Como parte de uma série de encontros promovidos em várias cidades de Goiás, o Sebrae realizou em Porangatu, no norte do estado, uma palestra com o objetivo de fortalecer o comércio local e desenvolver a economia da cidade a partir de suas características culturais e produtivas. Integrado ao Programa Cidade Empreendedora, o evento contou com a participação de especialistas e lideranças locais e abordou como a identidade cultural pode ser um ativo econômico para impulsionar o crescimento do município.
O consultor credenciado pelo Sebrae Josimar Rafael ministrou palestra sobre políticas públicas com a intenção de fazer uma provocação, uma conversa com os gestores municipais e equipes das prefeituras para que eles vejam a identidade local como um ativo econômico, aproveitando as características e potencialidades do território.
“O grande objetivo da palestra foi estimular os agentes públicos para que eles possam trabalhar juntos em prol do resgate e da construção do que de fato é a identidade territorial de Porangatu ou das cidades que estavam presentes aqui. Isso precisa, acima de tudo, gerar para quem é da cidade ou da região um sentimento de pertença e um estímulo ao desenvolvimento econômico do município”, explicou.
Ele ainda destacou a importância de utilizar as tradições e o imaginário popular como parte fundamental do desenvolvimento de uma cidade empreendedora. “Por isso que é importante que vários agentes se envolvam. Então, quando alguém for no comércio, ele vai entender que ‘aquilo é coisa da minha cidade’. Se ele está na educação ou passeando numa praça (da cidade) ele consegue entender que ‘isso é coisa minha’, pra que quando ele saia daqui ele possa ter uma memória afetiva”, afirmou.
João Luiz Prestes Rabelo, analista técnico do Sebrae Goiás e gestor do Programa Cidade Empreendedora, reforçou essa perspectiva ao explicar o papel do Sebrae como facilitador. “A indicação geográfica, o turismo, o ordenamento turístico e o plano municipal de turismo são caminhos. Por exemplo, Porangatu tem uma referência muito forte na produção de gado de corte, e isso é uma marca. Podemos promover eventos e produtos que reflitam essa singularidade e tragam desenvolvimento ao município. Quando se considera a força desse setor e da cultura local, podemos promover eventos e produtos que refletem essa singularidade e ajudam a desenvolver a economia do município”, destacou.
Um dos participantes, o vereador eleito Rafael Miguel, compartilhou sua visão sobre o impacto desse tipo de ação para Porangatu. “Foi maravilhosa essa palestra trazendo uma prospecção de futuro. O Sebrae acertou em cheio ao trazer o material e um palestrante de excelente qualidade, pra a gente falar ainda mais sobre o desenvolvimento da nossa cidade. Pois entendemos que Porangatu é referência e cada um de nós sabe um pouco do que realmente a cidade é. Então, é pegar a identidade da cidade e falar, ‘Porangatu é a melhor cidade de se morar, e a capital do bezerro de qualidade, produz o melhor mel’ e divulgarmos isso pra fora’”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn