Nos dias 03 e 04 de outubro, o auditório da Regional Central do Sebrae Goiás, em Goiânia, teve uma programação especial para a final da 4ª edição do Desafio GO! JOVEM, o maior programa de empreendedorismo que estimula o protagonismo e a inovação entre jovens do estado. O desafio deste ano teve 30 grupos inscritos e, destes, dez foram selecionados para as etapas semifinal e final, e apresentaram os projetos implementados diante de uma banca avaliadora. O grupo vencedor foi o Kaisen, de Santo Antônio do Descoberto, da região metropolitana do Distrito Federal. O segundo lugar ficou com o grupo Vira Lata, de Goiânia, que trabalhou na digitalização do Colégio Trinus e, em terceiro, o grupo Alcateia, de Caldas Novas, no sul do estado.

A programação do primeiro dia incluiu um momento de descontração com o stand up do humorista goiano Fabiano Cambota, além da presença ilustre do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), José Mário Schreiner, que falou da importância de levar os jovens para a casa do empreendedor goiano. “O Sebrae acredita que o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa de transformação social, e quando investimos na juventude estamos plantando sementes de inovação, liderança e desenvolvimento. Ver esses talentos circulando por aqui, apresentando ideias, se conectando com mentores e vivenciando o desafio, nos traz a certeza de que estamos disseminando o empreendedorismo”, afirmou.
No segundo dia, os grupos finalistas apresentaram os pitches em duas etapas decisivas, que definiram os vencedores do desafio. O grupo vencedor foi o Kaisen, formado pelos integrantes Seonara Fernandes da Silva, Hellen Carolina Rabelo da Silva, Josué Gabriel da Silva Alves, Johnathan Pires Rezende e Leonardo Borges Teixeira, que tiveram como tutor o consultor do Sebrae Alexandre da Silva Barra. O segundo colocado foi o grupo Vira Lata, de Goiânia, que atendeu o Colégio Trinus, e a terceira colocação ficou com o grupo Alcateia, de Caldas Novas, que digitalizou uma empresa de móveis.



Com uma proposta estruturada e com várias etapas de inovação, o grupo vencedor se destacou pela viabilidade e impacto financeiro na empresa Frios e Festas, que além de ferramentas de gestão e marketing, criou uma atendente virtual a partir de um avatar. E para sanar uma dor do empresário, que era furtos que chegavam a um prejuízo de R$ 300 a R$ 400 ao dia, o grupo criou um sensor, a partir câmeras, que avalia atividades e movimentos suspeitos, que trouxe mais segurança para a loja. “Estamos muito felizes com o resultado porque aprendemos muito e conseguimos repassar isso para o dono da empresa. E outras empresas já se mostraram interessadas nas soluções que implementamos”, comemorou uma das participantes do Kaisen.
Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, patrono do GO! JOVEM, o objetivo do desafio criado há quatro anos pela instituição é envolver cada vez mais a juventude para que, capacitada, possa também levar novos modelos de negócios para novos modelos de consumo. “Com o GO! JOVEM, os micro e pequenos negócios são digitalizados com planejamento e ferramentas que vão gerar resultados positivos”, explicou. O diretor administrativo e financeiro, João Carlos Gouveia, ressaltou que os jovens vivenciam o empreendedorismo e implementam em outras empresas, o que traz ganhos para todos.

Na primeira etapa da disputa, a banca avaliadora foi composta por Bruno Lyra, analista do Sebrae e interlocutor de Inovação da Regional Central, Grace Melo, analista e gestora do Programa Transformação Digital, e Rodolfo Venceslau, analista de Sistemas do Sebrae Goiás. Na segunda etapa de avaliação, a avaliação foi feita por Karol Fernandes, gerente do Hub Goiás, Camila Reis, CEO da Orok Engenharia, e Larissa Dourado, jornalista.
Os três grupos foram premiados com: 1º lugar: Participação em missão empresarial em 2026 (com passagens, hospedagem, seguro e ingresso no evento) + 1 tablet por integrante; 2º lugar: 1 smartphone por integrante; 3º lugar: 1 tablet por integrante.

O GO! JOVEM é o maior desafio de empreendedorismo jovem promovido pelo Sebrae Goiás, voltado a estimular a criatividade, a inovação e o protagonismo entre jovens de 18 a 29 anos. Ao longo de suas quatro edições, já impactou mais de 3 mil jovens em todo o estado, oferecendo uma jornada completa de capacitação, oficinas práticas, mentorias e desenvolvimento de projetos reais voltados à digitalização de micro e pequenas empresas goianas.
Os participantes formam grupos de 3 a 5 integrantes e enfrentam desafios que envolvem gestão, marketing digital, comércio eletrônico e ferramentas de inovação. A competição culmina na apresentação de pitches avaliados por especialistas, com premiações que incluem tablets, smartphones e até vagas em missões empresariais. Além da formação técnica, o GO! JOVEM promove conexões com instituições como AJE, Faeg Jovem e Fieg Jovem, fortalecendo redes colaborativas e preparando os jovens para o mercado com visão estratégica e atitude empreendedora.
No final da premiação, todos os finalistas participaram de confraternização com food trucks, jogos de realidade virtual e networking.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

