ASN GO
Compartilhe

Roda do Conhecimento sobre vinhos e cachaças é destaque na Faicris

Produtores locais e convidados de renome foram convidados para expor seus produtos e realizarem degustações na feira de Cristalina
Por Viviane Sena, de Cristalina
ASN GO
Compartilhe
A Roda do Conhecimento reuniu especialistas e empreendedores na Faicris (Fotos Viviane Sena)

A Roda de Conhecimento: Cachaças de Alambique e Vinhos do Cerrado – Beba Nessa Fonte foi destaque no segundo dia da Faicris 2025, Feira Agroindustrial, Comércio e Serviços de Cristalina. O espaço estava dedicado à valorização das bebidas artesanais da região nordeste do estado, conduzido por especialistas, produtores e profissionais renomados, além de harmonização e degustação.

O evento, que foi conduzido pela especialista em gastronomia Sonea Stival, começou abordando o assunto dos vinhos. Nesta rodada participaram: Gustavo Veloso, presidente da Associação Comercial Agroindustrial de Cristalina (Acaic) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Dr. Luís Otávio Biazoto Massa, prefeito de Cristalina, Adriana Carvalho, sommelier e produtora de vinhos, Thiago Faguriy, coordenador do Grupo de Trabalho em Apoio ao Setor da Vitivinicultura da Vice-Governadoria, Yuri Kosak, produtor de vinho, Ricardo Pereira, consultor de Vitivinicultura e Nilson Frigolin, presidente do Sindicato Rural de Cristalina.

Juliana Carvalho, consultora de enoturismo e sommelier, também esteve presente como consultora do Sebrae e falou sobre a importância do tema para o desenvolvimento deste setor em Goiás. “Tem praticamente cinco anos que nosso estado entrou para o cenário do vinho, as plantações começaram em 2013, mas nos últimos cinco anos que o assunto tomou uma proporção maior, ou seja, temos muito a explorar e crescer”, disse.

Yuri Kosak está no começo da jornada, mas já tem sucesso na produção de vinhos em Cristalina

Dentre os assuntos destaque na roda do conhecimento, o enoturismo ganhou destaque, abrindo a mente dos produtores de vinho para a exploração das vinícolas não só como produtoras das bebidas, mas também como pontos turísticos. Yuri Kosak conta que ainda está no começo desta jornada, e há cinco anos embarcou na ideia de produzir vinhos em Cristalina, e as primeiras garrafas já estão sendo comercializadas. Ele conta que ainda não explora o enoturismo, mas que a roda do conhecimento serviu para ele enxergar novas possibilidades.

Após o bate-papo, os convidados tiveram a oportunidade de degustar os vinhos apresentados e os pratos preparados pelo chef Eduardo Castro, todos dentro do contexto do festival ABC da boa mesa, utilizando alho, batata e cebola. Dentre eles foram servidos uma mini batatinha recheada com cream cheese, assada no sal grosso e chips de alho poró. Teve também uma quenelle de purê de batata com carne de porco picada, além de um prato composto por mil folhas de batata com crótons de porco, creme amarelo e tule de alho poró.

Célio Cintra, produtor da cachaça Cállida: quarta geração de uma família na produção da bebida

Logo em seguida o vinho abriu espaço para a cachaça. Geordanna Rodrigues, cheff de cozinha do Senac e instrutora, apresentou um drink elaborado com a bebida, água com gás e goiaba, que conquistou o paladar do público que acompanhou o evento. Desta vez, o bate-papo contou com a participação de Airton Arikita, vice-presidente da Facieg, Célio Cintra, produtor de cachaça, Luiz Mantega, presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique, João Chaves, produtor de cachaça e Wolon Felipe, analista do Sebrae.

Célio Cintra, produtor da cachaça Cállida, faz parte da quarta geração de uma família que tem tradição na produção da bebida. Ele conta que o desafio hoje é desmistificar o consumo da bebida aos exageros e excessos, mostrando que ela pode ser apreciada e compor mesas com pratos de alto nível.

A roda do conhecimento também mostrou como a cachaça tem ganhado novos mercados e principalmente, como Goiás tem se destacado nesse cenário. Woloson Felipe trouxe o apoio do Sebrae como ponto importante para quem deseja investir, melhorar e transformar seus negócios: “Nós estamos aqui para apoiar essas iniciativas, sejam elas de debates, conhecimento ou produção”, disse.

Sabores diversos foram explorados na feira

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cristalina
  • Faicris
  • Regional Entorno do DF/Nordeste