O trabalho foi um desafio que a empresária Joveny Magalhães, hoje com 53 anos, precisou encarar desde muito cedo. A situação precária da família a fez, aos nove anos de idade, procurar em serviços como de babá e de empregada doméstica, o próprio sustento. “Precisava levar alimento para casa. Não tive escolha”, relata a empresária, que perdeu os pais muito cedo. Depois de casada, começou a trabalhar com o marido, proprietário de uma oficina que produzia ferramentas para garimpo.
Foi cuidando da parte administrativa que ela foi aprendendo e sonhando com um negócio próprio. Em 2001, Joveny inaugurou o Centrios Hotel, em Uruaçu, estabelecimento que se destaca no ramo da hospedagem no município. “Analisei a demanda de mercado da minha região e escolhi este caminho. Eram 29 apartamentos, hoje temos 65”, comenta. Além do espírito empreendedor que sempre a acompanhou, Joveny não desperdiçou nenhuma chance de se aperfeiçoar e também de participar de iniciativas do cenário econômico da cidade. “Sou formada em Administração de Empresas, fui duas vezes presidente da Aciau e uma vez segunda vice-presidente. São 20 anos de caminhada junto à Aciau/CDL”, conta Joveny, orgulhosa.
O Empretec
A história de empreendedorismo de Joveny foi marcada por um acontecimento que ela considera um divisor de águas. Desejava se capacitar como gestora de uma forma completa, e isso aconteceu quando participou do Empretec. “O seminário apareceu na minha vida em um momento muito oportuno. Há 20 anos dei meu primeiro passo. Em 2004, fiz as 80 horas do Empretec. Foi maravilhoso”, conta Joveny. O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), aplicada em 34 países, em que os participantes são estimulados a desenvolver as principais características de um empreendedor de sucesso, em seis dias de imersão. No Brasil o seminário é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.
“Aprendi a identificar as oportunidades e a melhorar todos os dias e dar o melhor de mim. Mudou a minha história, Me ajudou a gerir meu negócio e é algo para a vida toda”, conta a empresária, emocionada com a experiência que considera a mais transformadora de sua vida, e que não deixa de recomendar o Empretec a todos os empreendedores que conhece. Além disso, ela aproveitou, ao máximo, outros cursos, palestras e consultorias ofertados pelo Sebrae. “A instituição me fez ter uma visão de negócio e de vida, aproveitei tudo o que estava no amplo cardápio de capacitações para me auxiliar como empreendedora e cresci muito. O Sebrae é meu grande parceiro, falo dele sempre com brilho nos olhos, destaca Joveny.
Grandes planos
Aos, 53 anos, Joveny considera a sua jornada empresarial bem-sucedida, mas sabe que ainda pode chegar além e tem muitos planos para o futuro. “Tenho um grande projeto para o hotel, que inclui reforma da fachada, mais apartamentos, espaço para eventos, área de lazer com piscina e estacionamento. Iremos fazendo gradualmente, e tudo deve ficar pronto em três ou quatro anos”, conta. “Nossos hóspedes vêm mais a negócios, mas o Lago da Serra da Mesa está atraindo muitos turistas, famílias que vêm conhecer as beleza naturais da nossa região”, explica esta empreendedora natural de Goianésia, mas que vive em Uruaçu há 40 anos.
SERVIÇO
Centrios Hotel
Endereço: Av. Coronel Gaspar, 186 – Centro, Uruaçu
Telefone (62) 3357-3512
Instagram: @centrios.hotel.oficial
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn