ASN GO Atualização
Compartilhe

Goiás brilha no Prêmio ‘Histórias de Quem Atende’ do Sebrae Nacional

Sebrae Goiás conquistou quatro premiações e ficou, pelo segundo ano consecutivo, entre os cinco melhores do Brasil no Net Promoter Score (NPS), que mede a satisfação e lealdade dos clientes
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Time reunido comemora conquistas na premiação: Sebrae Goiás é destaque nacional em atendimento (Fotos Vinícios José Araújo/Sebrae e Arquivo Pessoal)

O estado de Goiás conquistou destaque nacional ao ser premiado em quatro categorias do Prêmio Histórias de Quem Atende 2025, promovido pelo Sebrae Nacional. A cerimônia, realizada pelo Sebrae Nacional, em Brasília, na última sexta-feira (22), reconheceu o talento e a dedicação de profissionais goianos que transformam o atendimento ao empreendedor em uma verdadeira experiência de impacto e empatia. O Sebrae Goiás é bicampeão nacional na categoria Net Promoter Score (NPS), que mede a satisfação e lealdade dos clientes, ao ficar entre os cinco melhores agências do país, pelo segundo ano consecutivo.

Na categoria Educação Empreendedora, foram duas premiações, com o gerente da Regional Norte, André Moura, com a primeira colocação com o relato inspirador do projeto “Meu corpo é tesouro”, com atendimento à professora Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia. A gestora estadual da Educação Empreendedora, Bruna Roldão Maia Moreira, também foi premiada nessa categoria. Na categoria Agentes, Frederico Alencar (Agente de Roteiros Turísticos) também garantiu a premiação, com a Jornada SGS – Programa Aventura Natural, a maior ação de qualificação e adequação de sistema de gestão da segurança e turismo de aventura do estado, realizado por meio do Programa Turismo Goiás 5.0.

Bruna Roldão Maia Moreira foi uma das premiadas na categoria Educação Empreendedora

Criado pelo Sebrae Nacional, o prêmio tem como objetivo valorizar os profissionais da linha de frente que atuam nas redes de atendimento próprias ou parceiras, do Sistema Sebrae. A iniciativa reconhece histórias reais de atendimento que demonstram empatia, comprometimento e excelência no relacionamento com os empreendedores brasileiros. Neste ano, 2 mil vídeos de histórias de atendimentos foram inscritos ao todo pelo país. A seleção dos vencedores considera critérios como “Impacto positivo: ações que geram transformação na vida dos empreendedores” e “Inovação e dedicação: relatos que evidenciam soluções criativas e personalizadas”.

Para a gestora do prêmio Histórias de Quem Atende, Thalita Dias, essa premiação é mais que do que uma celebração interna. “O prêmio reforça o papel estratégico do Sebrae como agente de transformação social e econômica. Ao reconhecer quem está na linha de frente, o Sebrae valoriza o atendimento humanizado e eficiente, dois pilares essenciais para o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil, e mostra que nossa equipe está empenhada todos os dias em fazer o melhor. Quando recebemos a notícia, estávamos todos reunidos e foi uma emoção geral. É um resultado que mostra que estamos no caminho certo”, analisa Thalita.

O gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, lembra que teve que procurar em várias cidades histórias de destaque. E a professora Flaviana, que venceu a categoria estadual, regional e nacional do Prêmio Educador Transformador, recebeu diversas homenagens, foi foco de matérias em TV, e o projeto virou um e-book que pode ser aplicado em todo país.

O gerente André Moura e a gestora do prêmio, Thalita Dias: agentes de transformação social e econômica

“Essa história é sobre o compromisso com o cliente, inovação no atendimento, geração e valor da sociedade. É sobre transformar o futuro com coragem, sensibilidade e atitude. É sobre nunca desistir de procurar. O atendimento do Sebrae conectou talento, oportunidade, educação com transformação e se tornou inspiração para todo o país. Esse é um poder de um atendimento humanizado que vai além da orientação, provoca impacto, gera valor, muda o rumo da sociedade. Porque quando encontramos um talento escondido, damos a ele um palco certo e o Brasil inteiro aplaude. A história de Flaviana é referência porque alguém ouviu, acreditou e conectou”, explica o gerente.

No programa de turismo vencedor, Frederico Alencar, agente de roteiro turístico, contou que o trabalho de implementar o SGS consistiu em primeiro conseguir despertar o interesse das empresas e equipes, autoridades de saúde, unidades de conservação, como Parque Nacional das Emas, parques estaduais dos Pireneus e de Jaraguá, com o objetivo de desenvolver e melhorar processos e procedimentos para atender às normas ISO 2101. E então desenvolvendo e melhorando os procedimentos e processos para atender a nova DNP BR-2171. Em seguida desenvolveram a metodologia, lançaram edital e 17 foram contempladas (em 14 municípios) de cinco regiões turísticas.

Frederico Alencar, agente de roteiro turístico, ajudou a implantar o sistema SGS aplicado ao turismo

Cada empresa recebeu 64 horas de consultoria gratuita, com encontros remotos, coletivos e individuais, visitas técnicas e treinos e treinamentos voltados às normas ISO 21102 e 21103, alcançando mais de 60 participantes em três municípios. “Ao longo de sete meses, percorri dezenas de milhares de quilômetros, levei inovação, tecnologia e integração entre os atores de turismo. Fiz muita caminhada, entrei em cavernas, pratiquei rafting, boia cross, tirolesa, flutuação e rapel em cachoeiras. Ao final da jornada, temos empresas mais conscientes, mais tecnológicas, com SGS digital, operações mais seguras e turistas mais bem informados e preparados. Catorze empresas chegaram à auditoria no interior, 12 assinaram o termo de adesão, e agora estamos na fase de preparação para a certificação junto à ABNT”, explica.

O Histórias de Quem Atende é um prêmio que visa valorizar o atendimento individual ou coletivo, acessível, ágil e resolutivo, que gera relacionamento e que provoca mudanças no pequeno negócio, tornando-o mais competitivo e sustentável, ou na sociedade, por meio da promoção da educação empreendedora.

As categorias são: Rede Própria, com subcategorias (Atendimento ao Cliente, Atendimento a Projetos e Educação Empreendedora); Central Nacional de Relacionamento; Rede Parceira (Histórias de atendimento executadas por atendentes das Salas do Empreendedor e dos parceiros; Agentes de Atendimento; Perrengues de Quem Atende (histórias divertidas, situações atípicas); UF (Reconhecimento especial para a Unidade Federativa com o maior número absoluto de histórias premiadas) e NPS, voltada para premiar agências com as melhores avaliações de desempenho.

Em 2023, de acordo com a gestora do Prêmio Histórias de Quem Atende, o Sebrae Goiás teve duas premiações, sendo um na categoria Rede Própria, com o analista Ewerton Cesar de Oliveira Filho, e em NPS (Atendente) com o analista Leonardo José de Oliveira. Já em 2024 foram dois prêmios, na categoria Rede Própria – Atendimento a Projetos com a assistente Indyanelle Marçal, que ficou em 1º lugar na categoria, e em NPS (Agências) com a Agência Goiânia.

SERVIÇO

Prêmio Histórias de Quem Atende

Link dos vídeos:

Com André Moura, sobre a joia rara de Silvânia, do Prêmio Transformador Educador

https://www.youtube.com/watch?v=SlD5y2UhuZg&si=Tz9zg77nu8mjSLOD

Com Bruna Maia sobre os Quadrinhos Empreendedores do Futuro

https://www.youtube.com/watch?v=jbqhbPqEpn4&list=PL28XiuviQ6Ku-WvBhLBmJHHS7yfrI3Qlp&index=22

Com Frederico Alencar, sobre implantação do SGS no turismo goiano

https://www.youtube.com/watch?v=4Qf2689i1TI

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Histórias de Quem Atende
  • premiação
  • Sebrae Nacional