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Play’n Joy oferece experiência como estratégia para criar relacionamento com clientes

Lojas de brinquedos promove oficinas para crianças e movimenta comunidade com ações direcionadas ao fortalecimento do comércio local
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Wanessa Rocha é proprietária, junto com o marido Henricley Lima, de uma rede de três lojas de brinquedos (Fotos Silvio Simões)

As datas comemorativas podem garantir bons retornos para os pequenos negócios desde que tenham estratégias planejadas. Em Goiânia, a Play’n Joy Brinquedos, da empreendedora Wanessa Rocha, prepara ações com antecedência para não só garantir aumento de venda no período, mas também para criar um relacionamento com o público-alvo, que são as crianças, e com quem participa diretamente da compra, que são os pais. Depois de trabalhar com carteira assinada na área financeira por 20 anos, Wanessa assumiu a parte comercial do empreendimento que possui com o marido, Henricley Lima, no ano passado, e desde então se capacita e desenvolve para fortalecer a presença da marca no mercado.

A empresária conta que foi necessária uma reestruturação no processo de venda e visibilidade do negócio, que foi aberto há sete anos e possui atualmente três lojas: a mais antiga fica na Avenida T-4, no Setor Bueno, além de uma no Alphamall, próximo ao condomínio Alphaville, e a terceira na Avenida Milão, no bairro Eldorado, com nove meses de operação. Conforme buscou cursos de aperfeiçoamento na área, Wanessa entendeu que precisava implementar diferenciais competitivos. A empresa atua com parcerias, delivery e lista de presentes. Para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, a expectativa é que as vendas tenham aumento de pelo menos 10%.

Ela começou a realizar oficinas gratuitas para crianças, como por exemplo de massinha, slime, miçanga, pintura em gesso, troca de cartas de Pokemón, coleção de Hot Weels e experiências científicas. As ações deram tão certo que ela ampliou o leque de possibilidades e realiza oficinas para crianças com desenvolvimento sensorial aguçado, para as que possuem hiperfoco e, nas datas comemorativas, aposta no Festival de Picolés, entre outras atividades.

“Já atendemos mais de 300 crianças em ações que distribuo nas três lojas e o resultado é fantástico. Além das crianças ficarem longe das telas por um tempo, o encontro auxilia na interação entre os pequenos que até moram no mesmo condomínio, mas não tinham amizade”, avalia. E quando pensou nas oficinas gratuitas, a empreendedora também planejou um espaço para os pais que ficam perto. Por isso, muitos brincam juntos com os filhos e socializam com outros pais, com jogos de cartas, como o popular UNO. “Acredito muito que proporcionamos uma experiência que às vezes é difícil no dia a dia cada vez mais corrido para todo mundo”, ressalta Wanessa.

Além de investir nos produtos, a empresária também faz oficinas voltadas para as crianças

Proximidade com o cliente

É uma jornada desafiadora. Sentar, pensar, planejar para que a loja vá além do comércio. Mas oxigenar o relacionamento entre pais e filhos e direcionar para essa experiência faz parte da missão do empreendimento, segundo a empresária. Ela afirma que o casal trabalha para ter um fluxo de caixa sustentável e o sucesso do negócio, mas que é necessário investir em ações como as oficinas e canais de comunicação. A empresária criou, por exemplo, uma comunidade pelo Whatsapp com grupos diversos, como aqueles que buscam promoção, as oficinas gratuitas, novidades em brinquedos, ou ações sociais como doação de brinquedos.

Com isso, Wanessa conta que consegue atrair os clientes para a loja, fidelizar esse público e tem um diferencial em relação à concorrência. “Como os tempos estão desafiadores para todos, as unidades da Playn Joy Brinquedos conseguem ter destaque, e os momentos em que as famílias passam aqui ficam marcados na memória afetiva das crianças”, enfatiza. Mas para chegar nessa linha de ação, a empreendedora disse que pensar em cada etapa das atividades foi imprescindível.

A divulgação da loja e das ações são feitas pelas comunidades e pelo Instagram, e cada vez mais crianças comparecem às atividades. No começo eram seis e, atualmente, ela atende cerca de 20. Para entender todo esse processo e alinhar a gestão da empresa, Wanessa conta que é aluna assídua do Sebrae Goiás. Já fez curso de Precificação, Storytelling, Gestão de RH on-line e possui consultorias em finanças. O próximo passo, segundo a empreendedora, é conhecer os programas como Sebraetec e a possibilidade de ser atendida pelo ALI Produtividade, além de cursos mais específicos para redes sociais.

Para o Natal, Wanessa vai divulgar workshops que prepara para as crianças. As oficinas são gratuitas, mas os workshops terão uma taxa de inscrição. O primeiro está previsto para dia 9 de novembro e será de ‘Bolinhas de Árvore de Natal’. As próprias crianças serão ensinadas a personalizar quatro bolinhas em acrílico e cada uma, com sua criatividade, vai enfeitar a árvore natalina com seu trabalho manual. Para a empreendedora, essa é mais uma estratégia para convivência entre as crianças, despertar da criatividade e a certeza de que os benefícios para o negócio vão acontecer.

Ação Social

E a loja também espalha solidariedade nessa época do ano. Eles promovem uma campanha de doação de brinquedos em bom estado de conservação e a assistente social Ilana Alves Nogueira faz a curadoria das peças por idade e higienização e separa os que tem condição de serem doados. No ano passado, os brinquedos arrecadados foram doados para uma comunidade na cidade de Goianira. Neste ano de 2024, a empresária adotou o povoado JK, próximo à Serra das Areias. “Todos nós devemos fazer nossa parte e termos responsabilidade social. Se cada um fizer um pouco, nós teremos menos tristeza no mundo”, lembra a empreendedora.

Outra forma de fidelizar o público é garantir a interação entre os pais e criar comunidades e canais de contato com o público

Parcerias

A empreendedora aos poucos montou um grupo de empresários para trabalharem em parceria, que começou com poucas adesões e atualmente já possui 80 membros. Isso foi formado ao longo de ações como palestras com temas como Tráfego Pago e Inteligência Artificial (IA). A Play’n Joy se juntou a outras 19 lojas do grupo e estão com uma panfletagem colaborativa em cada loja, em que cupons das empresas oferecem alguma promoção ou desconto. São salões de beleza, de estética, supermercados de pequeno porte ou lojas de roupas de criança. “Vamos pensando em ações que possam favorecer a todos e juntos vamos nos fortalecendo”, afirma Wanessa.

Campanha “Compre do Pequeno”

O Sebrae lidera um movimento e convida toda a sociedade a lembrar, reconhecer e compartilhar o seu pequeno negócio favorito. Com o slogan “Compre do Pequeno”, a campanha visa mostrar que os pequenos negócios fazem a diferença e são um patrimônio coletivo das comunidades. Dia 5 de outubro é comemorado o Dia das Micro e Pequenas Empresas (que representam 95% das empresas no país) e a ideia é mostrar que os pequenos negócios vão além das relações comerciais, eles transformam a realidade das pessoas e constroem vínculos com os clientes. #compredopequeno

Serviço

Playn’joy Brinquedos
Endereços: Avenida T-4, nª 82, Setor Bueno, Alphamall, próximo aos condomínios Alphaville e bairro Eldorado
Contato: (62) 2020-1320
@playnjoybrinquedos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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