ASN GO Atualização
Compartilhe

Empreendedora do Nordeste Goiano descobre chaminés de fada em Campos Belos de Goiás

Fabiane Gontijo afirma que iniciativa do Sebrae que a incentivou a buscar pontos turísticos na sua região
Por Carla Gomes, de São Luís
ASN GO Atualização
Compartilhe
A empreendedora Fabiane Gontijo participa do Projeto LIDER, do Sebrae Goiás (Fotos Geisler Barreto/Acervo Pessoal Fabiane Gontijo/Divulgação)

Goiás possui uma formação rochosa única no país e a segunda no mundo. Quem nunca ouviu falar das chaminés de fada da Capadócia na Turquia, região de São Jorge. Um atrativo turístico que atrai pessoas do mundo inteiro. Agora é certeza que poucos ouviram falar sobre o mesmo tipo de formação no Brasil. Recentemente descoberta em Campos Belos de Goiás, mas especificamente em 2022, a informação só foi possível devido a busca de Fabiane Gontijo por locais na sua região para integrar uma rota turística regional.

Essa busca, é devido ao fato que Fabiane participa da iniciativa do Projeto LIDER do Sebrae Goiás no Nordeste Goiano. O projeto reúne líderes, empresários, membros da comunidade, gestores públicos e pessoas de diversas áreas para discutir o desenvolvimento regional. “Eu entrei nesse projeto do Sebrae por acreditar no potencial da minha região. Cada palestra que participava era um estímulo para entender que só eu posso fazer a diferença na minha cidade. E esse sentimento de pertencimento e de mostrar a nossa identidade local me motivava para buscar um atrativo turístico para implantar na nossa rota”, recordou.

O trabalho do Sebrae Goiás no Projeto LIDER no nordeste do estado está sendo realizado em 21 municípios com a participação de cerca de 70 pessoas mensalmente. Os encontros mensais em diferentes cidades proporcionaram a oportunidade desses membros de viajar, encontrar pessoas e conhecer o Nordeste Goiano. “As palestras do Sebrae mostraram que é possível transformar o corredor da miséria em corredor de oportunidade. Acredito que, por ter nascido e ter um sentimento de pertencimento a esta cidade, preciso lutar por ela e por todos ao meu redor. O projeto regional de desenvolvimento abordou uma região turisticamente pobre, com destaque para a cidade de Alto Paraíso, que desenvolveu pessoas que se tornaram agentes transformadores”, afirmou Fabiane.

Fabiane é empreendedora de um hotel e restaurante em Campos Belos e sempre via em Pouso Alto, distrito do município, um grande potencial, mas afirma que nunca imaginou que iria encontrar tamanha riqueza natural. “A gente costuma não dar valor na nossa cidade e nas cidades vizinhas, mas não o imagina o potencial delas. O Sebrae pegou na nossa mão e nos mostrou que a gente poderia crescer, nos mostrou o mundo e nos transformou em agentes transformadores. E foi numa dessas reuniões que vi Luciana Balbino, palestrante, que me inspirou muito. Na sua palestra ela disse que era vista na sua cidade como abilolada e aqui na minha cidade quando falei em turismo na nossa região, as pessoas falaram a mesma coisa para mim. Quando vi as chaminés de fada em Pouso Alto e olhei para o local logo me veio à cabeça o planeta Marte, por isso agora denominamos o local como Vale de Marte”.

A empreendedora lembrou ainda que associou o nome a Marte por ser uma coisa mais mística e a cidade de Alto Paraíso que integra a rota do Nordeste Goiano e já está consolidada turisticamente também tem essa pegada mais mística. “Como queremos fazer uma rota comum entra as cidades pensei nesse nome para compor o roteiro”, diz. E a persistência apresentada por Luciana Balbino em sua palestra que foi a maior inspiração para Fabiane continuar no projeto mesmo com desafios.

Chaminés de Fada foram descobertas em Pouso Alto e receberam o nome de Vale de Marte

“Comecei a buscar cavernas e um rio para desenvolver um projeto turístico com materiais sustentáveis. E nessa busca descobri as chaminés. Domingos Ferreira é o proprietário das terras onde elas estão localizadas e se demonstrou aberto para trabalharmos o turismo no local. Nosso objetivo é preservar o ambiente para que as pessoas vivam em um local preservado, com a natureza. E, por isso, estamos fazendo todo um estudo de viabilidade com pessoas expert no assunto. Como a professora Joana Sanches da UFG”.

O local ainda está fechado para o turista, mas segundo Fabiane depois da vinda da professora outros especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e inclusive integrantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) estiveram no local para estudar as formações rochosas. “Acredito que a liberação para o turista vai demorar um pouco. Agora em janeiro a Joana retorna ao local para realizar alguns estudos. Depois desse levantamento que teremos uma ideia melhor de quando será liberada a visitação. Mas acredito que esse processo será um pouco demorado. Estamos fazendo tudo para pensar, em primeiro lugar, a preservação do local que é muito frágil”, explica Fabiane.

Os estudiosos que conheceram o local ficaram impressionados com a preservação, mas a empreendedora explica que o Vale de Marte é difícil acesso e, inclusive, as vacas não chegam no local nem para beber água. “A natureza é tão perfeita que para se chegar ao Vale de Marte é difícil e isso, consequentemente, oportunizou uma maior preservação. Esse levantamento será o suporte para sabermos como iremos trabalhar o turismo no local”, afirma.

Fabiane destaca ainda que a localização das chaminés é em uma terra que foi herança de família. “Ninguém da família queria o local, que era determinado por eles como grotão. Como o Domingos foi o último a escolher ficou com o Vale de Marte. Ele nem imaginava o tesouro que tinha em suas mãos e que agora poderemos utilizar para chamar turista e melhorar a vida socioeconômica de nossa cidade”, finaliza orgulhosa.

Projeto LIDER Nordeste Goiano
Instagram: @lidernordestego.oficial

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Pouso Alto
  • Programa Lider
  • Regional Oeste
  • São Luís de Montes Belos