ASN GO
Compartilhe

Feira do Empreendedor em Trindade consolida modelo planejado e participativo

Evento reuniu muitos parceiros e atraiu grande quantidade de público para receber apoio ao empreendedorismo e participar de atividades diversas
Por Izabela Carvalho, de Trindade
ASN GO
Compartilhe
Grande público prestigiou a Feira do Empreendedor de Trindade, realizada pelo Sebrae com apoio de vários parceiros (Fotos Fabio Costa)

A Feira do Empreendedor de Trindade, movimentou o Carreiródromo no Mês da Micro e Pequena Empresa. O evento, organizado pela Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, contou com extensa e variada programação, resultado de planejamento e parcerias bem alinhadas no propósito de proporcionar uma experiência diferenciada com vários espaços para atenderem a um público diverso, de sexta-feira a domingo (03 a 05/10).

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, destacou a relevância da Feira do Empreendedor para o estado. “É um momento muito importante e oportuno para que os micro e pequenos empreendedores possam conhecer e utilizar os serviços do Sebrae”, disse.

José Mário avaliou a relevância dos serviços. “Sem dúvida nenhuma ajudam o empreendedor, seja na sua formalização, seja na sua capacitação ou nas várias ações contábeis, enfim, são as mãos e as pernas dos empreendedores”, afirmou.

Para o presidente do CDE, o trabalho é muito relevante. “Quando o Sebrae vai aos municípios, levando também os parceiros junto consigo, sem dúvida nenhuma possibilita àquela pessoa que tem uma menor oportunidade de estar numa sede, em um escritório central, obter esses serviços”, reiterou.

Por fim, José Mário destacou a importante parceria com a Prefeitura Municipal e demais entidades locais como sindicatos, associações. “Isso é o resultado da parceria, da união, prestando o serviço e levando o serviço a quem realmente precisa, empreende e faz com que os municípios de Goiás possam crescer”, resumiu.

A Unidade Móvel do Sebrae Goiás esteve presente com capacitações

Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico do Sebrae Goiás, destacou a relevância do evento. “Ao iniciar o Mês da Micro e Pequena Empresa, mês tradicional do Sebrae, em que temos diversas realizações de ações no nosso estado, estamos aqui em Trindade, em mais uma grande ação, mais um grande evento, que é a Feira do Empreendedor”, disse.

Além de apontar a importância do evento e das parcerias com a prefeitura, Retomada, Senar, Senac e bancos como Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil, entre outras instituições e empresas, Marcelo Lessa ressaltou a programação com palestras, cursos e treinamentos, principalmente para atender os empreendedores. “Também aquele que tem uma boa ideia, que quer iniciar o seu negócio e precisa de um suporte para começar a dar o primeiro passo, pode contar com vários serviços”, pontuou.

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae, Marcelo Moura, comemorou o sucesso da Feira do Empreendedor em Trindade. “A feira superou todas as expectativas de público e de interação com a instituição Sebrae”, destacou. Ele avaliou ainda que o bom resultado é fruto de planejamento. “Quando um evento é bem estruturado, o resultado sempre vem”.

Ele explicou que a equipe da Regional Metropolitana teve “muito cuidado em montar uma feira diversificada, considerando o perfil e o momento de participação de cada público”. Na opinião do gerente, o evento resgata o verdadeiro conceito de feira, como um espaço vivo de negócios, aprendizado e conexão.

Atividades diversas atraíram a atenção de públicos variados

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, ressaltou a relevância de poder sediar a Feira do Empreendedor, com um significado especial. “A capital da fé agora se consolida também como a capital do empreendedorismo. São portas que se abrem para a nossa comunidade”, disse o prefeito ao destacar que a geração de emprego e renda é uma das prioridades do governo municipal e que o empreendedorismo está presente no cotidiano da cidade, seja nas escolas, no comércio ou na indústria.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Trindade, José Maria Vieira, destacou a importância da realização da Feira do Empreendedor no município. “Trindade está sendo contemplada com uma ação importantíssima, que fomenta os negócios, independentemente do porte ou segmento de atuação, e que traz oportunidades para os trabalhadores”, ressaltou.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença do deputado Cristiano Galindo; da diretora Administrativa e Financeira da GoiásFomento, Lara Garcia Borges Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, Maurinho de Paula; e de comitivas de Bela Vista de Goiás e de Abadia de Goiás.

Cleio Bernardo, proprietário de uma auto peças, não perdeu tempo. Decidido a apostar no negócio para crescer e se manter no mercado, disse que a consultoria que recebeu durante a feira foi fundamental para aprender que precisa mudar a mentalidade e investir em conhecimento, é fundamental para o sucesso dos negócios. “Não é só de dinheiro que a gente precisa, é de conhecimento e direcionamento. E, isso já recebi com a consultoria e palestras do Sebrae. Agora, vou dar continuidade nesse sentido para que minha empresa se mantenha em constante crescimento”, afirmou.

Empresários puderam expor e vender seus produtos durante a feira

Lucilia de Santana, profissional da área de beleza, não perdeu as oportunidades oferecidas durante a feira. Ela queria fazer alterações no MEI e conseguiu. Também ficou satisfeita com as oficinas de panetone na carreta do Senar e a palestra “Avalie seu Instagram”, na Unidade Móvel de Atendimento do Sebrae. Para ela, o aprendizado vai contribuir para melhorar sua renda a partir de agora. Saiu da feira com nova rota traçada para a vida empreendedora.

Maria Lúcia Queiroz, gestora do Sebrae Delas pela Regional Metropolitana, também falou sobre o programa e o que ele atende, além de apresentar dados sobre a contribuição da mulher no mercado empreendedor. “O Delas significa ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’ e visa fomentar as práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos. É um programa que tem como objetivo estimular as mulheres a empreenderem para gerar negócios e transformar realidades”, ressaltou.

Ainda dentro da programação de atividades, a feira abriu espaço a pequenos produtores rurais do município, empreendedores de moda e artesãos da Escola de Artesanato do Distrito de Santa Maria, que puderam expor e comercializar seus produtos.

Móvel Pet do Senac deu aquele trato nos bichinhos

A Carreta do Senar foi espaço para a Cozinha Show, com queijos, cervejas e assados e café. O Sebrae, além dos diversos atendimentos e palestras, promoveu ainda a batalha de vitrines, para os comércios que precisam estar sempre atualizados sobre a melhor forma de exporem seus produtos. O Móvel Pet do Senac também foi uma oferta de atendimento com vacinação e banho.

A feira contou com aferição de pressão e teste de glicemia, realizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Atendimentos e orientações diversas foram realizados no espaço por alunos da Unigoyazes dos cursos de Medicina, Odontologia e Fisioterapia, inclusive com aplicação de ventosaterapia. Food trucks com guloseimas e vasta opção de cardápios, além de área kids completaram o rol de atividades promovidas durante o evento. Empresas instaladas no município também estiveram na feira, com cadastro de interessados para vagas no balcão de empregos.

Proprietário da EPG Trindade, escola tradicional no município, Renato Reis Barros foi um dos parceiros do Sebrae ao levar o projeto que reúne educação financeira, empreendedorismo e cultura, realizado pelos alunos para a Feira do Empreendedor. “Neste ano, nós tivemos a graça de combinar no mesmo dia da feira do Sebrae. Isso trouxe grandiosidade ao nosso evento. O Sebrae trouxe a expertise para nós, além da visibilidade que ficou muito maior. Virou um evento ímpar”, comemorou.

Estudantes da EPG Trindade colocaram a mão na massa do empreendedorismo

Com o envolvimento de mais de 120 alunos do EPG, organizados em 19 bancas, a turma colocou a mão na massa e mostrou que já caminha a passos firmes rumo ao empreendedorismo, com a venda de bolos de pote, salada de fruta, cookies, docinho, jantinha, espetinho, cachorro-quente e até drinks sem álcool.

Durante a feira, a Caravana Sudeco promoveu um ciclo de palestras sobre crédito, em que foram abordadas as principais linhas e programas disponíveis pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), como crédito rural, linhas empresariais e FCO Mulheres Empreendedoras. E as instituições financeiras parceiras Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, GoiásFomento e Cresol apresentaram as opções de financiamento disponíveis.

Caravana Sudeco apresentou os financiamentos do FCO, e outras instituições financeiras também apresentaram suas linhas ao público

Os alunos com 11 e 12 anos, da Escola Municipal Professor Tabelião Augusto Costa também abrilhantaram a programação da feira durante a participação na palestra “Emoções: como lidar com as suas”, com a especialista em Recursos Humanos Giselle Oliveira.

A participação da Associação dos Motociclistas do Estado de Goiás, comandada por Claydson Silva, foi um show à parte, com público que prestigiou a agenda de shows com as cantoras Maíra Lemos e Cejane Verdejo, no encerramento das atividades de cada uma das noites.

Show e grupo de motociclistas também levaram mais brilho ao evento

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Feira do Empreendedor
  • Regional Metropolitana
  • Trindade