Estar presente do mais importante evento de moda da América Latina e quinto maior do mundo é um sonho para muitos profissionais do segmento. Além de conhecimento, a São Paulo Fashion Week (SPFW) proporciona vivências e troca de informações, essenciais para quem quer avançar na carreira. E esse sonho foi compartilhado por um grupo de vencedores do Concurso de Estilistas, promovido pela Sebrae Goiás na Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. Eles integraram uma missão, liderada pelo Sebrae, à última edição da SPFW, que aconteceu de 09 a 11 de novembro.
Na primeira edição do Concurso de Estilistas da Amarê, em 2022, o primeiro lugar foi das alunas do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Universo Goiânia, Lorrany Dutra de Oliveira e Jaiana da Silva Vieira, com a coleção “Ipê Amarelo e Suas Fases”. Em 2023, a forma de premiar mudou e houve três vencedores. Os ganhadores da segunda edição foram: Deusivan Martins de Araújo (UFG), com o projeto “Tempo e Espaço”; João Henrique de Oliveira (UEG), com “Project_Afromush”; e Lys Rosa e Rayane Aparecida (UFG), com a “Coleção Zazup”.
Além de assistir a alguns desfiles de marcas consagradas, outras atrações incluídas na programação, encantaram os alunos. O grupo passeou pela cidade, visitou a grande fabricante de jeans Emphasis, conheceu o famoso Beco do Batman, tradicional ponto turístico de arte e grafite na Vila Madalena, e a rua Oscar Freire, reduto das mais elegantes do país, onde eles puderam apreciar de perto peças de alta costura.
Além dos premiados, integraram a missão professores e gestores de moda de Goiânia, tornando a experiência mais enriquecedora. Thaís Oliveira, gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, foi a condutora do grupo para as vivências. “Foi fantástico, pois conseguimos proporcionar aos alunos um ambiente de fomento ao desenvolvimento da moda, com acesso ao que há de mais inovador e de tendências mais recentes”, celebra. Segundo ela, esse acesso proporciona aos alunos a inserção necessária para mostrar possibilidades e caminhos para suas carreiras.
Para Lorena Abdala, coordenadora do curso de Moda da UFG, que participou do projeto desde a primeira edição e ajudou a elaborar o edital, os premiados apresentaram coleções coerentes e maduras com acabamento muito profissional, o que os habilitou a aproveitar a oportunidade de forma plena. “A experiência é muito rica. Eles puderam ver na passarela as criações de grandes nomes, tudo o que eles conheciam pelas aulas ou pelas redes sociais, mas ao vivo. Como professor, é algo muito gratificante, a gente acaba dando uma aula enquanto as coleções são desfiladas celebridades”, comenta.
“Foi extremamente satisfatório ver as carinhas maravilhadas deles. Poucos teriam essa oportunidade, e vai ser muito valioso para a carreira deles. o Sebrae acertou em cheio quando escolheu essa premiação”, destaca a coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Universo Goiânia, Sueli Calafiori.
Mesmo já tendo ido a outras edições da SPFW, Carla Barros, Coordenadora do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG), garante que desta vez, integrando a missão, o momento foi muito especial. “Para os alunos é uma experiência sem igual, que mostra que é possível chegar lá. A visita à Emphasis foi um dos pontos altos da viagem, lá eles puderam ver todas as etapas e processos da confecção de uma peça de jeans”, comenta.
Jaiana Vieira, de 41 anos, formada em arquitetura e apaixonada por moda, assim como os colegas, ainda está sob o efeito de tudo o que viu e que a impressionou durante a missão. “Adorei cada atividade. Mas posso destacar que que me marcou muito. Foi excelente conhecer a trajetória do estilista goiano Theo Alexandre, criador da marca Thear Vestuário”, observa. O bate-papo com o estilista fez parte do Talk Empreendedorismo da Moda, dentro do espaço Sebrae na SPFW, e contou ainda com a participação do consultor de negócios da marca e do Sebrae, Leandro Pires.
A efervescência e criatividade de tudo o que viu na SPFW foi contagiante, afirma João Henrique, de 22 anos. “Já voltei colocando a minha marca para rodar. Comecei na moda por causa do Hip Hop e lá pude encontrar muitas celebridades que são minhas referências. Me animou muito porque, para mim, essa conexão entre música e moda é indissociável”, afirma.
“Foi incrível, eu e a Lys Rosa, minha parceira no projeto vencedor, havíamos planejado ir, mas não sei como faríamos porque não tínhamos dinheiro. Não sabíamos que a premiação seria essa. A gente voltou com a cabeça a milhão com tudo o que a gente viu e viveu. Voltamos super inspiradas”, comemora Rayane Aparecida da Silva, de apenas 21 anos de idade, que ainda não acredita que, além de ter vencido o concurso, mais este sonho se tornou realidade.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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