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Sebrae Nacional faz entrevistas na Chapada dos Veadeiros para manifesto para os pequenos negócios na COP 30

Equipe está coletando em vídeo depoimentos de lideranças comunitárias que falam do trabalho de base comunitária e dos desafios socioambientais da região
Por Izabela Carvalho, de Cavalcante
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Equipe foi documentar para a COP 30 estilo de vida, progressos nas atividades e desafios para as comunidades da Chapada dos Veadeiros (Fotos Edmar Wellington)

Equipe do Sebrae Nacional visitou comunidade Quilombola do Engenho II, no município de Cavalcante, na segunda-feira (1º), e, nesta terça-feira (02), foi à Comunidade do Moinho, em Alto Paraíso de Goiás, ambas na Chapada dos Veadeiros, no nordeste do estado. Goiás foi um dos três estados contemplados para a realização de entrevistas com lideranças das localidades para lançar um Manifesto de Políticas Públicas para os Pequenos Negócios durante a COP 30, em novembro, em Belém (PA).

A região foi escolhida em função de reunir um bioma em constante ameaça, como é o caso do Cerrado e contar com comunidades tradicionais, incluindo o Quilombo Kalunga, o maior do país, com uma área de 262 mil hectares que abrange terras nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

A analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Mariana Eghari, detalhou que a comunidade do Engenho II, no território Kalunga, foi escolhida por ser um quilombo que tem um trabalho muito forte ligado ao turismo de base comunitária e agricultura familiar. “Além de identificarmos ali a importância do trabalho do Sebrae junto à comunidade desde os anos 2000, quando deu início à estruturação do turismo na comunidade”, acentuou.

O gerente regional Cléber Chagas considera que registrar as impressões dos moradores da região valida o trabalho de base comunitária que vem sendo desenvolvido

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, destacou a importância de Goiás ser um dos escolhidos. “Quando o Sebrae Nacional nos escolhe, dentre 27 Unidades da Federação, isso de fato valida o trabalho que a gente vem fazendo, a referência que os empreendedores goianos são para o Brasil, e isso nos enche de orgulho e valida realmente o nosso trabalho”, destacou.

As entrevistas em vídeo destacam os representantes das comunidades como as principais vozes dos pequenos negócios, apresentando suas percepções sobre como vivem nas comunidades, impressões sobre seu histórico, os impactos das mudanças climáticas e as soluções que precisam ser apresentadas ao poder público e outros setores com foco na mitigação dos danos e adaptação dos pequenos negócios aos problemas identificados.

Cléber Chagas com o time do Sebrae Nacional – Mariana Eghari, Fausto Keske e Daniel Marques – e a líder comunitária Soledad Ramirez

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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