
O Sebrae Goiás está entre os três finalistas da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2025, na categoria “Estágio Inovador”, concorrendo como melhor projeto do “Sistema S”. A estagiária Edilayne Mendes Rodrigues, da Unidade de Assessoria Jurídica (Uasjur), segue agora para a disputa pelo primeiro lugar no Centro-Oeste.
O Prêmio IEL de Talentos é promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e tem como objetivo reconhecer a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho, além de estimular a qualificação de talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o país. Nesta fase final da etapa estadual, o Sebrae Goiás também participa do IEL Social, com arrecadação de alimentos para instituições que necessitam de apoio.
O projeto inovador apresentado por Edilayne é o “PODECast – O nosso jurídico entende que PODE. Ou não…”, um podcast jurídico com informações, orientações e tira-dúvidas para colaboradores do Sebrae Goiás sobre questões jurídicas. Ela conta que a proposta surgiu a partir de observações do dia a dia do jurídico. “Fazer um podcast com tema jurídico é uma forma de esclarecer dúvidas dos colaboradores no dia a dia. Às vezes o colaborador não tem tempo de vir aqui, então pode enviar suas dúvidas, e a gente monta o conteúdo a partir delas”, explica.
Há mais de um ano no Sebrae Goiás, Edilayne conta que sua experiência tem sido muito positiva para sua formação e destaca o acolhimento que a instituição oferece, especialmente na unidade em que atua. Cursando o 8º período de Direito na PUC Goiás, ela demonstra muita emoção com o reconhecimento. “Minha expectativa é alta, é uma emoção muito grande. Tenho muita gratidão por todos que me apoiaram muito. Olhar e ver as pessoas acreditando em você é muito legal. Em qualquer lugar que eu chegar, sei que vou ter gente me apoiando”, afirma.
A ideia do “PODECast” também nasceu de uma reflexão sobre a imagem tradicional do setor jurídico. Bárbara Alencar, gerente da Uasjur e supervisora de Edilayne, conta que o projeto surgiu a partir de um desafio enfrentado por muitas assessorias jurídicas: “É muito dito em várias organizações que o jurídico, muitas vezes, é burocrático. Nós vemos que existe uma grande possibilidade da assessoria jurídica interna de uma instituição ser mais acessível, estratégica e encontrar soluções viáveis para os problemas, sendo formadores de soluções”, ressalta.
O podcast, explica Bárbara, também busca aproximar o setor dos colaboradores. “A intenção é levar o conhecimento jurídico de forma acessível, sem juridiquês, sem grandes dificuldades. Queremos ter informações fáceis de serem compreendidas, trazer opiniões de outras áreas, casos concretos e convidados do meio jurídico”, detalha.
Sobre a atuação de Edilayne, a supervisora destaca que, desde o início, ela “demonstrou interesse em fazer mais do que estava previsto, sempre interessada em saber mais e em estar presente nos projetos, eventos e ações”. Para Bárbara, o prêmio é um marco importante na trajetória da estagiária: “Sem dúvida, é um propulsor de carreira. Ter essa visibilidade e reconhecimento nessa fase de formação é um impulso muito grande. Já inicia sendo vista de outra forma pelo meio jurídico e se sentindo capaz e potente, capaz de fazer mais do que se espera de um profissional mediano”, conclui.

-
Gisella Corcioli, gestora do programa de estágio do Sebrae Goiás, da Unidade de Gestão de Pessoas, destaca que “o Prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa importante para incentivar a inovação e o desenvolvimento de talentos no Brasil. Para o Sebrae Goiás, essa premiação mostra como é fundamental investir na gestão de pessoas, promovendo boas práticas que estimulam a criatividade, o empreendedorismo e a formação de jovens profissionais”. Ela enfatiza que, “ao valorizar programas de estágio e projetos de pesquisa inovadores, o prêmio incentiva empresas e instituições a criarem ambientes que ajudam no crescimento dos jovens e na geração de soluções criativas”. Com isso, também contribui para uma instituição mais forte e competitiva, sendo “uma oportunidade de reconhecer e apoiar talentos que farão a diferença no mercado e na sociedade”, finaliza.
-
