ASN GO Atualização
Compartilhe

Programa JEPP do Sebrae Goiás tem primeiras turmas em Caldas Novas

Iniciativa leva aprendizado sobre empreendedorismo a estudantes de escolas municipais
Por Tauana Schetini, de Caldas Novas
ASN GO Atualização
Compartilhe
Estudantes da Escola Municipal Orozina Maria Martins participaram do projeto (Fotos Tauana Schetini)

As primeiras turmas do Programa Sebrae Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Caldas Novas marcaram um novo capítulo no incentivo ao empreendedorismo entre crianças e adolescentes. Isso porque os alunos da Escola Municipal Orozina Maria Martins realizaram, no último dia 11 de outubro, a culminância dos projetos.

Esse momento da finalização é um dos mais aguardados pelos pais, professores e coordenadores. Os alunos fazem as suas apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo da jornada empreendedora dentro de sala de aula. E cerca de 60 estudantes da Escola Orozina participaram diretamente do programa, dos quais os do 5° ano tiveram o tema sobre gastronomia e os alunos do 6° trabalharam com a reciclagem.

Sobre a reutilização dos materiais recicláveis, o objetivo foi conscientizar os alunos sobre sustentabilidade e como o reaproveitamento de materiais pode contribuir para um mundo mais saudável e equilibrado. “Durante a execução do projeto pudemos constatar que vai muito além do empreendedorismo. O JEPP ensina sobre responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e criatividade”, garantiu Virginia Rabelo, professora e coordenadora da equipe do 6° ano.

Na oficina de criação para a culminância, as crianças foram incentivadas a criar brinquedos com garrafas PET, papelão, tampinhas e outros resíduos que, ao invés de serem jogados fora, ganharam uma nova vida nas mãos dos pequenos empreendedores.

Alunos do 5° ano trabalharam com gastronomia e os do 6° com reciclagem.

Já os alunos do 5° ano aprenderam a transformar alimentos em produtos comercializáveis. Durante a jornada do JEPP na escola, os estudantes se dedicaram a criar receitas doces e salgadas sempre com foco na apresentação e na viabilidade comercial dos pratos.

Para a coordenadora da turma do projeto Kênia Lopes, esse foi um importante momento na vida social das crianças, no qual elas envolveram os pais nas atividades e conectaram família e escola de uma forma afetiva. “Eles conseguiram envolver de uma forma muito bonita os pais, amigos e familiares no projeto. Eles chegavam a me ligar ou mandar mensagem perguntando como estava sendo o desenvolvimento do trabalho em sala de aula”, enalteceu Kênia.

Eliene Cristina Miranda, coordenadora do projeto na escola, contou que os alunos não só aprenderam a cozinhar ou reciclar, mas também a pensar de forma estratégica: como apresentar o produto, qual o preço justo e como atrair clientes. “Eles viveram a experiência de um empreendedor na prática, e isso certamente fará diferença na formação deles”, destacou Eliente.

Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor desde cedo, o programa oferece aos alunos de diversas escolas uma educação focada na criação de soluções inovadoras, no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na valorização da criatividade.

Para a consultora Maria Eneide, que acompanhou o desenvolvimento do trabalho nas escolas, foi gratificante perceber o empenho de toda equipe escolar, diretores, coordenadores e professores, bem como o envolvimento de pais e comunidade no JEPP. “Houve um comprometimento para que o protagonista, o aluno, absorvesse, se desenvolvesse e tivesse um crescimento contínuo, trabalhando nas atividades propostas, as Competências Gerais da BNCC, Competências Socioemocionais, e também as Competências Empreendedoras necessárias para um futuro promissor do estudante”, garantiu.

Sobre o JEPP

Na formação do Jovens Empreendedores Primeiros Passos são apresentados para os professores os fundamentos pedagógicos, os princípios que embasam o JEPP e a correlação dele com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, também é trabalhado o conceito de educação empreendedora de modo que prepara o diretor para a implementação da proposta do projeto em sua instituição escolar. Aliada a um ambiente propício à aprendizagem, a formação JEPP favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Caldas Novas
  • JEEP
  • Jovens Empreendedores Primeiros Passos
  • Sebrae Goiás