que cada um quer ter seu próprio negócio”, diz. Ele fala que as pessoas desejam começar sem custos, pelo menos de abertura e de algumas obrigações. “Então o MEI é importante para essa pessoa. E esse evento traz esclarecimento e informações”, afirmou o consultor.
Para atrair as pessoas que passaram pelo local, a Estácio organizou uma divulgação da ação em toda a Região da 44 e teve como direcionamento as principais demandas do microempreendedor.
Satisfação
A estudante Priscila Rachid foi uma das primeiras a chegar. Segundo ela, a preocupação era ter certeza se o MEI que ela teve realmente tinha sido fechado ou se ainda tinha alguma pendência em seu nome. “Tinha dez anos que eu estava em dúvida e não queria pagar um contador só para isso. Como surgiu essa oportunidade e por ser gratuita já corri aqui e consegui conferir a situação”, disse.
A estudante falou que, apesar da preocupação, ficou aliviada em saber que não tinha pendências da antiga empresa em seu nome. “Foi feita uma pesquisa ampla, em todos os lugares, e não tem nada em aberto. Essa situação aconteceu porque mudei de estado e pedi ao antigo contador para dar baixa na empresa, como eu me mudei não recebi a resposta se estava tudo certo. Hoje estou aliviada por saber que não tem nada errado, essa consultoria gratuita foi muito importante para mim”, concluiu.
A satisfação com o evento não foi só para Priscila, que recebeu a consultoria gratuita. O estudante do oitavo período do curso de ciências contábeis da Estácio, Gabriel Junio, também estava feliz com a oportunidade de praticar a futura profissão. “Hoje a gente teve essa oportunidade de aprender mais, mesmo que seja com foco no microempreendedor individual. Nós, que estamos no finalzinho do curso, passamos a entender de fato a sociedade”, disse.
Sobre o NAF
Pioneiro em educação fiscal no âmbito universitário, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma iniciativa da Receita Federal do Brasil e busca dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda e para as micro e pequenas empresas. Além de oferecer esclarecimentos sobre a Declaração do IRPF, o NAF oferece serviços como negociação para pagamentos de tributos, verificação de regularidade de CPF, abertura de empresas e palestras de educação fiscal.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn