Formado em Ciências Contábeis, durante 22 anos Cairus Magnus da Silva trabalhou no departamento de recursos humanos de uma grande empresa, até seu fechamento em 2022 por falência. “Eu adorava meu trabalho, sempre gostei de lidar com pessoas. Dediquei mais de duas décadas da minha vida à empresa e fiquei até o final, com meus patrões, para apagar a luz. Mesmo assim, até hoje não recebi meu acerto”, lamenta o contador.
Essa decepção o levou a achar um outro caminho, o do próprio negócio. “Já que havia dado meu sangue pela empresa de outros, poderia fazer o mesmo pela minha”, explica. Dois anos antes de sua demissão, Cairus já pesquisava e estudava a possibilidade de se tornar um empreendedor, pois em 2019 a empresa havia entrado em processo de recuperação judicial e ele já previa o final dessa história.
Negócio para chamar de seu
O irmão de Cairus já possuía duas pet shops e quando abriu a terceira, o chamou para uma sociedade. Ele não se tornou sócio, mas por muito tempo ajudou o irmão dando suporte todos os sábados em uma das lojas e, assim, aprendeu muito sobre a gerência deste tipo de empreendimento.
Quando achou o ponto ideal, vendeu o carro e investiu no negócio junto com seus pais. “A loja que comprei tinha uma funcionária, mas não tinha estoque de produtos”, explica Cairus. A funcionária não se adaptou à nova gerência, então ele precisou correr para aprender tudo sobre banho e tosa sem interromper os atendimentos para não perder os clientes.
“Comprei um curso e pedi ao professor para que as aulas fossem na minha loja e, em contrapartida, ele perguntou se outra aluna dele poderia fazer a aula com a gente, e eu concordei. Nesse período, além de ele ter me ensinado, deu a aula com meus próprios clientes”, relembra.
A loja oferece serviços de banho e tosa, acessórios, rações, medicamentos e táxi dog. O serviço logo teve muita aceitação e hoje a pet shop é referência na região. O atendimento é especial. “Enviamos fotos do processo para o dono do pet, perguntamos quais acessórios eles querem, como lacinhos e enfeites, e entregamos o bichinho de moto ou de carro”, explica, orgulhoso. “Nosso serviço é muito transparente, mostramos o espaço, os produtos que utilizamos. Se o bichinho está com algum probleminha de saúde que o dono não tenha percebido, filmamos, mostramos e ajudamos na solução”, acrescenta.
Cairus comprou uma loja que tinha 50 clientes, hoje são 600. “Temos uma média de 400 clientes/mês, entre cachorros e gatos. No terceiro mês a loja já havia se pagado”, comemora. “Como somos nós três, eu, meu pai e minha mãe, e não temos funcionários, aceitamos prestar o serviço até mais tarde, quando os concorrentes já não aceitam porque está perto do fim do horário comercial. Esse é um grande trunfo do estabelecimento”, analisa.
Com tanta demanda e sem poder ainda contratar mais alguém, ele adquiriu uma máquina para ajudar a secar os bichinhos, na qual pagou R$ 15 mil. “Foi um ótimo investimento porque equivale ao serviço de mais uma pessoa, praticamente”, explica.
De julho a dezembro de 2023, Cairus recebeu as visitas do Sebrae em sua loja, também participou de várias capacitações promovidas pela instituição. “Com o Sebrae, aprendi que nos dois primeiros anos o negócio próprio é só investimento, que demora para ter lucro. É uma batalha para quem está começando, e por isso tudo o que a gente possa aprender é válido”, reflete.
No futuro, mais trabalho
Como o pai já está com 64 anos e pensa em logo diminuir o ritmo de trabalho, Cairus tem a intenção de contratar mais gente. O faturamento da loja é 80% referente aos serviços de banho e tosa. “Quero oferecer mais novidades em produtos, como hidratação, detox, criar um cardápio de tratamentos para oferecer”, planeja.
“É puxado, saio da loja todo dia tarde e, quando chego em casa, vou fazer a divulgação do nosso trabalho nas redes sociais. É uma correria louca, mas estou feliz”, comenta Cairus. E acrescenta: “Hoje estou muito mais cansado, mas mais satisfeito, a loja é minha, suei muito e está sendo muito gratificante. Quando o cliente elogia e volta mais vezes, me sinto orgulhoso”.
SERVIÇO
Prime Pet
Endereço: Av. Ipanema, Quadra 03 lote 5, – Jardim Atlântico – Goiânia
Telefone: (62) 98494- 4872
Instagram: @primepet_shop
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
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