Em Goiás, 160 projetos desenvolvidos entre 2021 e 2023 foram inscritos em todos os níveis no Prêmio Educador Transformador. Foram 21 escolhidos – os três melhores nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos. Os municípios de Aparecida de Goiânia, Palmeiras de Goiás e Trindade, atendidos pela Regional Metropolitana do Sebrae, somaram nove vencedores que vão participar da etapa regional do prêmio. Os municípios de Águas Lindas, Anápolis, Barro Alto, Caldas Novas, Campinaçu, Goiatuba, Goiânia (2), Jataí, Jussara, Luziânia, Nova Glória e Silvânia, também tiveram ganhadores estaduais.
Realizado pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, o prêmio dá destaque a projetos educacionais que trabalham o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras que estimulam a transformação do conhecimento e a experiência em resultados para os alunos, equipe pedagógica e comunidade. “Essa ação é fundamental, pois destaca a transformação de ideias em boas práticas e a mobilização de alunos para o desenvolvimento de soluções. Ao reconhecer e dar visibilidade às práticas inovadoras e bem-sucedidas no ambiente educacional, contribuímos significativamente para o aprimoramento do sistema educacional como um todo”, avalia Bruna Maia, gestora estadual do prêmio. No ano passado, Goiás teve seis finalistas na etapa nacional, e cerca de 3 mil projetos foram inscritos de todas regiões do país.
Professoras goianas em destaque
Nesta segunda edição do Prêmio Educador Transformador, duas professoras goianas se destacaram novamente, conquistando o reconhecimento na etapa estadual. As vencedoras são e Flaviana Bárbara de Souza Machado, da cidade de Silvânia, na categoria Educação Infantil, e Leyliane Alves Barbosa Borges, da cidade de Palmeiras de Goiás, na mesma categoria.
A professora Flaviana Barbara de Souza Machado, da Escola Aprendizado Marista Padre Lancísio, de Silvânia, foi uma das finalistas nacionais ano passado e já é finalista na estadual em 2024, em primeiro lugar, com o projeto “Meu Corpo é Tesouro”, desenvolvido no ano de 2022. “Estar selecionada para a etapa regional já é uma vitória. Isso inspira a melhorar minha atuação na sala de aula com nossos alunos e esse reconhecimento traz uma renovação”, frisa Flaviana.
“O projeto visa a conscientização e principalmente a prevenção ao abuso sexual de crianças, e a prevenção é a melhor solução”, explica. De acordo com a docente, neste projeto foram trabalhados os cuidados com o próprio corpo, respeito com o corpo dos colegas, onde pode tocar, onde não pode, foi trabalhado o jogo ‘semáforo do toque’, em que os estudantes compreenderam as partes do corpo com as quais precisam ter cuidado. “O objetivo foi alcançado, pois as crianças estavam conscientes sobre o cuidado com o corpo e a prevenção ao abuso sexual. As famílias trouxeram devolutiva muito positiva do aprendizado e consciência dos alunos”, ressaltou.
Na primeira edição do prêmio, Flaviana participou com o projeto “Eu Sou Diferente: Conhecer, Conviver e Respeitar”, que teve como objetivo ensinar a inclusão de maneira lúdica. Flaviana trabalhou com 30 bonecos de feltro de diferentes tons de pele, alguns com deficiência física e visual, entre outros. Durante seis meses, ela trabalhou a temática da diversidade, com atividades atrativas e lúdicas, para que a aprendizagem acontecesse de forma significativa e prazerosa. “Conseguimos com esse projeto ampliar a consciência das crianças e casos de intolerância racial, por exemplo, não aconteceram mais na turma.”
Já a professora Leyliane Alves Barbosa Borges, da Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira, também de Palmeiras de Goiás, concorreu com o projeto “Anjos Municipais”, e ficou na segunda colocação estadual. O trabalho desenvolvido teve como objetivo mostrar a importância do patrimônio público e privado para a conservação das escolas, das moradias, da cultura no município, dos jardins, e também a conscientização de amor e cuidado com o próximo.
Em 2023, Leyliane desenvolveu o “Projeto ReciclAmar”, sobre reciclagem de lixo, que foi finalista nacional e teve como base a metodologia do Caderno de Atividades do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae. “Em um trabalho conjunto, o desafio foi desenvolver um projeto de educação ambiental para crianças de 4 e 5 anos, voltado para a separação dos resíduos recicláveis do lixo comum e, com isso, minimizar o impacto ambiental”, explica Leyliane.
A conscientização e o engajamento foram tão fortes, segundo a professora, que os alunos incluíram os pais para apoiar na construção de lixeiras feitas com produtos recicláveis para toda a escola. “As vozes das crianças foram ouvidas pela comunidade. O aprendizado ultrapassou os limites da escola, chegou até familiares e bairros e ganhou apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da prefeitura do município, que cedeu um caminhão para fazer a coleta seletiva do lixo, que passou a ser feita em todas as escolas municipais”, ressalta.
“Participar do Educador Transformador e ser selecionada me dá forças para continuar e empodera o professor. E trabalhar com o Sebrae me traz a sensação de ser valorizada, porque temos a chance de obter conhecimento, seja por meio de palestras, cursos ou entrevistas. Vou continuar participando e promovendo a minha melhoria profissional e da educação das crianças”, finaliza.
Os educadores selecionados para a próxima etapa demonstraram excelência em práticas pedagógicas inovadoras, que envolvem os alunos na solução de problemas reais e contribuem para a transformação da educação. “O Sebrae Goiás compreende que a escola, junto com os profissionais da educação, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de competências inovadoras nos jovens. Sendo assim, abraçamos este evento com alegria na busca de promover o avanço do desenvolvimento de uma cultura de excelência na educação, formando o empreendedor do futuro”, ressalta a gestora Bruna Maia.
Conheça o Prêmio Educador Transformador: https://educadortransformador.com.br/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn