O Sebrae Goiás, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e o Senar, promoveu na segunda-feira (28) o Encontro Temático Cidades e Territórios Empreendedores, em Goiânia. O evento foi uma oportunidade para os prefeitos eleitos conhecessem projetos e parcerias disponíveis para auxiliá-los na gestão municipal.
O evento foi prestigiado também pelos secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e de Infraestrutura (Seinfra), que também é presidente da Goinfra. A deputada federal Marussa Boldrin e o deputado estadual Virmondes Cruvinel também estiveram presentes.
O presidente da Faeg, José Mário Schereiner, ao recepcionar os gestores, falou da importância da parceria e do trabalho que pode ser realizado de forma conjunta. “Estamos totalmente abertos a fazer uma grande parceria”, sublinhou ao nomear as instituições presentes, e salientar a importância do fortalecimento dos sindicatos rurais.
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, falou a um público de mais de 40 prefeitos. “O Zé Mário (presidente da Faeg), juntamente com toda a equipe, recentemente nos procurou e pediu para que a gente realmente organizasse esse encontro, para que pudéssemos compartilhar muito do que teremos de oportunidades daqui para frente, de estabelecermos parcerias ainda mais fortes”, relembrou.
O Guia da Prefeitura Empreendedora, produzido pelos especialistas dos Sebrae, foi apresentado aos gestores. A publicação, com 200 páginas, pode ser baixada pelos interessados para auxiliá-los. “Se aprofundaram em temas de construção, de consolidação de um processo de transição da gestão municipal e de estruturação dos principais programas que o Sebrae pode ofertar e ajudar, e estabelecer uma parceria com vocês”, explicou Antônio Carlos sobre o guia.
O diretor superintendente destacou ainda os milhares de pequenos negócios que se estabelecem e promovem o desenvolvimento local. “Só para vocês terem uma ideia, nós temos em torno de 850 mil empresas no estado de Goiás. São micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões”, assinalou.
“A gente tem um trabalho muito forte em realmente promover o empreendedorismo neste programa especial, a Cidade Empreendedora”, frisou Antônio Carlos. Outro ponto que o diretor superintendente ressaltou trata-se da implantação da Sala do Empreendedor nos municípios, para a qual um funcionário local é capacitado e oferece atendimento de vários serviços que facilitam a vida do empreendedor.
Programa Líder
Além disso, o diretor superintendente destacou como referência o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (Lider). A ação foi criada para convergência da atuação entre lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor na promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios.
A transformação na cidade de Flores de Goiás, a 437 quilômetros da Capital, é um case de sucesso do trabalho oferecido pelo Sebrae. Ao participar do Programa Lider, alcançou destaque no Nordeste Goiano. “Foi importante para a criação de vínculos entre vários municípios, os gestores, as pessoas que estão à frente. Para que possamos desenvolver as nossas regiões”, afirmou Altran Avelar, prefeito reeleito do município.
Para o gestor, o encontro proporciona o fortalecimento do vínculo entre as pessoas, os novos gestores, as lideranças estaduais em um momento em que são oferecidas parcerias voltadas a estabelecer o desenvolvimento regional dos municípios. Em resumo, representa benefícios para a população, com mais qualidade de vida, aceleração do desenvolvimento regional, aumento do empreendedorismo, e possibilidade de geração de emprego e renda para os municípios.
Ao avaliar a importância do trabalho do Sebrae, o prefeito assinalou que irá contribuir para o fortalecimento dos pequenos empresários locais. Além disso, vai avaliar o resultado do serviço da Sala do Empreendedor no município, que proporciona conhecimento e capacitação aos empreendedores e aos comerciantes, o que fortalece o vínculo com o município, com geração de emprego e aumento de investimentos.
Cidade premiada
Anhanguera é outro município que contabiliza resultados positivos por meio da parceria com o Sebrae e o Senar. Ganhador do Prêmio Prefeito Empreendedor de 2022, em comemoração aos 50 anos do Sebrae em duas categorias, também conseguiu conquistar o título de Cidade do Limão Taiti. O projeto previa a produção de mudas de limoeiros e doação aos interessados.
Para o prefeito eleito Marcelo Paiva, a participação no encontro abriu novas oportunidades, a exemplo dos investimentos voltados às agroindústrias, por meio do programa Alimento Confiável. A proposta contempla o projeto do município de agregar valor ao produto in natura, com a transformação do fruto em suco para venda.
Inicialmente, serão contempladas 30 agroindústrias no Estado, com as consultorias financiadas em 70% pelo Sebrae e 30% pela Seapa.
Apoio à gestão municipal
Pedro Leonardo, secretário da Agricultura de Goiás, pontuou programas a exemplo do Alimento Confiável, Goiás Social e Mecaniza Campo, além de destacar a importância das emendas parlamentares. “Precisamos aproveitar as oportunidades com lideranças políticas. Além da atuação em conjunto com os sindicatos rurais, importantes para medir a efetividade das nossas políticas públicas”, afirmou.
Presidente da Goinfra e secretário de Infraestrutura, Pedro Sales ressaltou a importância de se compreender que “a administração pública brasileira é um processo profissionalizado”. Ele mencionou o exemplo ao falar da necessidade de os gestores estarem familiarizados com termos de referência para lançamento de processos licitatórios, além de todo o cuidado que cerca a elaboração de contratos.
Pedro Sales também falou sobre o escritório lançado para apoiar os prefeitos em projetos de infraestrutura. “Os municípios receberão auxílio quando encontrarem dificuldade”, afirmou. Além disso, anunciou que obras de conselhos tutelares, centros de convivência de idosos e feiras cobertas, terão suas obras executadas pela Goinfra, a partir do repasse de recursos pelas prefeituras.
Já o presidente da Agrodefesa, Rafael Caixeta, ressaltou a importância das parcerias para os municípios e informou trabalhos oferecidos a exemplo de inspeção alimentar.
Em sua contribuição, o superintendente do Senar, Dirceu Borges, apresentou o portfólio dos programas oferecidos, além dos mais de 200 cursos gratuitos. São projetos na área de promoção social ou programas como o de equoterapia, já com 30 centros instalados no estado e mais de 1500 atendidos. “Vamos levar capacitação, porque conhecimento nunca é demais”, afirmou.
A deputada federal Marussa Boldrin ressaltou o papel fundamental do Sebrae como agente de transformação de municípios. Ela citou o exemplo de Anhanguera, “hoje reconhecida como a cidade do limão taiti e Flores de Goiás, em que a realidade das pessoas foi transformada graças a essa parceria”, arrematou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn