ASN GO Atualização
Compartilhe

A construção com o eterno pensar em crescer

Rodrigo Peres de Jesus é daqueles jovens que têm a veia empreendedora e sabe que para se desenvolver é preciso planejar
Por Carla Gomes, São Luís de Montes Belos
ASN GO Atualização
Compartilhe
Rodrigo buscou o Sebrae por meio do Programa Brasil Mais (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

A empresa HL Arquitetura, em Iporá, no Oeste Goiano, começou pequena com três funcionários, hoje o empreendimento se dividiu no escritório e na Construtora João de Barro e emprega quase 40 pessoas. Para auxiliar a organizar e gerir o crescimento do empreendimento, o Sebrae fez um acompanhamento sistêmico por meio do Programa Brasil Mais.

Rodrigo Peres de Jesus é daqueles jovens que tem a veia empreendedora e sabe que para crescer é preciso planejar. Sua história começou há seis anos, quando o seu sócio Hudison o convidou para trabalhar no escritório. Com quase um ano de casa, Rodrigo já tinha comprado 30% da empresa e, em três anos, conseguiu 50%, tornando-se sócio e passando a empresa para escritório e construtora.

Diante da ampliação dos serviços ofertados e apesar de nítido o crescimento financeiro da empresa, Rodrigo não conseguia visualizar e dimensionar o quão o negócio se desenvolveu. E foi nesse momento que ele buscou o Sebrae por meio do Programa Brasil Mais. “Quando a gente começou com escritório, era uma renda baixa variável. Tinha uma oscilação, mas fazíamos uma média fixa. Com a inclusão da construtora sabíamos que tínhamos dado um ‘boom’, mas não conseguíamos dimensionar. Com o acompanhamento do Sebrae, hoje sei que crescemos 300% do que ganhávamos”, disse.

De acordo com o empreendedor, eles sabiam que estava dando certo, já que de três funcionários passaram para 38. Porém, percebia que precisava profissionalizar os processos da empresa e entender o financeiro. Foi quando a agente do Sebrae Monique Santos ofertou o Programa Brasil Mais.

“A gente misturava muito as contas. O que era bruto, líquido, despesa e lucro. A gente se perdia. Entrava muito dinheiro, mas também saía muito. A gente não colocava isso em planilha. Hoje pondero isso para não mexer no caixa que é da obra. E foi nesse programa do Sebrae que consegui enxergar isso. Ficou tudo mais organizado”, afirmou Rodrigo.

Ainda conforme o empreendedor o Sebrae o auxiliou nesse momento e ele pretende aperfeiçoar ainda mais esse setor, além de implantar o marketing digital da empresa. Entre erros e acertos e a certeza que ainda tem muito que aprender, mas com a visão de crescimento continuo, Rodrigo destaca em sua fala a importância da parceria com o Sebrae para aprender e entender como se deve empreender em todas as áreas do seu negócio.

“Tem muitos processos que não entendia, mas a participação no programa me ajudou”, disse. Se antes a maior dificuldade era se organizar, a realidade hoje é outra. Ele tem um maior controle sobre as operações e ferramentas da empresa, redução de desperdícios de ferramentas, mais organização na compra de materiais e maior profissionalismo na execução do trabalho e gestão da empresa.

E os sonhos e o pensamento de crescimento não param. “Desfizemos a sociedade há três meses. Meu ex-sócio ficou com o escritório de arquitetura e eu com a outra parte, que se chama Construtora João de Barro. Agora, além de construtora, quero montar uma incorporadora para trabalhar com loteamento e, com essas mudanças, vou buscar o Sebrae novamente para me auxiliar nessa nova etapa da minha empresa”, finalizou.

Conheça o Programa Brasil Mais: https://vitrine.sebraego.com.br/brasil-mais/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • case
  • Construtora João de Barro
  • Empreendedorismo
  • HL Arquitetura
  • Iporá
  • Oeste Goiano
  • Regional Oeste