ASN GO
Compartilhe

Empreendedores participam do Empretec em Posse para impulsionar seus negócios

Com o objetivo de desenvolver novas capacidades, seminário foi realizado proporcionando aos participantes uma jornada de aprendizado e transformação
Por Renato Feitosa, de Posse
ASN GO
Compartilhe
Turma formada pelo Empretec em Posse: desenvolvendo capacidades empreendedoras (Fotos Renato Feitosa)

Destinado a aumentar o potencial empreendedor na cidade de Posse e região, no Nordeste Goiano, terminou no último sábado (17), o Seminário do Empretec. O evento, realizado em período integral na sede da Uniasselvi durante uma semana, contou com a participação dos novos “empretecos” que mais uma vez obtiveram o apoio total do Sebrae Goiás, através do gerente regional do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas. O gerente parabenizou a todos os concluintes e ressaltou a importância desse momento para o desenvolvimento empreendedor da região.

Nas oficinas temáticas, os participantes entenderam que errar faz parte do processo de aprendizado e que o fracasso não é o fim, mas uma oportunidade de crescimento. Nessas oficinas, eles apresentaram as características de competências empreendedoras, bem como a necessidade de sair da zona de conforto e aprender e desenvolver metas com planejamento e monitoramento sistemático. Entre as muitas características apresentadas, a qualidade, a eficiência e a persistência foram fatores destacados. Além disso, a busca por informações, o estabelecimento de metas, a tomada de riscos calculados, o comprometimento, a definição operacional de autorresponsabilidade, a persuasão, a rede de contatos, a independência e a autoconfiança foram algumas das muitas ideias trabalhadas e que, a partir de então, passarão a ser executadas.

“O pessoal chega ao seminário com muita expectativa, convidados pelos colaboradores do Sebrae ou indicados por outros participantes. A dificuldade em traduzir em palavras os benefícios do Empretec leva muitos a confiar nas indicações de amigos e nas recomendações dos colaboradores do Sebrae. Assim, matriculam-se na esperança de uma mudança comportamental, de uma virada de chave na vida e de melhores resultados nos negócios, mas sem saber ao certo o que esperar do dia a dia do curso”, disse Luiz Felipe Escarlate, que deixou a capital federal para estar em Posse como facilitador do Empretec.

O resultado do sábado, ao final do seminário, surpreendeu a todos, pois percebem a intensidade do trabalho realizado, o foco na obtenção de resultados e a força de seus comportamentos dentro das empresas. Descobrem, então, que são os principais responsáveis pelos resultados que geram. É claro que a ideia de que cada um é responsável pelos próprios resultados é compreendida por muitos, mas poucos a aplicam no dia a dia. Isso exige uma mudança de atitude em diversas decisões tomadas na empresa.

Os facilitadores Luiz Felipe Escarlate e Luciana Rauber orientaram os trabalhos e avaliações

“Ao final do sábado, os participantes se sentem cansados, mas revigorados por terem dado uma verdadeira virada de chave. É nesse momento que encerramos as atividades mais desafiadoras, como a implantação de um negócio real durante a semana. Inicialmente, muitos acham que o tempo é curto e que não conseguirão, mas, no final, a maioria, senão todos, consegue recuperar com sobras o valor investido no seminário graças aos resultados obtidos nas empresas, então eles estão surpresos, felizes e esperançosos em relação ao futuro, tanto na vida pessoal quanto na vida empresarial”, analisou Luiz Felipe.

O especialista explicou que a metodologia do Empretec trabalha para desenvolver o potencial empreendedor dos participantes, de forma prática, com atividades vivenciais que simulam situações reais do mercado. “Trabalhamos com dez características de comportamento empreendedor, que mimetizam as atitudes e ações de empresários”, disse.

Os participantes realizaram diversos exercícios e jogos empresariais para autoavaliação e desenvolvimento de novas habilidades. “Essas atividades simulam situações do dia a dia, proporcionando um ambiente seguro para que os participantes experimentem diferentes abordagens e identifiquem suas áreas de melhoria, agindo de forma diferente para conseguir ter resultados diferentes”, enfatizou a facilitadora Luciana Rauber, de Goiânia.

