O processo de seleção para Orientador Rural do Sebrae está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (15). A iniciativa é voltada para pós-graduados no campo de estudo de ciências agrárias que irão atuar como Bolsistas Orientadores de Agentes Locais de Inovação (ALI).
O orientador escolhido irá auxiliar na elaboração de um artigo e um estudo de caso produzido por cada ALI durante o período de visita às propriedades rurais, conforme explica o gestor do programa ALI Rural do Sebrae, Gustavo Toledo. A bolsa para essa atividade é no valor de R$ 6.500 por mês. Segundo o gestor, o acompanhamento e as orientações são feitas de forma on-line ou presencial. Está disponível uma vaga imediata, mais três para compor o cadastro de reserva.
As inscrições podem ser feitas pelo site da empresa Concepção Consultoria>>
O objetivo da seleção, segundo Gustavo, é identificar e contratar o profissional mais qualificado para esta atividade. “A expectativa é que o orientador ou orientadora possa fornecer conhecimento científico qualificado para produção de artigos e estudos de casos dos ALIs. Assim contribuindo com pesquisas e informações relevantes para a melhoria da gestão e do ambiente do pequeno produtor rural”, explica.
Principais atividades
As principais atividades que devem ser exercidas pelo profissional selecionado, de acordo com o gestor do programa, são: orientação de até 20 bolsistas ALI na elaboração de um artigo e um estudo de caso; elaboração de relatórios mensais sobre orientação acadêmica na produção dos produtos bibliográficos; elaboração de dois artigos próprios, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Sebrae; e participação em reuniões e eventos relacionados ao projeto.
Além disso, será necessário identificar gargalos tecnológicos a partir do levantamento e sistematização das demandas tecnológicas apresentados pelas empresas/instituições, bem como das ofertas tecnológicas disponíveis na região; e fomentar a aproximação das empresas com o ecossistema de inovação para apresentação de ofertas tecnológicas às demandas identificadas, com a estruturação e realização de encontros/seminários/workshops.
O perfil ideal, segundo o especialista, é um profissional com doutorado ou mestrado no campo das ciências agrárias que tenha competência em orientar pesquisadores com artigos acadêmicos, goste de pequenos produtores rurais e entenda o papel da inovação no desenvolvimento do país. Todos os detalhes da oportunidade e os próximos passos seguirão conforme cronograma no edital disponibilizado no site.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn