ASN GO
Compartilhe

Prêmio Sebrae Casa Cor Goiás 2025 destaca o artesanato goiano como protagonista da arquitetura contemporânea

Iniciativa inédita reconhece projetos que integram a cultura artesanal de Goiás à alta decoração na maior mostra de arquitetura e design das Américas
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Premiação reconheceu os profissionais que melhor integraram elementos artesanais locais ao ambiente (Fotos Silvio Simões)

A CASACOR Goiás anunciou, na noite da última quarta-feira (18) os vencedores do Prêmio Sebrae Casa Cor 2025 de Artesanato, uma ação pioneira que celebra a valorização do artesanato goiano em projetos de arquitetura, paisagismo e design de interiores. A premiação reconheceu os profissionais que melhor integraram elementos artesanais locais aos ambientes, com a promoção da identidade cultural do estado em uma vitrine de alcance nacional. Os três primeiros lugares receberam como troféu uma obra de arte de um artesão goiano e o primeiríssimo lugar ainda ganhou um valor de R$5 mil, da Casa Cor 2025.

O grande vencedor foi o ambiente “Estúdio do Artista”, assinado por Jeferson Castro e Ricardo Masi, que encantou o júri ao unir arte e arquitetura de forma sensível e autêntica. O espaço contou com obras do próprio Ricardo, artista plástico, e de outros oito artesãos convidados, todos inspirados no tema nacional da mostra: Semear Sonhos. “A arte foi o ponto de partida do projeto”, destacou Jeferson. Para Ricardo, a dupla, com a colaboração de outros artistas, mostrou que o que é criado e produzido em Goiás tem valor e pode estar em ambientes de alto padrão. O troféu foi do artista José Inácio, nominado de ‘A Gordinha’.

O “Estúdio do Artista” fi o vencedor do prêmio, com a assinatura de Jeferson Castro e Ricardo Masi

O segundo lugar ficou com o ambiente “Refúgio Sereno”, de Rodrigo Borges, que ganhou a peça ‘O Abraço’, da artista Tuka Pereira. O espaço “Casa Cast”, de Gabriella Meireles e Leife Cantuária, ficou na terceira colocação e os arquitetos ganharam uma escultura têxtil chamada ‘Arandu’, da artista Katiane Francis. Ao todo, 12 ambientes foram avaliados por um júri composto por oito especialistas das áreas de artes, design, arquitetura, jornalismo e economia criativa: Sandro Torres, Vanessa Cruz, Décio Coutinho, Guilherme Barbosa, Miriam Pirit, André Franco, Jorge Neres e Cid Souza. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, inovação, harmonia estética, sustentabilidade e uso responsável de materiais artesanais.

Daniela Caixeta, gestora do Projeto Estadual de Artesanato do Sebrae Goiás, da participação do Sebrae na CASACOR e do Prêmio Sebrae CASACOR 2025 de Artesanato, celebrou a parceria com a 28ª edição da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, em Goiânia, e reforçou o papel do Sebrae na valorização do setor. “É a nossa primeira premiação e queremos que ela cresça a cada ano. O artesanato goiano tem potencial para se equiparar — ou até superar — o de outros estados. Essa é uma forma de mostrar a força da nossa cultura e a sofisticação”, enfatizou Daniela.

Daniela Caixeta, do Sebrae Goiás, destacou a valorização do artesanato goiano

A gestora agradeceu a parceria e ressaltou que o Prêmio reconheceu e valorizou o trabalho de arquitetos, paisagistas e designers que souberam integrar, com maestria e originalidade, a arte produzida no estado nos projetos da mais prestigiada mostra do segmento das Américas. A expectativa, segundo ela, é que em 2026, o número de ambientes participantes salte de 12 para 47, ampliando o espaço do artesanato na arquitetura contemporânea.

Sheila de Podestá, realizadora da CASACOR Goiás (ao lado da sócia Eliane Martins), enalteceu a realização do prêmio e disse que a parceria com o Sebrae Goiás é crescente. “Temos muito orgulho dessa parceria duradoura com o Sebrae, pois realmente acreditamos que o artesanato carrega simbolismo, história, ancestralidade e beleza para dentro dos projetos e das casas brasileiras”, disse. Sheila acredita que é necessário mais movimentos como esse para oportunizar o reconhecimento da cultura goiana.

O segundo lugar da premiação ficou com o “Refúgio Sereno”, de Rodrigo Borges

Sebrae na CASACOR

A premiação integra a programação da Loja Sebrae de Artesanato, que chega à sua quarta edição na mostra e tem se consolidado como uma vitrine de oportunidades para os artesãos goianos. O espaço é dedicado à exposição e comercialização de milhares de peças que representam a diversidade e a riqueza da produção goiana. Este ambiente se torna um ponto de encontro entre os artesãos e o público visitante, inclusive arquitetos, designers e colecionadores.

A loja é uma vitrine cuidadosamente pensada para destacar da tradição à vanguarda de artistas goianos de todas as regiões do estado. São 200 artistas com 1,7 mil peças que passaram por uma curadoria do Projeto Estadual de Artesanato de Goiás.

As peças que estão para exposição e venda abrangem a delicadeza da cerâmica e a expressividade da tecelagem, a inovação da marcenaria artística e a originalidade das biojoias, além de bordados, esculturas, luminárias, miniquadros, colchetaria, miniaturas e artes sacras produzidas com diversos materiais, como a palha do milho. A loja também possui diversos trabalhos feitos com foco na sustentabilidade, como as cestarias feitas com capim colonião e quadros com cápsulas de sementes de plantas do cerrado.

A terceira colocação ficou para o espaço “Casa Cast”, de Gabriella Meireles e Leife Cantuária

CASACOR Goiás

A CASACOR Goiás 2025 é a 28ª edição da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo que acontece em Goiânia. Este ano, o evento é realizado no Setor Marista, em um local inédito, na Rua 1.131, Qd, 235, Lt. 23. A expectativa é que mais de 29 mil pessoas visitem a mostra. A edição de 2025 reúne cerca de 65 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, que assinam 48 ambientes em uma área de 3,5 mil metros quadrados.

O tema deste ano é “Semear Sonhos”. O curador da CASACOR, Pedro Ariel, apresentou o conceito, que deve guiar os projetos dos profissionais participantes. A proposta convida a uma reflexão sobre a importância de imaginar um novo morar e sonhar com o coletivo, em um pacto planetário pela sobrevivência da espécie humana, tendo a natureza como aliada nas cidades.

Esta foi a primeira entrega do Prêmio Sebrae Casa Cor 2025 de Artesanato

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • CASACOR 2025