Mudança de mindset

Participantes fizeram diversas dinâmicas durante o seminário

Os empretecos saíram comprometidos e entenderam que houve uma mudança de mindset, uma vez que se comprometeram a fazer aquilo que haviam se comprometido a fazer. É o momento de cobrar resultados, liderar, ganhar espaços, gerar empregos, abrir novos mercados e novos relacionamentos com protagonismo e responsabilidade.

“Verifiquei que meu maior aprendizado foi a importância de definir um objetivo claro. O curso me proporcionou essa visão: saber onde queremos chegar facilita todo o processo. No meu caso, sempre tive dificuldade em manter o foco, permitindo que outros fatores interferissem nos meus objetivos. Quando tivemos que criar a empresa, percebi essa dificuldade. Consequentemente, embora tenha conseguido realizar várias tarefas, senti que poderia ter ido mais longe se tivesse me mantido mais focada no meu objetivo final. Antes do Empretec, eu tentava definir meus objetivos, mas permitia que outros comportamentos me atrapalhassem. Não percebia minha própria coragem, comprometimento e persistência. Às vezes, o medo de errar me paralisava. Hoje, vejo que o erro não é algo a ser evitado a todo custo, mas sim uma oportunidade de aprendizado”, ressaltou a empresária Maria Cardoso dos Santos, proprietária da Ótica Maria Cardoso, que conta com duas lojas, uma em Posse e outra em Flores de Goiás.

O comerciante Victor Gabriel Silva disse que recomenda o Empretec a todos que desejam impulsionar seus negócios

“O Empretec foi um divisor de águas na minha carreira. Participei do programa em 2023 e desde então minha visão de negócios mudou completamente. Foi um dos investimentos que eu fiz na minha carreira que mais me ajudou, abriu minha mente, consegui expandir os meus negócios, consegui entender mais sobre o que é realmente empreender e realmente me achar no mundo dos negócios. Agradeço ao Sebrae por essa oportunidade e recomendo o Empretec a todos que desejam impulsionar seus negócios e alcançar o sucesso profissional”, disse Victor Gabriel Silva, gestor do Smart Bom Preço e da Central das Bebidas.

“Este ano tivemos o prazer de firmar uma parceria com o Sebrae, sediando o Empretec do segundo semestre de 2024. Tive a oportunidade de ser uma das alunas dessa turma e tenho apenas maravilhas a dizer sobre esse curso incrível, que prepara tão bem o nosso comportamento como empresários, nesse mundo que hoje é tão competitivo. Muitas vezes pensamos que é apenas sobre vendas, marketing ou atendimento, mas não é. Entendemos que o comportamento é realmente muito importante no mundo empresarial. Esse curso foi um verdadeiro marco na minha vida, e com certeza me fará progredir ainda mais, tanto como pessoa quanto como empresária”, salientou Camila Correia, gestora da Faculdade Uniasselvi em Posse, que foi anfitriã do seminário.

A gestora da Faculdade Uniasselvi em Posse, anfitriã do seminário, Camila Correia, também participou e aprovou

De acordo com o gerente regional Cléber Chagas, o seminário é um programa que vai muito além da empresa, se propondo a trabalhar o indivíduo e seus comportamentos empreendedores. “Isso reflete na empresa, nos relacionamentos e nas conexões. Portanto, é um programa que vem, de fato, para transformar realidades, tanto no mundo afora, nos mais de 40 países onde é aplicado, como aqui em Goiás. Nós temos a proposta de trazer o Empretec cada vez mais próximo do empreendedor, proporcionando essa mudança e transformação no sentido de networking. O próprio seminário se propõe a estimular, após o término, que os empretecos continuem com o relacionamento. Nesse sentido, temos o encontro de 21 dias, exatamente para proporcionar e estimular essas conexões duradouras, que vão refletir em negócios e em evolução, no sentido amplo, tanto para as empresas quanto para as pessoas”, destacou Cléber.

Conheça o Empretec no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/empretec/

O gerente regional Cléber Chagas lembrou que o curso vai muito além da empresa, se propondo a trabalhar o indivíduo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • capacidades empreendedoras
  • Empretec
  • posse
  • Regional Entorno do DF/Nordeste
  • seminário