O Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação de Formosa realizou, na quinta-feira (18), um evento de educação empreendedora voltado aos educadores de todos os níveis de ensino (educação infantil, fundamental, médio, profissional e superior). O evento foi realizado no auditório da UEG – Câmpus Formosa. A abertura foi realizada com um vídeo motivacional sobre empreendedores que tiveram a oportunidade de ter contato com o Sebrae.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Sizélia Abreu, agradeceu ao Sebrae pela parceria e destacou a importância da educação empreendedora para a formação dos alunos. “Quero cumprimentar os profissionais da educação por estarem aqui buscando novos conhecimentos para aplicar nas suas unidades escolares e agradeço ao Sebrae, que sempre foi um grande parceiro nosso. É um ganho para a educação do município”. Sizélia apontou ainda que após dois anos aplicando esse projeto, o trabalho tem apresentado resultados significativos na melhoria do entendimento dos alunos da rede municipal de ensino sobre a temática que envolve o empreendedorismo.
A diretora da Univesidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Formosa, Arlete de Freitas Botelho, contou também que chamou sua atenção o tema da palestra definido, “O que eu acredito sobre ensinar!”. “Ninguém entra no Sebrae para ensinar se não passar pelo processo de aprendizagem pelas mãos dos professores. O que mais me chamou a atenção aqui foram as reflexões elencadas. Algumas delas me fizeram ir atrás de pesquisas para que eu pudesse conhecer um pouco mais sobre o tema. Fui até uma teoria de Karl Marx, que inclusive foi uma das minhas fases para a minha tese de doutorado, que é exatamente a transformação que nós vivemos”, relatou.
“A educação está em primeiro lugar nessa diretriz do empreendedorismo. Portanto, aproveitem essa oportunidade”, disse a diretora.“Estou feliz porque em 29 anos na minha trajetória como educadora do ensino superior, estou participando pela primeira vez de um evento com essa temática envolvendo educação empreendedora vinda do Sebrae”, completou.
O gerente regional do Sebrae Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, também falou sobre a importância do evento e ressaltou que a participação de todos é fundamental para a construção de uma sociedade mais acessível. “Estamos aqui para trazer um pouco mais da temática da educação empreendedora para todos os profissionais da educação. Trazemos aqui uma série de soluções e uma série de conteúdos sobre empreendedorismo. Então, toda a rede de educadores aqui de Formosa está tendo a oportunidade de acessar esses serviços oferecidos gratuitamente pelo Sebrae”, afirmou.
Segundo ele, é válido destacar que em 2023 o município já havia sido atendido com soluções. Foram formados cerca de 192 professores, e esses profissionais replicaram esse conhecimento de empreendedorismo para quase 6 mil alunos. “Percebemos a importância dessa ação, a curto e a longo prazo, na sociedade como um todo”, disse.
Educador Transformador
A analista do Sebrae Goiás Kelly Chagas, falou ainda sobre o Prêmio Educador Transformador, que reconhece e valoriza os trabalhos transformadores desenvolvidos por educadores em suas unidades escolares. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae, Brett Brasil e Instituto Significare, que está com inscrições abertas, que podem ser acessadas aqui: https://educadortransformador.com.br/
O evento contou também com a palestra “O que eu acredito sobre ensinar!”, da psicóloga e escritora Magda de Paula. Em sua fala, destacou a importância da inovação, da interação e do trabalho em equipe na educação. Ela também ressaltou que os professores são agentes transformadores e fazem a diferença na vida dos alunos.
A palestrante procurou envolver os profissionais presentes com dinâmicas, interação, descontração, música, conhecimentos educacionais e uma reflexão sobre o que fazem e o que precisam melhorar. “As pessoas também aprendem ensinando”, explicou.
A palestrante destacou que a evolução está acontecendo cada vez mais rapidamente, portanto, é necessário que se busque conhecimento. Magda trouxe ainda conceitos de ideias inovadoras. “É necessário que se amplie a visão para entender que o ensinar é papel e responsabilidade de todos. Ideias inovadoras, projetos e ações inovadoras são fazer diferente e não o comum que todas as outras pessoas fazem”, disse. Magda de Paula também falou de possibilidades e potencial que muitas vezes estão escondidas. “Para abrir possibilidades é necessário que cada pessoa perceba o quanto pode abrir a mente e o coração para que possa, com isso, obter o melhor resultado em suas vidas”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn