ASN GO
Compartilhe

Presidentes de CDLs do interior conhecem Sebrae Energia e Transformação Digital

Mais de 20 presidentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas do interior participaram da Assembleia Geral da FCDL, que aconteceu no auditório do Sebrae Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Representantes de CDLs de todo o estado e integrantes do Sebrae que participaram do evento (Fotos Edmar Wellington)

Os programas Sebrae Energia e Transformação Digital do Sebrae Goiás foram apresentados na última sexta-feira (22) para mais de 20 presidentes de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) do estado, durante Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). O evento aconteceu no auditório do Sebrae, em Goiânia, e contou com a abertura do diretor superintendente da instituição, Antônio Carlos Lima de Souza Neto, e do presidente da FCDL, Valdir Ribeiro da Silva, que também é membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE).

Antônio Carlos aproveitou a presença dos líderes lojistas para enaltecer a parceria e ressaltar a disposição que o Sebrae tem de fomentar os pequenos negócios em todo o estado. “Temos 51 anos de história e um papel importante no desenvolvimento da economia goiana. Temos uma estrutura organizada que permite nossa capilaridade em todo o estado, com atendimento, assessoria, consultoria para apoiar cada vez mais os lojistas. Estamos com o CDL em 46 municípios e temos condição de ampliar esse atendimento com essas parcerias importantes”, frisou.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto destacou trabalho realizado pelo Sebrae junto ao comércio estadual

O diretor lembrou que o objetivo da instituição que é de até 2026 chegar a 2 milhões de atendimentos para as empresas com CNPJ, desde o microempreendedor individual (MEI), microempresa e pequena empresa que possui faturamento de até R$ 4,8 mi ao ano. “Estamos trabalhando muito para que a gente consiga cumprir esse objetivo e promover a mudança e a transformação necessárias ao empreendedor”, ressaltou.

Para o presidente da FCDL, o Sebrae Goiás é um grande parceiro que apoia as atividades e ações realizadas pelas CDLs. “A FCDL está completando 50 anos, e estamos em um momento de crescimento dessa rede, já com quase 90 entidades. Nosso trabalho é, entre outros, levar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), congregar e coordenar as atividades das CDLs em Goiás, bem como propiciar o estudo e a defesa dos interesses da classe lojista de varejo e difundir soluções”, explicou Valdir Ribeiro da Silva.

O presidente da FCDL, Valdir Ribeiro da Silva, disse que a entidade está em pleno crescimento

Durante a assembleia foram discutidos assuntos relacionados à alteração do estatuto da entidade para adequação à mudança que houve na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre outros temas internos da entidade. Logo depois, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre dois programas: Sebrae Energia e Transformação Digital.

A analista do Sebrae Goiás Grace Kelly apresentou o programa Transformação Digital, que está com inscrições abertas e em formação de turmas específicas para CDLs. “Ano passado já iniciamos com algumas câmaras, e a expectativa é que sejam atendidos 20 CDLs e 600 lojistas nesse programa”, explicou. O Transformação Digital mostra não só a necessidade da transformação das empresas, mas também trabalha com o diagnóstico para perceber qual o grau de maturidade digital de cada empreendimento e mostra caminhos e soluções para que o empreendedor possa se manter mais produtivo e competitivo no mercado.

A analista Grace Kelly falou sobre o Transformação Digital, que atenderá CDLs

Os participantes também puderam conhecer o programa Sebrae Energia, em que os pequenos negócios, que têm autoconsumo e número de estabelecimentos significativos no estado, podem optar pela transição com apoio técnico e consultorias, que foi apresentado pela analista técnica e gestora do Sebrae Goiás, Vera Lúcia Elias de Oliveira. “É uma iniciativa do Sebrae no apoio aos pequenos negócios que estão no movimento de troca de fonte energética ou aqueles que pretendem em um futuro desenvolver uma nova possibilidade de energia para o empreendimento”, contou.

O Sebrae possui dois braços nesse programa e traz uma abordagem de energia para todos e oportunidade para muitos. Uma das vertentes é realizar um diagnóstico energético para ver o impacto do custo, do consumo e da potencialidade de geração de energia e, assim, oferecer informações estratégicas para tomada de decisão de uma empresa. A outra vertente, segundo Vera Lúcia, vem junto com o programa Goiás Solar, que apoia os pequenos negócios que atuam e queiram atuar no segmento de energias renováveis.

Vera Lúcia Elias de Oliveira abordou o Sebrae Energia, voltado a pequenas empresas

“São várias atividades dentro do programa voltadas a implantações de sistemas de fotovoltaicos. Temos uma Trilha Solar, que é toda uma jornada de capacitação e desenvolvimento desses negócios, ao mesmo tempo em que promovemos conexão para a geração de conhecimento desses empreendimentos. Queremos levar essa informação para todos os associados e mostrar que o Sebrae está à disposição para apoiar a melhoria do ambiente de negócios, com programas atuais que oferecem tecnologias sustentáveis”, finalizou.

Pesquisa da Aneel/Absolar deste ano mostra que a matriz energética fotovoltaica é a segunda maior utilizada no Brasil e representa 17,5% (38.857 MW) do total da matriz energética brasileira, atrás apenas da energia hídrica, que representa 48,3% (109.929 MW). De acordo com o estudo, a potência total da matriz não inclui importações e segue os critérios do Ministério das Minas e Energia (MNE), que adiciona, nos valores de capacidade instalada, as quantidades de mini e microgeração distribuída associada a cada tipo de fonte.

Em relação à geração distribuída, a pesquisa mostra também que o estado de Goiás está na sétima colocação no país, com 4,3%, atrás dos estados de São Paulo (13,8%), Minas Gerais (13,2%), Rio Grande do Sul (9,7%), Paraná (9,4%), Mato Grosso (6%) e Santa Catarina (5,9%).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • assembleia
  • Câmara de Dirigentes Lojistas
  • CDL
  • comércio
  • FCDL
  • lojistas
  • Sebrae Energia
  • transformação digital