ASN GO
Compartilhe

Embaixadores do Canva no Brasil inspiram empreendedores em palestra sobre design e comunicação visual

Parceria entre Sebrae Goiás, OCB-GO e Canva permitiu que Goiânia fosse inserida no tour mundial
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O Sebrae Goiás, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB-GO) e o Canva realizaram na noite desta quinta-feira, 25, em Goiânia, o Seminário Design Disruptivo – O Poder do Canva para pequenas empresas. O evento contou com palestras da turnê mundial da plataforma, o Canva World Tour. Dois embaixadores da plataforma no Brasil, Letícia Spíndola e Vinícius Avanzi, apresentaram na prática como usar essa poderosa ferramenta para impulsionar os pequenos negócios e como ela pode ser estratégica para aprimorar a comunicação visual e a presença digital, elementos cruciais para a competitividade no mercado. Participaram empresários, profissionais liberais e colaboradores de cooperativas. O evento aconteceu no auditório da OCB-GO.

Bruno Lyra, do Sebrae: parceria tornou possível a presença dos embaixadores

Para o analista e interlocutor de Inovação da Regional Central (Goiânia) do Sebrae, Bruno Lyra, a parceria com a OCB-GO e o Canva fez com que fosse possível trazer os embaixadores para falar sobre um tema tão relevante, que é o design disruptivo. “Esse ano a plataforma passou por uma reformulação, lançou a parte da IA, e esse foi um momento único e muito rico. Nosso objetivo é promover a capacitação dos empreendedores e impulsionar a inovação e o crescimento dos negócios locais”, enfatizou.

A coordenadora de Inovação da OCB-GO, Carla Vinhadelli disse que uma palestra com os embaixadores no auditório da OCB-GO só reforça a parceria com o Sebrae na realização de iniciativas em prol da inovação. “Ter a casa do cooperativismo cheia deixa a gente muito feliz, e essa capacitação, mesmo que de uma noite, é muito importante para quem está na cooperativa, para os pequenos negócios. Com a versão atualizada do Canva com a IA, a gente se profissionaliza cada vez mais e faz o uso de forma consciente, inteligente e que traga resultados”, ressaltou Carla.

Carla Vinhadelli, da OCB: profissionalização e uso consciente e inteligente para trazer resultados

Durante a apresentação, os embaixadores compartilharam experiências práticas, dicas de uso avançado do Canva e estratégias para transformar ideias em peças visuais impactantes, mesmo sem formação técnica em design. O tema tratado por Letícia foi “Desvendando o Canva – Como criar com identidade e estratégia”. Ela destacou a importância da acessibilidade da ferramenta e apresentou dicas e novidades. “O Canva democratiza o design porque é uma ferramenta muito intuitiva. Hoje, qualquer pessoa pode criar com qualidade e comunicar com propósito”, explicou Letícia.

No Canva é possível trabalhar uma infinidade de possibilidades na criação de design gráfico, como posts para redes sociais, cartazes, panfletos, folders, currículos, convites e cartões personalizados, logos e identidade visual, capas para e-books, entre outros. A embaixadora, que é uma das 400 chamadas “creators” (criadores de exemplos de peças para o Canva), apresentou exemplos e dicas de como explorar o potencial da plataforma como ferramenta estratégica para negócios e projetos criativos, como o Kit de Marca e Voz da Marca, entre outros.

A embaixadora Letícia Spindola destacou a importância da acessibilidade da ferramenta e apresentou dicas e novidades

“A nova era da autoridade visual – Portfólio com IA no Canva” foi o tema do embaixador Vinícius Avanzi, que apresentou uma abordagem inovadora sobre como profissionais criativos, empreendedores e comunicadores podem elevar a presença digital por meio da inteligência artificial integrada à plataforma. Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, Vinícius mostrou como o Canva deixou de ser apenas uma ferramenta de design para se tornar um verdadeiro ecossistema de construção de autoridade visual.

Durante o encontro, ele destacou o papel da IA na criação de portfólios mais estratégicos, personalizados e impactantes, capazes de comunicar não apenas estética, mas também propósito e posicionamento de marca. A palestra abordou recursos como geração automática de textos, sugestões de layout, edição de imagens com IA e organização inteligente de projetos, tudo dentro do ambiente intuitivo do Canva.

Vinícius reforçou que, na nova era da comunicação, não basta apenas ter um bom produto ou serviço “É preciso saber apresentá-lo com clareza, consistência e profissionalismo. E o portfólio, nesse contexto, torna-se uma ferramenta essencial para conquistar espaço no mercado, atrair clientes e gerar conexões reais”, analisou. Ao final, os participantes foram convidados a repensar a forma como constroem sua imagem profissional e a explorar o Canva como aliado estratégico na jornada de crescimento e visibilidade.

O tema de Vinícius Avanzi girou em torno de abordagens inovadoras para profissionais criativos, empreendedores e comunicadores

Ele complementou com exemplos de como o Canva tem sido utilizado por pequenas empresas e profissionais autônomos para fortalecerem suas marcas de forma a ampliar a presença digital. A palestra abordou temas como identidade visual, criação de conteúdo para redes sociais, apresentações profissionais e materiais impressos, com foco em agilidade, criatividade e consistência.

Além da parte técnica, os embaixadores reforçaram o papel do design como elemento de conexão com o público. “Mais do que estética, o design comunica valores, posicionamento e emoção. E o Canva é uma ponte entre a ideia e a execução”, afirmou Vinícius.

O evento também contou com uma sessão interativa, em que os participantes puderam tirar dúvidas, compartilhar seus próprios projetos e receber orientações personalizadas dos embaixadores. A palestra foi encerrada com uma mensagem de incentivo à criatividade e à autonomia digital, especialmente para empreendedores que estão começando ou buscando se reposicionar no mercado.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Canva
  • design
  • Goiânia
  • Regional Central