ASN GO
Compartilhe

Encontro Regional do programa Cidade Empreendedora é realizado em Cidade Ocidental

Reunião teve como objetivo capacitar os municípios para a elaboração e implementação do plano de resíduos sólidos
Por Viviane Sena, de Cidade Ocidental
ASN GO
Compartilhe
Participantes do encontro conheceram a Área de Transbordo e Triagem de Cidade Ocidental (Fotos Viviane Sena)

Secretários de Meio Ambiente dos municípios que compõem o Entorno do DF participaram na manhã da última sexta-feira (12), do Encontro Regional Temático do Programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa do Sebrae, voltada para o gestor público que quer acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município. O encontro foi realizado no município de Cidade Ocidental, a cerca de 40 km de Brasília, e teve como tema o plano de resíduos sólidos.

Cidade Ocidental ocupa posição de destaque neste assunto, já que o município conta com diversas ações para melhorar o tratamento do lixo e preservação do meio ambiente, como a Área de Transbordo e Triagem, um espaço destinado para o descarte correto de resíduos diversos (plástico, papelão, papel, lixo eletrônico, pneus, vidro, móveis inutilizados, alumínio, metal e resíduos da construção civil). Além disso, realiza um monitoramento constante para evitar o descarte irregular do lixo.

A secretária do Meio Ambiente de Cidade Ocidental, Jéssica Gonçalves, apresentou algumas informações sobre o Plano de Resíduos Sólidos do município e também guiou os participantes do encontro à visita da Área de Transbordo e Triagem. “Aqui todo o espaço é dividido para receber, separar e dar destinação correta ao lixo. Como não temos o conhecido lixão a céu aberto, fizemos o cadastramento dos catadores para que eles possam retirar aqui os materiais que necessitam”, explicou.

Visita proporcionou detalhes sobre iniciativas para gestão de resíduos no município

Durante o encontro, os participantes também conheceram o projeto Suka Tech, desenvolvido pela ONG Programando o Futuro, onde lixos eletrônicos são recolhidos e reciclados. Vilmar Simion, presidente da ONG, explica que qualquer pessoa pode solicitar gratuitamente o recolhimento do seu lixo eletrônico através do WhatsApp (62) 4141-9800. Ainda de acordo com Vilmar, o projeto atende todo o estado. “Nós recolhemos os lixos eletrônicos, e aqueles computadores que podem ser consertados, nós arrumamos e devolvemos às prefeituras das cidades onde foram recolhidos, para serem utilizados nas escolas. O restante do lixo eletrônico vira matéria-prima e é vendido para várias indústrias”, afirmou.

Um dos municípios goianos que mais contribui com o projeto Suka Tech é Cristalina, e a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Rincón, explica que é feito um trabalho em conjunto com as escolas para alcançar essa marca: “Eles promovem gincanas, envolvem os alunos, pais, professores. Porque sabem que o lixo eletrônico que pode ser consertado vai voltar para o município e também como forma de contribuir com o meio ambiente”.

O gerente regional do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, explica que o Programa Cidade Empreendedora está em praticamente todos os municípios do Entorno, e esta ação visa contribuir não só com o município que está recebendo a iniciativa, mas principalmente com aqueles que são visitantes: “Estamos proporcionado a visita para municípios que têm sido referência em todas as temáticas abordadas nos encontros. O Sebrae trabalha no programa individualmente dentro de cada município. Essa é uma prática proposta para este ano, exatamente para que haja essa troca, onde uma cidade contribua com a outra”.

Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, explica que o Programa Cidade Empreendedora tem ações constantes dentro do município, tanto através da Regional quanto do agente territorial. “Estamos aqui para auxiliar as prefeituras e todos os seus gestores municipais nesse processo de melhoria do ambiente de negócio. O encontro realizado em Cidade Ocidental atendeu ao objetivo de promover um diálogo entre os gestores e trazer uma integração entre os municípios do entorno”, explicou.

Encontro do Cidade Empreendedora reuniu lideranças do Entorno do DF

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cidade Empreendedora
  • Cidade Ocidental
  • encontro regional
  • Regional Entorno do DF/Nordeste
  • resíduos sólidos