ASN GO Atualização
Compartilhe

Anhanguera faz folia com doçuras e o azedinho do limão

Comunidade se envolve na organização do Carnaval e aproveita para faturar com pequenos negócios
Por Deise Pasquarelli, de Catalão
ASN GO Atualização
Compartilhe
Carnaval em Anhanguera aproveita os atrativos naturais para gerar renda com turistas (Foto Redes Sociais/Prefeitura de Anhanguera)

O Carnaval de Anhanguera, cidade do Sudeste Goiano com 67 anos de emancipação política e reconhecida como a menor do estado, é uma celebração que reflete a essência alegre e descontraída dessa comunidade. Com seus modestos 926 habitantes, Anhanguera se destaca por suas tradições festivas, sendo o Carnaval uma das principais expressões dessa vivacidade local.

A cidade, situada às margens do Rio Paranaíba, faz parte das 37 atendidas pela Regional Sul do Sebrae, que apoia as iniciativas tanto de capacitação na Sala do Empreendedor quanto para consolidação da cidade como polo turístico e seu vocacional para o cultivo do limão taiti.

Anhanguera possui praias artificiais ao longo do rio, que se tornam pontos de encontro durante o período carnavalesco, criando um cenário único para a festa. A proximidade com a natureza e a atmosfera descontraída fazem com que os turistas se encantem ao explorar suas belezas naturais. Além disso, a cidade também é conhecida pelo Festival do Limão Taiti, outra celebração que atrai turistas. Esse festival destaca a produção local e oferece uma oportunidade única para os visitantes explorarem os sabores e aromas dessa fruta tropical.

Apesar da pequena dimensão da cidade, a festividade é grandiosa em espírito, congregando moradores e visitantes com alegria e animação. Os foliões se reúnem nas ruas decoradas, onde a música, as danças e as cores se fundem para criar uma atmosfera festiva e contagiante. Definitivamente, uma comemoração familiar.

A tradição do Carnaval em Anhanguera se estende além da folia nas ruas. A comunidade se envolve ativamente na organização do evento, inclusive a parte comercial, aproveitando para obter uma maior renda, tornando o Carnaval de Anhanguera uma experiência memorável.

Delícia com limão para completar a folia

Lídia Natyele e Arlindo de Souza, que apostam em datas comemorativas para aquecer os negócios (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Nesse embalo de alegria, Arlindo de Souza Lima Neto, 37, natural de Catalão e residente em Anhanguera há anos, desenvolve desde 2009, quando começou a faculdade, um negócio com foco em alimentação. Como os pais tinham pouca condição para manter Arlindo na época universitária, ele criou produtos conforme a demanda. “Comecei a desenvolver produtos para arrecadar recursos para minha formação. Fazia trufas aqui em casa e levava para vender na faculdade em Catalão”, conta. Assim foi o começo de seu negócio – vendendo cerca de 50 trufas por dia na faculdade. Foram quatro anos puxados e encorajadores. Formou-se fisioterapeuta e, desempregado, deu mais asas à imaginação empreendedora e começou a fazer outros tipos de doces: rosca, pão de queijo, pães. Com a clientela formada, Arlindo agregou a produção de festas em seu leque de atendimento. “Agreguei os bolos, docinhos, pirulitos, incluindo decoração, quando abrimos a nossa empresa informalmente em 2015, e depois passamos a MEI em 2017”, explica.

Atualmente, Arlindo e sua esposa, Lídia Natyele Rosa, são tricampeões do Festival de Gastronomia do Limão Taiti de Anhanguera – o geladinho de limão é imbatível – feito pela empresa deles, a doceria e confeitaria Delícia da Naty.

“Hoje nossa renda familiar é fruto desse trabalho: minipudim, brigadeiros, minitortas, doce de leite ninho, maçã do amor, entre outras delícias. Ajustamos o foco da empresa e não atuamos mais com decoração, apenas com as demandas dos doces customizados”, reforça. E, nas festividades da cidade – aniversário, Carnaval, festas de fim de ano – e datas comemorativas do calendário nacional, o número de visitantes é expressivo, fortalecendo a produção em até três vezes, segundo o empreendedor. “A clientela fixa é o que nos mantém, mas as datas diferenciadas nos ajudam pela vinda de turistas “, diz.

Hoje, o casal optou por não ter mais um ponto comercial, e o ateliê de trabalho fica na residência, com atendimento local e venda nas ruas de porta em porta, pois a cidade permite esse tipo de abordagem, incluindo delivery. As delícias da vez para o Carnaval são os milk-shakes de chocolate, morango e da estrela maior, de limão. E a tradicional “Laranjinha Gourmet”, o geladinho, terá vários sabores, sem faltar o taiti campeão.

O geladinho conhecido como “Laranjinha Gourmet” tem vários sabores, incluindo o premiado limão (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

“Embalagens artesanais, bilhetinhos, sacolinhas com carimbo aliados à produção artesanal com matéria-prima de qualidade, mais o amor”, diz o empreendedor, dando a receita para o sucesso do negócio. No cardápio, também há produtos zero lactose para atender ao público que não pode ingerir o componente nos doces. Seus dois filhos intolerantes à lactose os fizeram a estudar e elaborar novas receitas – tanto para os festivais da cidade quanto para o dia a dia da produção.

A combinação de belezas naturais, festividades tradicionais e a calorosa hospitalidade local fazem desta pequena cidade um destino encantador para quem busca uma experiência carnavalesca única e memorável.

SERVIÇO

Delícia da Naty Doceria e Confeitaria

Rua Fábio Pires, 42, Centro – Anhanguera (GO)

(64) 99246-2078

Instagram: @deliciadanaty.14

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Sul | Catalão: Agência Entremeios Comunicação / Deise Pasquarelli – (64) 98116-7276

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Anhanguera
  • Carnaval
  • case
  • Catalão
  • doceria
  • doces
  • geladinho