
O Sebrae Goiás realiza até dia 20 de agosto oficinas em escolas públicas voltadas para crianças e adolescentes sobre o uso consciente e saudável das telas, provocando a reflexão crítica dos alunos e os impactos para a saúde do cérebro. As oficinas são aplicadas por instrutor especializado e têm como foco educar para o equilíbrio digital, incentivar hábitos saudáveis, criatividade e interação social fora das telas e estimular as pessoas a usarem as telas – e não serem usadas por elas.
Ao todo, serão 15 oficinas ministradas em dez municípios goianos, com o objetivo de promover o bem-estar digital. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae e utiliza uma metodologia inovadora, que inclui uma série audiovisual com linguagem acessível e divertida, almanaques de atividades interativas e aplicativo para acompanhamento do tempo de tela. São trabalhadas 5 das 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Serão trabalhados os seguintes temas: Cultura Digital, em que os alunos entendem melhor como funciona o mundo digital e como ele afeta a sua saúde; Pensamento Científico, Crítico e Criativo, em que os estudantes são incentivados a pensarem de maneira científica sobre as telas e seus efeitos em sua rotina; Autoconhecimento e Autocuidado, que desperta nos alunos o convite de se conhecerem enquanto usuários de telas, questionarem se estão fazendo um uso saudável e compreenderem se há algum grau de vício; Responsabilidade e Cidadania, em que os estudantes são instigados a agir em relação às telas de forma pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação; e Empatia e Cooperação, sobre o olhar ao redor e o ato de cooperar.
As oficinas já foram realizadas em Goiânia, na Escola Simetria; em Guapó, na Escola Municipal Padre Conrado; em Palmeiras de Goiás, no COTEC Padre Antônio Vérmey, Em Alexânia, na Escola Municipal Sebastiana Maria de Jesus, e em Pirenópolis, no Educandário Municipal Dom Bosco.
Na quinta-feira (14/08) foram contemplados são Cocalzinho de Goiás, na Escola Municipal Modelo e na Escola Municipal Alto da Boa Vista, e Pirenópolis, na Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto e na Escola Dom Emmanoel Gomes de Oliveira. Na sexta-feira (15), é a vez de Santa Rita do Novo Destino, na Escola Municipal Benedito Borges Vieira, e Estrela do Norte, na Escola Municipal Carlos Oliveira da Silva (dia 15/08). E o circuito se encerra em Formosa e Planaltina no dia 20/08.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
