ASN GO
Compartilhe

Festival Gastronômico Josephina’s aquece Niquelândia com tradição e cultura

Evento tem apoio do Sebrae e revela receitas de antepassados que alimentam a economia do município
Por Pedro Gomes, de Niquelândia
ASN GO
Compartilhe
O Festival Gastronômico Josephina’s é conhecido por sua abordagem inovadora da culinária raiz de Niquelândia, dos tempos em que o município se chamava São José dos Bandeiras (Fotos Pedro Gomes)

Niquelândia, cidade que fica localizada na Região Norte de Goiás, a cerca de 300 km de Goiânia, se transformou em um verdadeiro celeiro de sabores e tradições em razão da realização do IV Festival Gastronômico Josephina’s, Comida de Tradição. O evento, que começou na quinta-feira (05) vai até sábado (07) e vem atraindo visitantes para celebrar a rica culinária local da região do Lago Serra da Mesa.

Idealizado dentro das reuniões do Projeto LIDER Norte, uma iniciativa do Sebrae para promover o desenvolvimento regional, o festival surge como um impulso para o crescimento econômico, cultural e turístico do município, que está dentro da área de abrangência do escritório regional do Sebrae com sede em Porangatu. A proposta é destacar e fortalecer a identidade gastronômica e cultural da região através de uma programação diversificada que une culinária, música e arte.

A gerente regional Rubya Karla com equipe no festival, que surge como impulso para o crescimento econômico, cultural e turístico do município

A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais vibrantes, que destacaram a participação dos alunos do 3º ano do CPMG – Colégio da Polícia Militar de Niquelândia – CPMG Paulo Francisco da Silva e do grupo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Niquelândia. Também teve apresentação de congada. Os números emocionantes e coloridos deram o tom festivo à noite, envolvendo o público em uma atmosfera de celebração.

O Festival Gastronômico Josephina’s é conhecido por sua abordagem inovadora da culinária raiz de Niquelândia, dos tempos em que o município se chamava São José dos Bandeiras. Este ano, os visitantes podem se deliciar com pratos temáticos como a Matula Josephina’s, a Coxinha Congadas e o Pirão Josephina’s, todos inspirados nas tradições culinárias locais. A expectativa é que após o festival, esses pratos ganharão um lugar permanente nos cardápios dos restaurantes da cidade, perpetuando a riqueza gastronômica da região.

Mas o festival não se limita à gastronomia. Além das diversas opções de pratos, a programação inclui apresentações musicais e culturais, oficinas culinárias destinadas às crianças, e o aguardado desafio “A Josephina mais Granfina”. Neste desafio, chefs locais competem para criar receitas exclusivas, alinhadas à temática do evento, promovendo a criatividade e o intercâmbio de conhecimentos na cozinha.

Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), com o apoio do Sebrae e do Sesc, o festival representa um importante catalisador para a economia local. Ao atrair visitantes e promover a culinária regional, contribui para o fortalecimento do turismo e o crescimento sustentável da cidade.

Com uma combinação de tradição, inovação e celebração, o festival promete ser um marco no calendário cultural e econômico da região

Enquanto Niquelândia se transforma em um ponto de encontro para entusiastas da gastronomia e da cultura, o Festival Josephina’s reafirma seu papel como um dos eventos mais esperados do norte de Goiás. Com uma combinação de tradição, inovação e celebração, o festival promete ser um marco no calendário cultural e econômico da região.

A gerente regional do Sebrae Goiás, Rubya Karla, destacou a importância do festival gastronômico para a economia local. “Hoje o Festival Gastronômico Josephina’s representa muito mais que um evento da gastronomia, tem se transformado em um projeto que, através da culinária de tradição, impulsiona a economia local por meio do empreendedorismo. Tudo isso foi idealizado em 2016 envolvendo o núcleo empresarial de Niquelândia, sob a liderança da diretoria da Associação Comercial, e hoje já se encontra bem estruturado. Uma prova disso é que temos hoje aqui a participação de 25 empresas, não só do segmento de alimentação, mas de outros setores que também acreditam na capacidade empreendedora do festival”, pontuou Rubya Karla.

O presidente da Federação das Associações Comerciais, Empresariais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís, também comentou a relevância do festival gastronômico e a importância do trabalho realizado nesta parceria das instituições em Niquelândia, onde o Sebrae tem seu papel fundamental juntamente com a Acian.

“Participar hoje do Festival Gastronômico Josephina’s é como se estivéssemos tendo uma aula prática daquilo que discutimos na teoria. Trabalhamos ao mesmo tempo o empreendedorismo, a valorização da cultura local e o desenvolvimento regional. Nesse intento, a Associação Comercial de Niquelândia e seus parceiros, e aqui quero destacar a participação do Sebrae, que cumpre mais uma vez o seu papel permitindo que toda essa cadeia seja beneficiada, se uniram nesse projeto e hoje comemoramos a realização da quarta edição desse festival, considerado um dos maiores do estado. Essa pujança permite que micro e pequenos empreendedores possam aqui oferecer os seus produtos nesta festa linda que contempla também a população por ser um evento gratuito que movimenta a economia, além do que o comércio fica aquecido. Em nome da Facieg, parabenizo todas as instituições envolvidas”, finalizou o presidente Márcio Luís.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • gastronomia
  • Goiás
  • IV Edição do Festival Gastronômico Josephina’s
  • Niquelândia
  • Regional Norte
  • Tradição e Cultura