
O Dia do Empreendedor, realizado nesta terça-feira (9) no Salão da Educação de Cidade Ocidental, reuniu empreendedores locais, microempreendedores individuais (MEI) e representantes de instituições financeiras para uma série de palestras, atendimentos e orientações práticas sobre crédito, gestão e oportunidades de negócios. Promovido pelo Sebrae Goiás, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento teve como objetivo fortalecer a Sala do Empreendedor, aproximar os empresários da gestão pública e oferecer ferramentas para o crescimento de seus negócios.
O evento contou com diversas palestras com o foco em orientar os empreendedores sobre crédito. A consultora empresarial do Sebrae, Iasmine Moura Cabral, palestrou sobre uso consciente do crédito. “Todos querem ter acesso ao crédito, mas muitas vezes não sabem o valor exato que precisam nem como aplicar esse dinheiro no negócio. Ter acesso ao crédito junto com informações de gestão é fundamental para que ele se torne um gerador de receita e prosperidade”, explicou Iasmine.

A palestrante deixou uma dica essencial para quem busca financiamento. “Construa seu fluxo de caixa. Saiba quais são suas receitas, tenha consciência dos seus custos, despesas e do ganho diário. Essa organização é essencial para entender onde o crédito pode, de fato, contribuir com o crescimento do negócio”, completou.
Já a palestra sobre Compras Governamentais, foi voltada para orientar os empreendedores sobre como vender para órgãos públicos. O evento também contou com a presença de cinco instituições financeiras e representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que falaram sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que oferece linhas de crédito com condições especiais, incluindo taxas atrativas e prazos de até 12 anos.
“A ideia é mostrar que o FCO é um recurso democrático, acessível a todos os empreendedores, inclusive mulheres com mais de 40% de participação societária, e que ele pode ser utilizado para expandir negócios ou implantar novos empreendimentos”, explicou João Paulo, assessor técnico da Sudeco.

Rairon Murada, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, afirmou que o evento como esse ajuda a encurtar a distância entre a prefeitura e o empresário. “Muitos ainda têm receio de buscar a gestão pública, mas queremos mostrar que somos parceiros. Nosso objetivo é que a cidade se desenvolva e isso só acontece com um comércio forte”.
O secretário destacou ainda que a Sala do Empreendedor, que já conquistou o Selo Prata em 2023 e agora caminha para o ouro, funciona de segunda a sexta-feira e atende principalmente MEI e microempresas, com suporte na formalização, regularização e orientação financeira.
Além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, estiveram presentes o Secretário de Administração da Cidade Ocidental, Mauro Neiva e o vereador Sanches Paiva.
Experiências dos participantes
O evento também proporcionou atendimentos individuais e esclarecimentos de dúvidas de empreendedores locais. Elielma Patrícia, artesã de crochê, destacou a importância do momento. “Vim para aprender mais sobre marketing e gestão, porque ainda não sabia como divulgar meu trabalho. Agora entendi que artesãos também têm vantagens e oportunidades e isso vai me ajudar a desenvolver meu ateliê”.
Já a empresária Lívia Moraes, que atua no ramo do agronegócio aproveitou a oportunidade para se informar sobre crédito. “Eu quis buscar atualizações sobre microcrédito e ver possibilidades de financiamento para minha empresa. Saio daqui motivada a buscar novos recursos e objetivos para o meu negócio”.

Glaia Gabrielle, gerente de pessoa jurídica do Sicredi, reforçou a necessidade de ações como como o Dia do Empreendedor, para levar informações e soluções aos empreendedores locais. “As pessoas estão buscando conhecimento sobre crédito e eventos como esse são essenciais para tirar dúvidas e mostrar como os recursos podem ser aplicados de forma estratégica”.
O Dia do Empreendedor reforçou o compromisso da Sala do Empreendedor e do Sebrae em aproximar os empreendedores das oportunidades de crédito e capacitação, mostrando caminhos práticos para fortalecer negócios locais. As iniciativas incluem palestras, atendimentos e acompanhamento personalizado, contribuindo para um ambiente de negócios mais profissional e competitivo em Cidade Ocidental.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
