ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae firma parceria com Associação de Downs de Goiás e promove empreendedorismo e capacitação

No próximo dia 26 de setembro, entidade participará da Feirinha do Coração, que acontecerá no Sebrae
Por Carla Gomes, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Asdown faz artesanato para arrecadar renda. Sebrae concede apoio na capacitação (Fotos Aquivo pessoal-Ana Maria Ferreira Motta Fernandes)

A afeto refletido em bordados e a certeza de acolhimento em prol de uma boa causa. Assim pode ser definida a parceria que o Sebrae Goiás realiza com a Associação de Downs de Goiás (Asdown). O resultado dessa parceria será a Feirinha do Coração que acontece no Sebrae no próximo dia 26 de setembro. Um momento de conexões e de mostrar o trabalho que as mães da associação vêm desenvolvendo com o acompanhamento do Sebrae.

A gestora estadual de Artesanato do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, explicou que a direção da Asdown solicitou um apoio para realizar cursos na área de bordado. “A associação já trabalha com bordado, então o Sebrae entrou com um aperfeiçoamento, uma melhoria de produto. Eles fazem artesanato em bordado justamente para arrecadar renda para associação e quem faz são as próprias mães. Nosso apoio foi na capacitação dessas artesãs”.

Além da capacitação, o Sebrae oferece suporte para gestão na Asdown

Apoio que a presidente da Asdown, Ana Maria Ferreira Motta Fernandes, acredita que irá dar frutos futuramente. “As mães tem uma ajuda financeira de um salário mínimo, mas é desumano esse valor para garantir o sustento de uma família. Por isso, iniciamos esse trabalho. As mães que estão no projeto perceberam a diferença da renda familiar e acreditamos que o Sebrae vai nos trazer mais oportunidades”.

Os bordados dessas mães buscam trazer afeto para dentro das casas das pessoas que adquirirem o produto por meio de frases e imagens. Sempre acreditando na importância da troca, Ana destacou a receptividade do Sebrae com a entidade. “O apoio do Sebrae está sendo fundamental. Nem imaginávamos que conseguiria e está acontecendo, de forma muito bem conduzida e com o afeto. A gente fala de amor porque toda partilha precisa desse amor. Estamos nos sentindo completas. Fomos muito acolhidas pelo Sebrae, por meio da Daniela e da Thais”, afirmou Ana Maria.

Além da capacitação, Daniela Caixeta ainda lembrou que a instituição tem ofertado suporte de gestão para a Asdown. “Estamos dando apoio para a liderança da associação para melhorar a gestão. Eles estão fazendo o Transformação Digital, que é um programa do Sebrae. Também vamos realizar cursos de gestão, com foco no associativismo e no cooperativismo”.

A parceria, que iniciou em julho deste ano, já traz várias frentes. Além das capacitações, a possibilidade de participação em feiras, como a que vai ocorrer no dia 26 de setembro. “A feira tem o objetivo de vender os produtos para arrecadar dinheiro para a Asdown. Estamos apoiando várias ações. Capacitamos essas mães, que são potenciais empreendedoras do segmento de artesanato. Eu imagino que a gente deve ter um grupo de mais ou menos 30 mulheres trabalhando com o bordado. A Asdown participa de várias feiras de artesanato e o Sebrae pode ampliar essa participação como a Goiás Feita-Mão, que é uma feira realizada pela Secretaria de Retomada do Estado. O Sebrae apoia os artesões, com hospedagem, com transporte, com o que eles necessitarem”, explanou Daniela.

Sebrae Goiás busca identificar oportunidades para a associação

A gestora informou ainda que o Sebrae Goiás busca identifica as oportunidades em que seja possível que colocar a associação pra exposição e comercialização dentro do projeto de artesanato. “É uma parceria muito bacana, porque a gente tá apoiando um grupo, famílias que têm pessoas com Síndrome de Down, que têm poucas oportunidades. O Sebrae faz um trabalho com essas famílias com o objetivo de geração de renda, de empreendedorismo, de transformação. O projeto oferece oportunidades de exposição e comercialização dos produtos, com o objetivo de gerar renda, promover o empreendedorismo e transformar a vida das famílias envolvidas, impactando não apenas os artesãos, mas todo o núcleo familiar”, finalizou Daniela.

Reconhecimento que a presidente da associação confirma. “Temos um projeto que começamos denominado Primeira Notícia. O intuito é dar uma boa notícia para essa família acolher esse filho de uma forma que essa criança posse ser acolhida pelo mundo. E eu acho que essa parceria com o Sebrae está sendo isso. Ele está sendo um portador de boas notícias e oportunidades. E é isso que a gente precisa”, diz Ana Maria.

A Asdown explica em seu blog que é uma entidade sem fins lucrativos de abrangência estadual, de caráter social, educativo, científico e cultural. O objetivo é congregar pais e familiares de pessoas com a Síndrome de Down, com a finalidade de combater preconceitos relativos à aceitação da pessoa com a síndrome, conquistar seus direitos e promover a busca incessante de medidas, visando o seu desenvolvimento, bem como a sua integração à sociedade e o apoio às famílias.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • Goiânia
  • Regional Central