No dia 26 de novembro, Formosa foi palco do 3º Workshop de Construção Participativa do Plano Municipal de Turismo, realizado na Hot Dogueria Foods. O evento reuniu empresários do setor de turismo e gastronomia, agentes públicos e representantes do Sebrae, que discutiram estratégias para consolidar o município como um destino turístico ainda mais promissor.
Durante o encontro, a facilitadora do Sebrae Rejane Pasquali, de Cuiabá, auxiliou os participantes na validação do plano. A especialista destacou a importância de ferramentas de apoio, abordou os desafios do setor e discutiu a construção de missão, visão e valores sólidos para o desenvolvimento turístico de Formosa.
Os participantes também realizaram dinâmicas e rodas de conversa que abordaram temas como a organização e estruturação da oferta turística, a exploração sustentável das paisagens do Cerrado e a valorização da cultura local. Segundo os organizadores, o plano de turismo tem como pilares a sustentabilidade ambiental, social e cultural, com promoção do desenvolvimento equilibrado e duradouro para o setor.
A iniciativa envolve diversos operadores do setor, como hotéis, bares, restaurantes, guias e gestores de atrativos turísticos, além de representantes da comunidade, associações de classe e outros setores da sociedade civil, bem representantes do Sebrae Goiás e agentes públicos.
“Essas reuniões nos permitem discutir não apenas a situação atual do turismo em Formosa, mas também traçar estratégias para os próximos dez anos”, destacou analista Jorge Luiz, representante do Sebrae. Ele ainda reforçou que o plano, a ser entregue em 12 de dezembro, funcionará como um guia estratégico para o desenvolvimento do turismo na cidade, o que deve fomentar a cooperação entre os diversos atores envolvidos.
Durante o 3º Workshop, o analista do Sebrae destacou a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento do turismo local. Ele enfatizou que o plano, fruto de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Formosa, é construído de forma participativa, com a colaboração de diversos operadores do setor.
O analista explicou que o workshop, que marcou o último encontro da etapa de construção do plano, promoveu discussões sobre desafios e possibilidades para o setor. “O Sebrae, como instituição que apoia micro e pequenas empresas, confirma a importância de um setor como o turismo, tão relevante para Formosa. Esse plano será um direcionado para consolidar o município como uma região estratégica e turística”, pontuou.
Segundo o analista, os eventos realizados contaram com a participação média de 20 pessoas por encontro, entre representantes do setor e da sociedade civil. Ao final, ele destacou a alegria com o engajamento dos participantes e reforçou o convite para a entrega do plano, que será um marco no desenvolvimento do turismo. O Sebrae, enquanto instituição de apoio às micro e pequenas empresas, reforçou seu compromisso em promover o desenvolvimento local e elevar o patamar de Formosa como um destino turístico estratégico.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn