ASN GO
Compartilhe

Com interlocução do Sebrae, Anápolis lança Redesim e simplifica abertura de empresas

Sistema on-line é um novo marco na desburocratização empresarial que estará disponível já a partir de junho
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe
O gerente regional Sérgio Monturil apresenta os benefícios da efetivação da Redesim em Anápolis (Fotos Leidiana Batista)

Anápolis avança na simplificação do processo de abertura de empresas. A Prefeitura Municipal e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) uniram forças para lançar o tão aguardado ambiente virtual da Redesim, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O evento ocorreu no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec) na segunda-feira (27/05). Este sistema inovador tem como objetivo principal reunir, em uma única plataforma, os órgãos e entidades necessários para a abertura de empresas, incluindo registros, cartórios, OAB, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, enfatizou a amplitude dessa iniciativa, destacando que agora é possível solicitar a abertura de uma empresa em Anápolis de qualquer lugar do mundo, graças à integração on-line proporcionada pela Redesim. Ele também expressou sua gratidão ao Sebrae Goiás como parceiro crucial nesse empreendimento, que facilitou a integração de todos os órgãos e entidades necessários para tornar essa interação uma realidade. “O Sebrae é um parceiro de primeira ordem, ele nos ajuda na integração da Redesim, pois coloca na mesa todos os órgãos e entidades necessários para fazer essa interlocução”, explicou.

A partir de junho, os empresários terão acesso a uma consulta prévia automatizada para a abertura de empresas. Essa integração é um marco significativo para a cidade, pois trará benefícios imediatos. O gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae, Sérgio Monturil, afirmou que se trata de “um grande passo para consolidar o processo de simplificação para aqueles que desejam abrir o próprio negócio ou para aqueles que já o tem, em especial donos de pequenos negócios que representam mais de 90% das empresas registradas atualmente no Brasil”.

Monturil lembra ainda que a integração da Redesim é fruto de um movimento liderado pelo Sebrae que se iniciou na década de 1990, cujo objetivo era garantir o que está escrito na Constituição Federal de 1988 quanto ao tratamento diferenciado a ser dado para micro e pequenas empresas. Esse trabalho resultou na aprovação da Lei Geral 123/2006, onde o eixo de desburocratização está previsto com vistas a facilitar a abertura, a alteração e a baixa de empresas. Ressaltou também a importância das parcerias com a Juceg e a prefeitura para que esta etapa fosse concretizada, não somente aperfeiçoando o processo, mas também integrando os órgãos partícipes da cadeia e disponibilização do serviço através de uma ferramenta on-line.

Sérgio Monturil e Euclides Barbo Siqueira, ao centro, com os parceiros da Redesim José Oscar Alves e Sergio Floriano Lemos

O secretário de Indústria e Comércio, Geraldo Lino, compartilhou sua satisfação com essa mudança, lembrando os dias em que a abertura de empresas era uma tarefa complexa e demorada “Sou contador, e quando comecei minha carreira era uma verdadeira pilha de papéis e lugares que tínhamos que ir para abrir uma empresa. Saber que agora tudo pode ser feito em um só lugar e de maneira on-line é um avanço que precisa ser celebrado”, destacou.

Sem a implementação da Redesim, os usuários enfrentam desafios significativos, como a falta de validação do endereço e da atividade pela Prefeitura Municipal, resultando em problemas como escolha de endereços inadequados e atividades não permitidas no local. Com a consulta prévia do local escolhido agora disponível, os interessados receberão feedback em tempo real, garantindo a conformidade das atividades com os regulamentos municipais.

O lançamento da Redesim em Anápolis representa mais do que uma simples atualização tecnológica; é um momento empolgante para atração de novas empresas e desenvolvimento econômico da cidade.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • abertura de empresas
  • Anápolis
  • desburocratização
  • RedeSim